Minha opinião sobre... A escola do bem e do mal



Olá a todos! Para quem não sabe, essa coluna foi criada mês passado por mim. Ela é bem simples e um pouco diferente porque logo de cara me fez sair de minha zona de conforto (percebi o quanto me acostumei com os romances) , mas ao mesmo tempo eu amei a experiência e não vejo a hora de receber novas sugestões. Essa coluna consiste em vocês me indicarem livros e eu escolheria um para dar minha opinião. Foram muitas sugestões e eu amei saber sobre cada um dos livros. Obrigada! Sem vocês nada seria possível. Foram tantas que foi impossível escolher um livro só porque alguns deles eu já tinha lido, então escolhi três, dois eu já tinha lido: Beleza Perdida (resenha aqui) e a seleção (resenha aqui). E um deles que eu não tinha lido apesar de ter que é A escola do bem e do mal. Este é o que vou falar agora. Quem me indicou esse precioso foi o Manoel Alves. Vamos conferir?

Há cada quatro anos, duas crianças somem do povoado de Gavaldon. Reza a lenda que elas são raptadas pelo diretor de uma escola e são levadas para estudarem na escola do bem e do mal. Uma criança, vai para a escola do bem e outra para a escola do mal. Ambas irão se tornar os personagens das histórias infantis. Com medo do sequestro, o pais passam a trancar os filhos e disfarçá-los, de modo que ele não sejam sequestrados, porém há crianças que não acreditam como é o caso de Agatha e outras que sonham em ser sequestradas como a Sophie.

Sophie sonha em ser princesa e faz boas ações pensando nisso, uma das boas ações que ela se esforçou em fazer foi a amizade com Agatha, uma menina vista como estranha e que todos dizem que será a sequestrada para ir a escola do mal. Chegado o dia do sequestro, os pais estão desesperados, Agatha sem acreditar e Sophie feliz e alegre, pois pensa que será a escolhida. O que realmente ocorrem com elas, só que é Sophie que irá a escola do mal e Agatha para a do bem. O que as meninas não sabiam é que nem tudo é do jeito que imaginamos...

Eu nem sei como começar a comentar esse livro. A princípio eu odiei a Sophie, achei ela fútil, uma menina mimada que só pensa nela, ao mesmo tempo eu gostei da Agatha, achava que ela era apenas uma menina incompreendida. Cheguei a pensar na hora que era Sophie que deveria ser uma vilã e não é que eu acertei? kkkk Ela não é má, não pensem isso, mas ela precisava amadurecer, o que felizmente vemos nas páginas desse livro.

A escola é um sonho, parece realmente algo tirado dos contos de fadas, a autora conseguiu me transportar para um mundo diferente onde eu via as matérias que estavam sendo estudadas, sentia afinidade, odiava ou amava as pessoas e queria sentar lá nas cadeiras e conhecer cada um dos professores. Não foi um efeito igual ao que tive em Harry Potter, são ideias diferentes, mas ela conseguiu me deixar feliz com isso, conseguiu me fazer imaginar aquele mundo.

A escrita é fluída, o enredo é bom e me fez perceber que eu, apesar de amar fantasia, estava presa no mundo dos romances. Foi bom diversificar, o que não quer dizer que eu estava em minha zona de conforto. Não estava, mas eu gostei de sair dela. Creio que o que mais me incomodou no livro foi o fato do autor dar lições de moral todo o tempo. Ok, eu entendo e gosto de histórias que passem uma lição, mas todo o tempo se torna cansativo, as vezes. Gostei, entretanto, do crescimento dos personagens e do fato de mostrar que nem todos somos totalmente bons ou totalmente maus, acho que apenas essa lição seria o suficiente.

Se eu indico o livro? Claro! para todos que amam contos de fadas, que gostam de livros com um enredo leve e que ama histórias de príncipes e princesas. Mas já vai um aviso, são 3 livros, porém totalmente desnecessário haver três, esse já dá conta do recado e pode parar por aqui. não sei se lerei os outros, quem sabe não é a próxima indicação que vou pegar? 

Beijos!


Sinopse: No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.





13 comentários:

  1. Oi, tudo bom?

    Não conhecia esse livro , mas também não me interessei pelo tema dele.
    Adorei sua resenha.

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a coluna que criou, acho super válido sair da zona de conforto sempre. Eu gosto de passear por todos os gêneros para não me prender d+. Achei muito interessante o livro escolhido por você e a capa é super legal. Concordo com vc quanto a repetição de lições, às vezes algo nas entrelinhas produz um efeito melhor sem ser cansativo.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu já tinha visto a capa desse livro várias vezes e, apesar de a achar linda, nunca tinha me interessado mas ai eu venho ler o seu post e descubro essa sinopse maravilhosa e estou apaixonada antes mesmo de ler o livro haha. Também não gosto quando os autores insistem em bater na mesma tecla repetidamente, por melhores que sejam as lições isso fica cansativo e desestimulante.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  4. Confesso que achei a ideia interessante e que até colocaria ele na lista de leituras...
    mas ler seu comentário final de que são três livros e que isso é totalmente desnecessário me deixa bem desanimada... Eu já imaginei isso de A Seleção (que além de 3 acabou expandindo sei lá porque e eu imagino que tudo poderia ter sido trabalhado em um só!). Então, essa dica eu passo...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse livro sempre me pareceu muito bonitinho, também não sou muito fã de livros que ficam dando lição o tempo todo, com o tempo fica bem chato, pelo menos para alguém na minha idade. Mas mesmo assim tenho muita vontade de fazer a leitura. Continue a ler fantasia é uma delicia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Amei a capa do livro!! Como amo conto de fadas, fiquei muito curiosa para saber mais sobre essa escola e amei saber que a leitura é super fluída!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Confesso que realmente não sei se leria essa obra, a capa em si já não me atraiu muito, mas gostei bastante mesmo de saber a sua opinião e leria por mera curiosidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostei muito desta coluna que criou. Gosto muito desse tipo de historia e certamente leria esse livro. E gostei muito da sua opinião sobre o livro.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Já ouvi falar muito bem da obra, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Adorei saber suas impressões sobre ela e fico feliz que seja uma leitura tão agradável.
    Não sou muito fã de contos de fadas, mas estou bem curiosa para saber um pouco mais sobre personagens tão intrigantes e de personalidades distintas e marcantes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie que linda essa resenha...
    Não conhecia o livro, mas gente adorei esse livro... Gosto muito de histórias de cocntos de fadas, principes e princesas e tudo mais.
    Por isso estou anotando aqui a sua dica :D

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Logo que este livro foi lançado, ele entrou na minha lista de desejados, porém o tempo passou e sempre que eu fazia compras esquecia de colocá-lo no carrinho, acabei "esquecendo" desse livro. Só que essa é a segunda vez na semana que escuto falar coisas boas sobre ele, e isso fez com que a velha curiosidade voltasse, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, pois adoro um conto de fadas e quando a narrativa é mais leve o livro já me ganha :)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu tentei ler esse livro, mas não consegui me identificar com os personagens, apesar de a escrita fluir muito bem entre os capitulos, p autor ficou devendo em alguns pontos. Gosto de fantasias, mas essa não me conquistou. Que bom que você resolveu sair da zona de conforto.

    ResponderExcluir
  13. Ooi! Que massa essa capa :0 gostei muito. O enredo parece ser bem legal, apesar de já pensar que irei me arretar com a personagem mimada rs bom, parabéns pela resenha!
    Beeijos

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog