Minha opinião sobre... A seleção

Olá a todos! Para quem não sabe, essa coluna foi criada mês passado por mim. Ela é bem simples e um pouco diferente porque logo de cara me fez sair de minha zona de conforto (percebi o quanto me acostumei com os romances) , mas ao mesmo tempo eu amei a experiência e não vejo a hora de receber novas sugestões. Essa coluna consiste em vocês me indicarem livros e eu escolheria um para dar minha opinião. Foram muitas sugestões e eu amei saber sobre cada um dos livros. Obrigada! Sem vocês nada  seria possível. Foram tantas que foi impossível escolher um livro só porque alguns deles eu já tinha lido, então escolhi três, dois eu já tinha lido: Beleza Perdida (resenha aqui) e a seleção que vou resenha agora. E um deles eu não tinha lido apesar de ter que é A escola do bem e do mal. Então... vamos conferir minha opinião sobre... a seleção?

Primeiro de tudo eu gostaria de agradecer a Ana Souza do blog Literakaos que foi a linda que deu essa dica. Em segundo lugar eu queria dizer que eu li a seleção quando só tinha um livro da série lançado pela Seguinte e não li os outros livros da série, li na época que o livro não era modinha (sou desse tipo, quase nunca leio o livro mais comentado). Não se enganem! Eu amei o livro e virei a noite lendo o mesmo (o que para mim é difícil), o que é a prova que o livro é bom, mas não quis ler os outros porque já sei tudo o que acontece (sim, me contaram os spoilers) e porque eu criei uma relação de amor e ódio com a Kiera Cass. Reação semelhante só a L.A. Kasey tinha conseguido de mim, mas a Kiera com certeza ganha. O motivo? A autora criou um mundo que te prende e não te deixa te largar da série (por isso eu a amo), mas ela consegue acabar com os personagens que você aprendeu a amar em segundos (por isso a odeio), mas vamos ao que interessa! A seleção.

Esse é o primeiro livro da série de nome semelhante ao primeiro livro. inicialmente seriam apenas 3 livros, mas como todo autor tem problemas em por um ponto final na história (ou seria para fins televisivos? Suposições...) ela criou mais um livro de contos e dois livros contando a história de outra personagem. Mas enfim... aqui conhecemos a América uma menina que vive em um país onde existem castas e a pessoa quando nasce em uma casta, morre nela e faz o ofício destinado a casta, ou seja, não há ascensão social. Ela pertence a quinta casta, uma casta pobre em que falta comida e outros suprimentos, além disso, ela vive um amor meio que proibido com Aspen, um rapaz da sexta casta. Daí já pode-se imaginar uma vida sofrida né?

Certo dia, ela recebe uma carta a informando acerca de uma seleção, onde 35 moças podiam disputar o coração do príncipe Maxon. Durante o concurso as pretendentes iriam morar no castelo e a família delas seriam beneficiadas, entre outros benefícios seria uma chance de mudar de casta, A princípio ela não queria porque ela amava Aspen, mas se inscreve mesmo assim, pois não tinha esperanças de ser chamada, pois todas as moças da idade dela estavam tentando, porque ela saria né? É... o improvável aconteceu e ela foi chamada, indo para ajudar a família e pela comida (quer motivo melhor). Durante a estada no castelo ela percebe que as coisas são mais difíceis do que se imagina e que conquistar Maxon pode não ser uma coisa tão ruim assim...


Eu amei os personagens do livro, apesar de ter altos e baixos. Maxon é arrogante, prepotente, mas sedutor fofo e uma pessoa impossível de se apaixonar. América é centrada, mas por horas ela é imatura, não sabe o que quer. Não quer Maxon, mas fica com ciúmes quando ele dá atenção para as outras, coisa que muda quando ela percebe que vai ficar no castelo para brigar por ele, quando ela resolve ter um objetivo claro em mente. Não gostei de Aspen. Fiquei desconfiada com o rei, e a rainha, essa eu achei uma pessoa sem pulso e muito mandada por todos.

A história, apesar de ter uma pegada adolescente, não é boba, mistura romance, alguns traços de distopia e um pouquinho de ação. Sobre a necessidade de 3 livros? sim, acho que era necessário. Então... se você pretende ler esse livro, não leia muita coisa sobre ele, Se tranque e leia tudo de uma vez, os spoilers (apesar de eu amar), te fazem perder o gosto pela leitura e me fizeram odiar a autora (principalmente aquilo que não pode ser nomeado, mas acontece no quarto livro da série).


Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Curiosidades sobre os livros.


  • A Seleção é inspirada em Ester, Da Bíblia, e um dos contos mais famosos da Disney: Cinderela.
  •  Não ache estranho, pois, inicialmente, o vestido da modelo do primeiro livro seria marrom. E, como se já não fosse estranho o suficiente, "A Elite" teria a tonalidade roxa como cor principal.
  • A série teve seus direitos para  a televisão comprados pela Warner, porém sem previsão de lançamento
  • Kiera diz, em uma entrevista, que não tem preferência para o elenco de uma possível adaptação. A autora diz que é divertido ver quem os fãs escolhem para os papéis
  • Para a alegria de muitos fãs, A Seleção vai, finalmente, para nossas telas! Não do jeito que esperávamos, como série de televisão, mas com um filme. Isso, com certeza, deixou muitos fãs apreensivos, por medo de serem infiéis aos livros, já que está acontecendo muito hoje em dia.
  • Há boatos que A seleção é a mesma coisa que Jogos Vorazes com vestidos, mas a Cass diz que o livro da Suzanne Collins é superior (modesta a autora né?)



18 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito de sua postagem, especialmente porque sou fã assumida da Kiera Cass, assim como seus livros e dos personagens. A seleção me conquistou muito rápido e quando li os outros pelo menos não li nada a respeito. Uma pena você ter pego spoilers sobre a trama, é horrível quando acontece né?!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comentei em uma outra postagem aqui que não via a necessidade de tantos livros nessa série. eu comecei a ler o livro, achei a narrativa gostosa e tal - e por isso entendo a grande quantidade de fãs - mas para mim a autora perdeu a mão legal quando criou um mundo cheio de possibilidades com uma personagem que se mostra tão intensa e interessante e deixa tudo para lá por causa de um cara - e um ainda que ela não curte em uma 'seleção' que ela meio que deixa a entender que nunca aceitaria vencer... Ao menos foi isso que a série me passou. Ok que eu li bem pouco e que a maioria fiquei sabendo pelos spoilers que peguei enquanto trabalhava na livraria e todo mundo só queria falar sobre esses livros. Posso estar enganada, mas não me vejo com vontade de ler o livro para ter a certeza, sabe?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  3. Morria e não sabia que A Seleção era inspirado na história da rainha Esther!!! Oi, eu já tive muita vontade de ler a trilogia Seleção, mas depois que de trilogia virou série e toda hora tem livro novo, fiquei bem desanimada. Mas aí li um livro único da autora e fiquei maravilhada com a escrita da Kiera e agora a vontade de conhecer a série pela qual ela ficou famosa, voltou.
    Amei sua resenha e não sei se tem spoilers, mas aumentou minha curiosidade quanto ao universo que a autora criou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Particularmente eu amo a trilogia, devorei os três livros de uma vez só. E diferente de você não peguei spoilers! o/ Sobre a história da America é só nesses livros mesmo, nos outros é da filha dela. Que não tenho muito interesse de ler não. rs E de fato é impossível não gostar do Maxon, a gente de cara não curte muito porque a America o vê dessa forma. E eu também não gostei do Aspen não.
    Eu não gosto de spoilers, és a primeira que conheço que gosta! hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Amo de todo o coração essa saga, ela é incrível, muito envolvente e interessante. O Maxon no começo pode ser muito arrogante, mas ele acaba se tornando uma pessoa maravilhosa. Adorei as curiosidades, pois fiquei sabendo coisas que antes nem imaginaria. A melhor parte é que vai para as telonas, acho que será incrível.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a ideia da sua coluna sensacional, se te fez sair da zona de conforto é melhor ainda. Sempre vi muitos comentários sobre essa série e saber a sua opinião sobre ela foi ótimo. Uma pena que você pegou spoilers, por sorte eu não peguei nenhum, então posso começar a ler sem dor na consciência. Adorei a postagem, estarei aguardando pelas próximas.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Fico feliz em não ser a única doida que não gosta de ler quando aquela obra ainda é muito falada.
    Procuro sempre ler alguma coisa da qual não está sendo muito comentada para também tentar não ser influenciada.
    Adorei saber suas impressões acerca de A seleção e gostei bastante da coluna que você criou para poder sair da zona de conforto.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Gostei muito da sua coluna e quero deixar uma sugestão para a próxima aqui "A garota do calendário".
    Quanto a seleção o enredo nunca me atraiu. A única coisa que gosto nessa série são são as capas que acho lindas.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    gostei da ideia da coluna.
    Eu tenho todos os livros dessa série mas ainda não li.
    Consegui driblar todos os spoilers até o momento (ainda bem!).
    Essa questão de nos fazer amar os personagens e depois acabar com eles me preocupa. Mas vou tomar coragem e ler.
    E vou seguir seu conselho: me trancar no quarto e só sair quando eu terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que bacana essa sua coluna, achei muito criativa e assim como você eu não costumo ler livros que estão sendo muito comentados, gosto dos mais desconhecidos kkkkk Bom, eu tenho os 3 primeiros livros dessa série aqui, mas confesso que não tenho a mínima vontade de ler, acredita? Não que eu ache que a leitura será ruim, mas não consigo ficar curiosa e animada. Enfim, gostei de ler suas impressões sobre o primeiro livro, mas creio que vou demorar para ler ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Sério que você ama spoilers? Eu odeio, se me contam um só falto matar a pessoa. Mas felizmente fui lendo essa série à medida que foi lançada e escapei de todos, ou perderia o gosto pela leitura como aconteceu com você. Amo a escrita da Kiera e curti muito o desfecho - tanto o da trilogia inicial quanto o dos novos livros. Eu te indico os livros da Sarah J.Maas para a coluna. Ou Trono de Vidro, ou Corte de espinhos e rosas, são os primeiros de duas séries maravilhosas.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei surpreso quando você deixou a informação que o livro é baseado no livro de Ester da Biblia, amo esse desenrolar dessa mulher marcante do livro sagrado. Ainda não dei chance ao livor por pensar que ele fosse mais um clichê comum e sem muitas novidades, mas percebi que errei. O personagens tem um traço que amo, a disponibilidade de mudanças no desenrolar.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já li esse livro e gostei muito do desenrolar, mas confesso que nunca gostei muito do Príncipe, sei lá, ele me pareceu bem fraco e isso não me agradou em nada. Concordo contigo que a America é bem imatura em alguns momentos.
    Não gosto de spoiler, só o nome já me assusta rs.
    Ainda não conhecia essas curiosidades e adorei.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Assim que lançou o livro eu não me interessei, mas conforme via os comentários fiquei curiosa para conhecer a história. Depois de tanto relutar li os três livros e amei toda a história e o desfecho dela. Pra mim o livro que menos gostei foi A Elite por ter uma América muito dividida e chata. Mas recomendo esse livro a todos que amam um romance misturado a uma distopia.
    Adorei saber a sua opinião e espero que mude de ideia e leia os outros livros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cat, ainda não li a seleção, mas estou com muita vontade de ler. Após ler sua opinião, me animei ainda mais. Outro livro que ainda não li e quero pra ontem, é o Beleza perdida! Terminei o Infinito + Um da mesma autora ontem, e adorei! Se você ainda não leu, fica a dica! abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá Cat, adorei conferir sua opnião sobre essa série que eu amo tanto, li os dois primeiros livros em dois dias, seguidos, não fiz mais nada da vida KKK, mas depois tive que esperar anos para ler o terceiro e não me arrependi , ainda li os conto dos outros personagens da trilogia, realmente me apaixonei pelo mundo criado pela Kiera, pena que detestei os outros dois livros que ela lançou depois, achei a personagem principal totamente detestavel

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Ainda não li o livro, e em parte não tenho curiosidade porque sei muito do que vai acontecer, sempre vejo resenhas, ou alguém que eu conheço leu e me conta alguma coisa e isso acabou me tirando o interesse da obra. Mas, ainda assim, talvez eu venha a comprar o livro e em parte porque é inspirado de certo modo na Cinderela, e eu sou apaixonada por contos de fadas haha

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog