Assuntos aleatórios: E-books por que não amá-los?

Olá pessoal, com o surgimento dos aparelhos de leitura digital vem aumentando o número de ebooks sendo lançados por aí. Muitos até se perguntam se o livro digital um dia irá substituir o livro físico. Eu não penso assim, acho que o livro físico tem seu valor, afinal tem coisa melhor que sentir cheiro de livro? folhear livro? ter uma estante cheia de livros? NÂO! Não há nada melhor que isso, porém... EU PREFIRO LER EM EBOOK. O motivo? Vou listá-los abaixo:



  • E-books são mais leves - Aquela pessoa que não consegue viver sem um livro sabe o quanto é difícil carregar seus preciosos para cima e para baixo, isso porque eles são pesados e às vezes é inviável levá-los para todos os lugares.
  • Evita "dor-de-livro" - Ler no leitor digital, exemplo Kindle (que é o que eu tenho) é extremamente confortável e não te deixa com a popular "dor-de-livro". Qual o leitor que nunca teve aquela dorzinha incômoda que te faz mudar para várias posições durante a leitura e aquela dor não passa? Qual leitor não faz inúmeras vezes aquele movimento abaixa  e levanta o braço de forma a tornar mais confortável? Essa é a chamada dor-de-livro que é praticamente inexistente enquanto lemos um e-book.
  • Uma biblioteca ao alcance de suas mãos - O livro que você estava lendo acabou? Sem problemas, com um leitor digital você pode carregar milhares de livros com você para todos os lugares e só basta um clique para poder acessar.
  • É mais barato - Muitos e-books, não todos, são muito mais baratos que os livros físicos e no meu caso que moro longe para chuchu não tem a desvantagem de pagar uma fortuna em frete, já que comprar em livrarias está pela hora da morte!
  • Acessar em diversos dispositivos - Eu leio no Kindle, mas os e-books podem ser lidos nos mais variados locais como celulares, tablets, computadores, entre outros. Só não ler quem não quer!
  • Poder ler no escuro - Eu amo ler no escuro e quando eu estou lendo um livro físico, sempre uso uma lanterninha, mas é muito mais confortável quando a luz vem no próprio aparelho como é o caso do Kindle.

Enfim... acho que eu posso passar horas aqui falando das vantagens dos livros digitais, mas acho que essas são as principais. Mais uma vez digo que nada substitui um livro físico e uma estante cheia delas... mas vamos admitir... e-books são mais confortáveis e facilitam minha vida. E vocês o que acham?? Qual preferem? Vamos debater e aproveitar queria convidá-los a participar do Top comentarista desse mês e do sorteio do livro janeiro (série garotas do calendário) que está acontecendo lá no nosso insta. É só colocar @memóriasdacat, lá no insta, seguir e participar.

Beijos e até a próxima!





28 comentários:

  1. Olá
    eu leio e-books sim, mas confesso que não são a minha prioridade, então ainda prefiro mesmo os livros físicos. Nem li pelo fato de carregar peso e tal, na verdade eu sempre ando com um livro na bolsa, e para mim é algo maravilhoso. A minha biblioteca também é o meu amor, é ótimo poder olhar meus livros a qualquer momento, apesar de também ter uma pequena coleção no kindle. E essa dor de livro ai pra mim é indiferente, porque varia das posições do corpo, então com o kindle também acontece praticamente a mesma coisa. Enfim, apenas minha opinião...
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem com você?
    Eu confesso que não sou nenhum pouco adepto a ler livros digitais, nada supera prazer de ter a obra em mãos. E não minha opinião ebooks não flui logo pra mim! Parece que eu estou lendo a mesma página. Só leio livros digitais como última opção, e geralmente isso acontece quando o livro tá caro ou ele é tão fino que não vale a pena gastar rsrs. Em toda a minha vida acho que só li uns 4 ebooks e foi leituras não tão confortáveis. Mas respeito todos os que ama essa forma de leitura! Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Gostei do seu post. Sou fã de ebooks há muitos anos.
    Desde antes de comprar meu primeiro ereader, da Sony (nem fabricam mais) eu já lia num gadget da compaq, parecia um palmtop, nem existia smartphone ainda kkkk, depois troquei por um da HP, e já passei a encontrar vários livros. Antes eram mais coisas técnicas.
    Aí comprei o Sony, fui p kobo, Kindle e não largo mais esses leitores, são ótimos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu ainda prefiro os livros físicos, mas realmente os livros digitais têm suas vantagens.
    Ultimamente eu só tenho comprado os livros físicos que realmente gosto para completar minhas coleções.
    E compro o digital para conhecer a estória, se gostar muito, compro o físico.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu ainda tenho alguns problemas com e-books. Não sei, parece que a minha concentração vira pipoca. Agora estou tentando reverter isso, mas ainda prefiro o livro em papel :)

    ResponderExcluir
  6. Você citou vantagens muito boas a respeito dos ebooks, mas ainda assim prefiro os livros físicos. Ebooks deixam a minha vista cansada bem mais rápido, por causa da luz que vem do aparelho; eu não tenho sensação nenhuma de progresso, pois como não estou vendo a quantidade que ainda tenho que ler, parece que demora milhões de anos pra terminar a leitura; ebooks não tem aquele cheiro característico de livro novo, que eu sou completamente viciada; e eu tenho essa dor de livro até com aparelhos eletrônicos; e o pior: as vezes eu to lendo no celular e a pessoa acha que eu to no "zap zap", pior coisa hahaha. Que ótimo que você tem um amor por ebooks, mas eu não abro mão dos físicos!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu amo livros físicos, adoro ficar namorando eles na estante. rs
    Mas concordo com tudo que disse dobre os ebooks. E no meu caso que tenho visão subnormal tem a opção de aumentar a diagramação. Ganhei meu Kindle este ano e já não fico mais sem ele, a única coisa chata que o meu não tem luz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Livro é bom de qualquer jeito! Eu tenho um kindle também, maravilhoso (só não tem luz, mas ok), mas não abro mão de ter um acervo bacana... Só falta as editoras perceberem que, ebook só vende se for muito mais barato que o físico.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu só não leio em e-book porque minha cabeça começa a doer depois de algumas horas olhando para a tela...haha' ai chega naquele momento incrível da história, e a cabaça está quase explodindo, ai tenho que fazer uma pausa que eu não quero fazer *-* e eu tenho que ler no pc, então não é muito confortável. O único problema em livros físicos que eu vejo, é o fato de sujarem e ficarem amarelados, isso me dói o coração *-* ah, e ter que ficar limpando a estante...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu já fui mais zicado com ebook. Hoje em dia não ligo muito. Ainda prefiro os físicos, mas a leitura digital me ajuda a ser um pouco mais seletivo com o que eu realmente quero ter na minha estante, então, acho eles extremamente proveitosos. Além de que, em alguns casos, o ebook chega aqui antes do físico, o que facilita minha sede nas continuações das series que leio.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Adorei seu post e concordo que não nada melhor do que ter aquela estante repleta de livros e poder sentir o cheirinho quando eles estão novos.
    Mas também gosto de ler e-books exatamente por causa da praticidade proporcionada.
    Assim como você, gosto de ler no escuro e isso se torna fácil usando o celular, computador ou kindle.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. E-books são realmente muito mais práticos, mas por causa do meu problema de visão eu não consigo ler por muito tempo e prefiro mil vezes o livro físico, apesar de concordar com todas as vantagens que você listou. Ainda sim, eu prefiro levar meu livro pesado dentro da bolsa, prefiro ele caindo na minha cara quando leio deitada, prefiro sentir dor e procurar por várias posições, eu não trocaria pelos digitais, ainda que eu os leia de vez em quando. E com toda certeza, os livros físicos são caros demais e os digitais levam vantagem nisso.
    Beijos,
    Nay

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Oie!!
    Bom, não posso dizer que tive problema em começar a ler e-books, porque durante um bom tempo da minha vida li muitas Fanfics, que são em sua grande maioria por meio de sites, ou seja, precisava ler pelo computador ou pelo celular. Por isso quando comecei a ler realmente livros, não encontrei grandes problemas com isso. Apesar de não trocar meus livros físicos por nada no mundo, gosto de ler e-books de vez em quando, sua praticidade é com certeza indescutivel ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ler e-books é algo incrível, gosto muito, apesar de não dispensar, de forma alguma, o livro físico. Gostei dos motivos apresentados, o mais forte para mim é não ter a "dor do livro", sério, ninguém merece ter aqueles livros pesados.
    No Kindle o preço dos livros são mais em conta, mas o que eu tenho o Kobo, da Livraria Cultura, e os preços não são muito em conta, infelizmente.
    Outro ponto ótimo que você ressaltou foi ler no escuro, isso eu aprecio demais!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá =)
    Eu leio mais E-books por ser mais acessível para mim. Como você disse é mais barato. E eles ocupa bem mesmo espaço, para mim que mudo de casa de uma hora para outra ajuda bastante. Mas acho que o livro físico tem o seu lugar e não acho que vai ser substituído tão cedo. Apesar de ter mais e-books eu prefiro o físico. Beijos'

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!

    Eu amo e-book! Com o tempo fui aprendendo que a leitura fluía muito rápido e acho que é uma pena que ainda haja tanto preconceito para com eles.
    Essa discussão é polêmica, pois as pessias não sabem que é possível gostar de ambos né, eu particularmente prefiro o ebook por espaço e facilidade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente com todos os seus argumentos, sobretudo o fato do livro ser mais leve para o ir e vir do dia a dia. O preço também tem influenciado bastante minha preferencia no livro digital e confesso que como não tenho mais onde guardar os volumes físicos, o leitor digital tem me ajudado a manter o ritmo de leitura acelerado, mesmo sem os livros físicos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu não tenho nada contra e-books. Até abri exceção para os mais curtinhos, mas é complicado para mim que tenho desvio na retina e já fico 8h por dia diante de uma tela preta no trabalho, então prefiro livros físicos mesmo. Mas não nego que é bem mais cômodo os e-books e fico feliz que tenham ganhado bastante espaço na vida dos leitores.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  19. Olá. Ultimamente estou lendo bastante e-books. Sempre procuro um ou outro na
    Amazon e leio bem rápido. Ainda prefiro os livros físicos. Não abro mão de tê-los na minha estante, mas confesso que com os e-books é bem mais pratico para ler. Sempre levo um livro na bolsa e vários no aplicativo do Kindle. Então, leio algumas páginas do físico e se estou cansada de ler ele e quero ler outra coisa, vou no aplicativo e começo outro livro. Isso que é bom no e-book, se eu quiser ler dois capítulos de um livro e começar a ler outro, eu posso, em qualquer lugar, a qualquer hora.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu prefiro e acho que sempre irei preferir o velho livro de papel; adoro ter um exemplar da minha história favorita na estante, admirá-la e, em determinados casos, olhar o autografo de um autor querido mas isso não faz com que eu desgoste dos e-books, na verdade eu os adoro justamente por conta dos motivos que você listou. A praticidade de um livro digital nos dias atuais é inegável e auxilia muito na vida corrida que todos nós levamos, por isso tenho sempre uma seleção de livros no meu celular para ler sempre que aparece uma brecha no meu dia. Ainda assim, como disse antes, adoro o bom e velho livro físico e por isso eu sempre acabo comprando um exemplar em papel daquele livro que eu li em e-book e amei e, sinceramente, acho que dificilmente deixarei de fazer isso haha.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  21. Oie...
    São tentadoras as vantagens de se ler no escuro e ser mais barato, mas, não adotei a moda, pois, meus olhos são sensiveis e lacrimejam muito quando leio e-books, então, opto por não ler. Mas, prefiro físicos também , pois, assim me aproxima mais rápido de ter a biblioteca de A BELA E A FERA rsrs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiiii, tudo bem????
    Eu amo ler e-books =D Na verdade também prefiro ler nesse formato <3 Ainda tenho a minha estante de físicos que não para de crescer. Mas só compro em físico meus favoritos, aqueles que não encontro em e-book ou ainda os que são muito caros em formato digital.
    É bem isso que você apontou no post. Todas essas vantagens me fazem amar os e-books :) Mas assim como você, acho que eles não irão substituir o livro físico =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Nada contra e super concordo com vc em todos as razões para se ler e-book. Acho que vai do momento, da pessoa. Eu leio os dois, mas ainda leio mais físico por ter muitos físicos ainda pra ler. O legal do ebook é que se torna uma leitura mais rápida justamente por essa facilidade de ler em todo lugar, em qualquer horinha vaga e tal. Ele ta ali na mão.
    Acho que dá pra se aproveitar bem dos dois. E não tem pq ter preconceito.
    Bjk

    ResponderExcluir
  24. Oieee, tudo bem???? Eu super entendo a sua preferência por e-books, mas sério? Não troco meus livros físicos por NADINHA nesse mundo, nem por ter dor de livro, nem por ter de levantar pra apagar a luz dps que termino e nem por parecer a doida do livro carregando um pra onde quer que eu vá kkkkkkkkkk Mas tem tanta gente falando que de repente eu até tento né? É que depois, se eu gostar, vou querer o físico de qualquer jeito kkkkkk preciso de tratamento né? Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Cat querida, infelizmente eu não posso os amá-los, me causam uma enxaqueca brava que me deixam sem chão mesmo e tenho que sempre ir para o médico, eles sempre nos ajudam quando não podemos comprar os livros, mas não posso ler mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Ooi! Eu fico bem confusa quando vejo pessoas discutindo sobre o melhor meio para ler livros. Eu acho que, se você não gosta de ebooks, beleza, respeitamos sua opinião, e se você não gosta de ler livros fisicos, beleza! E se você gosta de ambos, massa! Só que as pessoas não respeitam, em sua maioria, o gosto do outro, querendo impor como se deve gostar e tal. Gostei bastante do que você disse no post, listando os motivos que você gosta, não impondo que se deve ler ebook e tal.
    Parabéns!
    Bjs e ah, gosto de ambos rs

    ResponderExcluir
  27. Olha eu ainda prefiro o livro físico, porquê eu demoro muito para ler ebook, muito mesmo, principalmente por ter que ler no pc. Eu ainda não tenho kindle, mas vejo o pessoal falando super bem e realmente os preços são muito mais acessíveis, vendo por esse lado e se eu tivesse um também iria adorar! ^^

    ResponderExcluir
  28. Oie!!
    Eu sou completamente apaixonada pela literatura não importa a sua forma... Não abro nunca mão dos livros físicos, são meus xodós e minhas paixões, mas confesso que ultimamente tenho lido muito em ebook por causa da facilidade :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog