Assuntos aleatórios: Redes sociais para leitores.


Ahh, o leitores. O que são? O que comem? Como vivem? ou melhor, como encontrá-los? Atire a primeira pedra aquela pessoa que nunca leu um livro muito bom e não achou com quem falar. Afinal, não são todas as pessoas que entendem o amor pelos livros não é? Se você, assim como eu, gosta de comentar sobre livros e ficar por dentro dos últimos lançamentos, esse post é para você! Vamos conhecer redes sociais destinadas, exclusivamente, aos livros?

1. Goodreads

Prós: Essa é a minha rede social preferida e a que eu posto regularmente e interajo com as pessoas. O Goodreads é como se fosse um facebook onde as pessoas postam resenhas de livros, assim como os livros preferidos, as notas e podem dar recomendações para os amigos. Nessa rede social, cada autor tem sua própria página, onde postam seus livros, as sinopses e o melhor, as datas dos próximos lançamentos. geralmente, é no goodreads que se fica sabendo primeiro quantos livros tem aquela sua série preferida e é o lugar ideal para fazer pergunta aos autores e interagir com outros leitores.

Contras: A maioria dos livros, das páginas e das interações são em inglês, ainda não tem a versão dele para português, mas é uma ótima oportunidade para treinar.

2. Skoob

Prós: Essa é a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Foi criada em 2009 e foi um site que cresceu através da propaganda boca a boca. Nessa rede você faz uma conta e pode postar novidades e resenhas acerca dos livros que você já leu. Uma ponto positivo, sem dúvida, são os inúmeros sorteios realizados por dia e um espaço onde os leitores podem assinalar livros para troca.

Contra: Muitas resenhas sobre os livros não são sinceras :(

3. Wattpad

Prós: Imagine um lugar onde você possa soltar sua imaginação e escrever sua própria história, assim como ler histórias de milhões de escritores que se aventuram. Imaginou? Este é o Wattpad. Ela é uma plataforma, disponível em versão para telefone, tablets e site que permite que você possa escrever suas histórias e compartilhar com milhões de pessoas. Muitos talentos está sendo descoberto dessa forma, pois as editoras ficam de olho nos livros com maiores leituras.

Contra: Assim como tem muita gente boa, também tem muita história bem ruinzinha. fazer o que? faz parte!

4. Orelha de livro

Prós: Um dos desafios do leitor compulsivo é manter sua lista de livros lidos organizada e atualizada. A plataforma é uma boa dica para quem deseja organizar seu mundo literário. Não conhece? Então vem saber mais. No Orelha de Livros podemos marcar nossas leituras (tanto as feitas como as futuras), avaliar as histórias lidas, baixar o PDF de livros que estão sob o domínio público, acompanhar as leituras de nossos amigos, e seguir nossos autores e blogs favoritos.

Contra: Pouca gente conhece e apesar da funcionalidade, por vezes parece um site que está apenas vendendo livros.


E então? Conhece algum desses? Que acharam? Por favor comentem e não economizem palavras, seus comentários é muito precioso para mim. Aproveite também para participar do Top comentarista desse mês. Beijos





30 comentários:

  1. Olá!

    Eu amei sua matéria, adoro conhecer coisas novas assim.
    Bem, eu já conhecia boa partes desses aplicativos, como: Goodreads, Skoob e o Wattpad. Eu até tenho uma conta no Goodreads, mas não mexo mais. O fato de ser inglês me travou um pouco, mas eh gostei demais de todas as funcionalidades do mesmo. O Skoob é meu amorzinho, adoro aquele lugar. No começo foi difícil me habituar à rotina de ir lá e adicionar todos os livros que já li, dar nota e toda aquela coisa que a gente faz, mas depois de um tempo eue acostumei. É claro que ainda não pus todos os livros que pus na vida, mas um dia eu chego lá.
    O Wattpad também é muito frequentado por mim, e como você disse, já encontrei muita história fraquinha lá. Hahaha
    Esse último eu não conhecia, mas com certeza irei dar uma olhada nele depois, obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid não é que é a mesma dificuldade? ir lá marcar os livros? Que bom que gostou. Beijos

      Excluir
  2. Olá
    sou apaixonada pelo skoob e pelo goodreads, entro todo dia nessas duas redes sociais, e sem falta. Wattpad eu até já li algumas histórias, mas confesso que não sou tão viciada assim, apesar de que tento. Orelha de livro eu conheço, mas nunca acessei. Seu post ficou ótimo, especialmente para os leitores.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. O Good e o Skoob já conheço, mas esse Orelha de livros, não. Vou aproveitar para conhecer agora, obrigada da dica. Blog lindo demais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. Isso não seria o que é sem você. Beijo!

      Excluir
  4. Até hoje nunca tive coragem de criar conta no goodreads e graças ao seu post eu criei, e vou ajeitar o meu perfil muito em breve. No skoob e no wattpad sou super ativa, até escrevo na segunda. Não conhecia o último site, mas criei conta também e fiquei bem curiosa sobre, principalmente na questão dos blogs.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda fiquei tão feliz que meu post te fez criar as contas! Espero de coração que goste! Beijos

      Excluir
  5. Oi Cat, eu só uso o Skoob e tenho que concordar com você, algumas resenhas são tao verdadeiras quanto uma nota de 3 reais.
    Tenho curiosidade pra usar o Orelha do Livro, mas sou preguiçosa demais!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk ne isso? Tem muita resenha falsa, mas é o maior brasileiro o que é bom

      Excluir
  6. Olá,
    Conheci, hoje, através de um determinado blog, o Skoob. Dei uma olhada, voltarei outro dia com mais tempo para analisá-lo. Tenho o Wattpad, estou organizando minhas escritas lá. Eu o conheci por indicação e estou gostando. Indiquei para minha irmã que gosta de ler e ela gostou muito. Muitos livros físicos já me decepcionaram, então não estranho as histórias ruins. Vou conhecer as demais, fiquei curiosa!

    Beijo,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Conheci, hoje, através de um determinado blog, o Skoob. Dei uma olhada, voltarei outro dia com mais tempo para analisá-lo. Tenho o Wattpad, estou organizando minhas escritas lá. Eu o conheci por indicação e estou gostando. Indiquei para minha irmã que gosta de ler e ela gostou muito. Muitos livros físicos já me decepcionaram, então não estranho as histórias ruins. Vou conhecer as demais, fiquei curiosa!

    Beijo,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Curti muito seu post. Eu uso muito o Skoob mas apenas para por minhas resenha e/ou procurar informações da obra. O Goodreads tenho uma conta mas me esqueci dele (lembrando agora) Wattpad só entro para ler "aquele" livro. rs
    Agora o Orelha de livro achava que era só para vendas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu conhelo todas essas mas a única que sou viciada mesmo é no skoob, anoto tudo lá, resenhas, desejados, lidos... Mas de todas essas, a única que eu não gosto nem um pouco é o Wattpad. Sei que tem coisa muito boa por á, mas a maioria é bem ruim e muitos dos que escrevem só falam merda e fazem visões completamente distorcidas de temas sérios.

    ResponderExcluir
  10. Eu só conheço o skoob e o wattpad. Preciso explorar mais o wattpad, pois acho muito interessante, mas falta tempo pra isso. Fiquei curioso com o orelha de livro, que até já ouvi falar, mas ainda não conheço. Acho que todas as dicas são ótimas oportunidades de interagir com leitores e realmente ter alguém pra trocar uma ideia sobre nossas leituras é tudo de bom.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não conhecia o Orelha de Livro, mas adorei a dica.
    Sobre o Goodreads não gosto de usar porque os livros, em sua maioria, são em inglês. Amo o Skoob e não acho as resenhas de todo falsas - tem as falsas, maaas.
    Adoro o Wattpad e comecei a ler nele agora. Até hoje só dei sorte - graças aos céus.
    Acho que você pode gostar do Livros Amino é ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Eu conheço todas, mas só fico com o bom e clássico Skoob rsrs. Já tentei entrar no mundo da Wattped mas não deu pra mim, pois não sou tão fã de lovros digitais e coisas do tipo, sem falar que a gente encontrava livros totalmente sem sentidos. Mas também foram encontrados grandes autores que hoje faz sucesso no mercado editorial. Adorei ler mais sobre as redes que já conhecia, Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!
    Eu adoro essas redes sociais sabia? Conhecia apenas o Skoob, Wattpad e o Goodreads.
    O Orelha de Livro eu não conhecia, mas vou dar uma olhada. O Goodreads é uma das redes que eu também não uso muito... mas tenho acesso lá

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cat. Tudo bem?
    Conheço todas essas, mas só uso mesmo o skoob e o wattpad.
    O goodreads eu acho super bacana, mas meu inglês é bem ruim, por isso acabei desistindo de usar :(
    O Orelha eu acabei não curtindo muito :(
    O que mais gosto no skoob é essa possibilidade de troca hahahha Já troquei muita coisa boa por lá <3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OLá!
    De todas que você citou, a que mais uso é o Skoob, é de longe a que mais me adaptei e consigo interagir com várias pessoas. O Wattpad eu só uso para ler, acho que sou um pouco antisocial hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Acabei e perceber que tenho conta em todas as redes que você apresentou, até mesmo o Orelha de Livros que eu imaginei não conhecer. Adoro o Goodreads e já usei bastante o Wattpad mas atualmente a única que utilizo é o Skoob e o acho sensacional, mas infelizmente tenho que concordar com você: a maioria das resenhas postadas por lá não é sincera.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  17. Cat, Cat, Cat. Sempre meiga e fofa nos escritos. Tá lindo seu blog e vejo que seus posts tb. Fico feliz por passar aquilo que conhece para outras pessoas, assim como amo fazer.
    Sobre os apps e sites, curto demais essa variedade, não que eu mexa muito em alguns. Infelizmente meu Skoob está desatualizado. O goodreads eu tento ler o inglês(as vezes recorro ao tradutor,rs) wattpad acho super válido.
    Parabéns pela matéria, muitas pessoas devem ter ficado felizes em saber mais sobre nosso mundo literário.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Realmente é horrível ler e amar um livro e não ter ninguém para conversar sobre ele.
    Desses eu conheço o wattpad e o skoob. Vou ser sincera e dizer que tenho conta nos dois mas ainda não tive paciência para fuçar e descobrir como funciona direito.

    ResponderExcluir
  19. Já conhecia todas essas redes, mas só uso duas. Na verdade, uso com frequência mesmo só o Skoob, é por lá que controlo minhas leituras, sem ele eu ficaria maluca... Rs.... O Goodreads me socorre é pra saber qual será o tamanho de uma série, sempre consulto isso por lá.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, eu jurava que o Orelha de Livros era só pra venda mesmo, não fazia ideia das outras funções. Das que você mostrou eu conhecia o Wattpad e o Skoob, que uso com frequência pra organizar os livros lidos, ritmo de leitura e trocas também.

    ResponderExcluir
  21. Oi!!

    Obrigada pelas dicas, eu já conheço as plataformas embora use com frequência apenas o skoob.Realmente é muito boa essa interação com outros leitores, toda essa novidade é contagiante. Espero que outros blogueiros que não conheçam esses sites tão promissores se informem pelo seu post e decidam experimentar. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Cat, eu também adoro o Goodreads. É o primeiro lugar que procuro indicações literárias, e adoro a interação entre autores e leitores que ele possibilita. Já o aplicativo do Skoob, apesar da proposta ser legal e parecida com o GR, ele é horrível. Trava o tempo todo, é lento... enfim, o site é bom, mas o app deixa muito a desejar! Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Adorei a postagem e alguns esclarecimentos sobre redes sociais ideais para quem gosta de livros.
    Sou usuária do skoob e do wattpad e gosto bastante de ambos. Já vi muita gente comentando sobre o goodreads, mas pelo fato dele ser em inglês não me atraiu muito.
    Já entrei no site do Orelha de livro e foi exatamente a impressão de só vender livros que tive, não sabia das outras funcionalidades dele.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Gostei de tua postagem, super informativa e tal. Eu particularmente uso muito o Skoob, lá tenho minha estante e a mantenho sempre atualizada, creio que é onde me sinto mais a vontade, até porque amo fazer trocas de livros com outras leitoras, já troquei livros em excelente estado de conservação com pessoas de todos so lugares do Brasil e isso é bacana pois acabamos fazendo amizades. Já o Goodreads não me atrai muito, por ser em inglês, nunca gostei muito, mas tenho conta. Wattpad , já fui leitora viciada nos livros postados por lá, mas hoje em dia visto a pirataria vigente larguei de mão. Obrigada pelo post e beijos!

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog