Minha opinião sobre... Beleza Perdida - Amy Harmon

Olá, em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e sugeriram livros para eu ler, livros para a nova coluna. Tiveram vários pedidos que me fariam sair da zona de conforto. Pedidos que eu gostei bastante e outros que eu já tinha lido.

Então... resolvi fazer uma coisa diferente esse mês, escolhi três livros para resenhar: dois que já tinha lido e um que eu não li ainda e que me fez sair um pouco de minha zona de conforto.

Hoje eu irei resenhar um livro que eu já li e foi indicado pela Ingrid Farias do blog devaneios da lila. Obrigada pela dica querida, escolhi ele porque eu acho que o mundo merece conhecer esse livro de tão lindo que ele é. Vamos falar hoje de Beleza Perdida. Vamos conferir?

Minha relação com esse livro foi estranha. Era como se eu sentisse que ele iria me tocar então eu acabei adiando essa leitura por vários meses. Ganhei esse livro de presente de aniversário de uma amiga que amo de paixão e ela sabia que eu iria me emocionar por esse livro assim como ela se emocionou. A escrita da Amy é impossível de explicar, precisa ser lida, sentida. Não pode ser lido rápido, pois uma leitura quantitativa não faz jus a qualidade e a carga emocional dessa obra. Amy é escritora com E maiúsculo e em negrito.

Aqui conhecemos a Fern, ela é uma menina doce que sempre foi apaixonada por Ambrose, um dos meninos populares da escola. Ele por outro lado não retribuía os sentimentos dela e, por vezes, acabava humilhando a nossa mocinha. Certo dia... após concluir o ensino médio, Ambrose e seus amigos se alistam no exército e partem para a guerra no Iraque onde acontecem muitas coisas que mexem psicologicamente e fisicamente com ele.

"Era possível pertencer a alguém que não nos queria? Fern decidiu que sim, pois seu coração era dele, e, se, Ambrose a queria ou não, não parecia fazer muita diferença"

                                          
Acontece que durante uma expedição no Iraque acontece um acidente que resulta na morte de seus amigos e faz com que ele fique com o rosto e parte do corpo cheio de cicatrizes. Assim, ele retorna a cidade natal carregando consigo o peso da culpa pela perda de seus amigos (afinal foi ele que convenceu todos a irem) e sentindo mal, pois seu corpo, antes belo, estava desfigurado. Qual não é a ironia do destino que Fern está lá para mostrar a ele que alguém pode ser muito mais que a beleza e que ele é digno sim de receber amor.

O que posso falar sobre esse livro? É uma escrita fluída, com uma linguagem fácil, porém não é uma leitura fácil, não é uma leitura para ser feita em um dia porque ela exige que as palavras sejam degustadas, sentidas. Tem partes muito dolorosas, embora não seja um livro triste. Fala de amor, perdão, relações familiares, ditadura da beleza e fala também dos efeitos psicológicos que a guerra pode trazer. 

Uma coisa que também me chamou atenção foi ela mencionar e trazer passagens de livros clássicos durante a trama. Isso mostra que a autora pesquisou muito antes de escrever e que ela é muito culta. Ela cita até a bíblia! 

Por fim, queria dizer que esse livro é ... mais! Amo romances, apesar de saber que por muitos esse gênero literário não é bem visto. As vezes (muitas vezes) são livros rasos e só mostra mocinho com mocinha e amor. Sou sonhadora, gosto disso, mas esse livro é mais. Ele é a prova que romances podem sim ser considerados literatura. Que romance pode ultrapassar aquela barreira. Eu indico esse livro para todos que não gostam de romance e todos os que gostam também. Acreditem, ele é... mais!


Sinopse:
Ambrose Young é lindo, alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas - perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.
Onde Comprar: Saraiva

14 comentários:

  1. Oiii Cat, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não desperrtou meu interesse, mas parabéns pela resenha e a opinião em si, não consigo de nenhuma maneira gostar dessa obra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu amo romances nesse estilo e Beleza Perdida é um livro que está na minha lista de desejados há tempos, especialmente por ter sido super recomendado por algumas amigas.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Tenho uma certa vontade de ler esse livro, em especial por ser uma releitura de A Bela e a Fera, mas fiquei meio indecisa ao longo do tempo, li resenhas boas e ruins. A sua me pendeu um pouco mais para o sim o//

    ResponderExcluir
  4. Esse não é o tipo de obra que tenho lido espontaneamente ultimamente, mas a quantidade de resenhas positivas que tenho lido, tem me acendido a luzinha do interesse. Não sei se leria no momento, mas já não é uma leitura descartada das minhas possibilidades.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá linda,

    Eu gosto de romances, mas não leito todo tempo e romances fazem parte da Literatura sim e até porque faz parte da classificação de gêneros literários, o problema é a construção já conhecida que acaba afastando as pessoas do mesmo, mas acho mais que é frescura do que não gostar mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e lendo sua resenha entendi porque você ficou adiando a leitura.
    Me emocionei e me envolvi com a obra somente lendo sua sinopse. Meus olhos encheram de lágrimas com a situação vivida por Ambrose e estou feliz que Fern tenha mostrado um outro lado para ele.
    Acredito que a capa combine muito bem com a trama e a achei linda.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha, já li tanto livro dessa temática que passei um período "Sabático" sem querer ler mais nada do gênero.
    Mas agora a saudade bateu forte! Culpa da sua resenha!! huahuauha

    #Ana Souza

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler esse livro!!! Além de amaaar releituras, A Bela e a Fera é um conto que amo!!
    Um dia ainda leio. Sua resenha só aumentou minha vontade haha.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Oie, assim como você eu também enrolei para ler esse livro. Todos elogiavam e eu pensava: ok, só um romance a mais, mas quando li me surpreendeu demais. E concordo com você que é um livro extraordinário, e que a autora pesquisou muito, e traz muita emoção principalmente com aqueles meninos indo para a guerra, é um livro que vale a pena ser indicado e reindicado.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Esse livro está na minha há algum tempinho, mas nem tenho taaanta vontade assim de lê-lo. Já li resenhas positivas e negativas sobre ele, mas ainda estou com um pé atrás... quem sabe...

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Como você disse a leitura deste livro tem que ser degustada em cada ponto, cada momento para viajarmos na historia contada pela autora. Não sou muito de romances, mas esse tem suas peculiaridades.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    esse eu ainda não li mas li o outro da autora e adorei, não vejo a hora de ler, ainda mais depois da sua resenha com tantos elogios, parece ser muito bom, o enredo me atrai bastante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cat, sua linda, tudo bem?
    Já começa pela capa, tem como não se sensibilizar? Depois, faz referência a uma das minhas histórias preferidas: a bela e a fera. Todos estão elogiando esse livro, eu já tenho ele aqui comigo e estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Poxa, esse livro eu passo, agora estou naquela fase de ler livros de terror e suspense, mas quando eu voltar naquela vibe de romances, com certeza lerei essa obra. Sua resenha ficou espetacular e muito bem construída.

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog