Assuntos Aleatórios: Romance, Novela, Chick-lit e Sick lit? Qual a diferença?


Olá, hoje é dia de falarmos de coisas aleatórias, então resolvi discutir aqui uma coisa que eu tive muitas dúvidas esses dias e fui pesquisar. Achei coisas bem interessantes e espero que vocês gostem assim como eu. Alguém já sentiu dificuldade de definir um gênero literário de um livro que você leu? Eu sim! Mas principalmente com essas quatro categorias: romance, novela, chick-lit e sick lit. Tem diferenças? Sim ou não? Vamos conferir!

Romance

O romance é uma das mais amplas categorias literárias. Corresponde a uma narrativa em prosa, geralmente é longa e contem fatos criados ou relacionados com personagens que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas. No romance há uma sequencia de tempo relativamente ampla, mas a maior característica desse gênero é o fato de contar uma história com começo, meio e fim.

O que eu achei mais interessante nesse gênero é que para mim, só era um romance, uma história de amor, mas não esse gênero pode contar diferentes tipos de história que podem ser denominados de acordo com o que se trata. Ex: romance policial, romance de aventuras, romance histórico, romance contemporâneo, entre outros.

Dicas:
  • Os bridgerton - Julia Quin (Romance histórico)
  • 50 tons de cinza - E.L. James (Romance erótico)
  • Crepúsculo - Stephanie Meyer (Romance sobrenatural)
  • Outlander - Diana Galbadon (Romance de aventura)
  • Série With me in Seatle - Kristen Proby (Romance contemporâneo)

Novela

A novela corresponde a um desmembramento do romance, mas de uma forma menos abrangente. Nesse gênero nós temos uma história com uma série de acontecimentos encadeados, mas que se articula em torno de um personagem central. Ou seja, alguns personagens são mais desenvolvidos que outros e alguns apresentam apenas um papel pequeno, assim como nas novelas de televisão que nós conhecemos. Na verdade foi esse gênero que incentivou as telenovelas.

Dicas:
  • A praga escarlate - Jack London
  • Memórias de minhas putas tristes - Gabriel Garcia Marques
  • A lentidão - Mila Kundera
  • O naufrago - Thomas Benhard
  • A hora da estrela - Clarice Linspector.

Chick-lit

O chick-lit também é conhecido como romance florzinha ou romance feminino. Uma confusão frequente com esse tipo de leitura é que a maioria das pessoas pensam (inclusive eu pensava) que é uma história que inclui elementos românticos. mas não é obrigado. Muitos até dizem que esse não é um desmembramento do gênero romance, pois a relação da heroína com sua família e/ou amigos pode ser tão importante quanto seus relacionamentos românticos. Algumas características do chick lit é o fato de ser uma leitura leve e com traços de humor

Dicas:
  • Mentira Perfeita - Carina Rissi
  • Clichê - Carol Dias
  • Louca por você - Rachel Gibson
  • Lembra de mim? - Sophie Kinsela
  • Ana e o beijo francês - Stephanie Perkins

Sick-lit

Esse gênero é um que vem sendo muito aceito, principalmente entre jovens. Na tradução literal trata-se de literatura do doente ou literatura enferma e como o próprio nome já diz, trata-se de um livro que aborda doenças em geral e a relação de seus personagens com ela. São leituras com uma carga dramática intensa e muitas vezes bem tristes e melancólicas.

Dicas:
  • A culpa é das estrelas - John Green
  • Eu estive aqui - Gayle Forman
  • Amy e Mattew - Cannie Mcgoven
  • Por lugares incríveis - Jennifer Niven
  • Extraórdinário - R.J. Palácio

E aí o que acharam? Também tinham as mesmas dúvidas? Que acharam das dicas?



15 comentários:

  1. Ola
    As vezes eu realmente sinto dificuldade em definir um gênero literário sim, ainda mais diante das semelhancas. Adorei poder conferir seu post e com certeza me fez repensar alguns conceitos. Amei que você também deu dicas de leituras.
    Beijos, Ter
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    As vezes não consigo definir certo qual ramo do romance que estou lendo, em suma maioria são os sick-lit e o chick-lit, mas em uma resenha que leio outra nuance, acabo precisando pesquisar pra saber qual é o gênero em específico. Mas com esse post ficou mais claro a diferença entre eles. Suas dicas de cada tipo foram incríveis, inclusive estou louca pra ler um deles que é o Mentira Perfeita. Foi muito esclarecedor.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei de coração seu post! É bem esclarecedor, garanto que irá ajudar muita gente. Bem, eu já conhecia essas definições e taus, mas devido a minha área de formação: Letras. Amo quando alguém faz posts assim, esclarecedores e de modo direto e simples com direito a indicações. Amei!

    https://amorlivresco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Um gênero que eu nunca soube definir com certeza é o romance por conta das diversas nuances e categorias existentes. A novela é um gênero que eu conhecia somente de nome, não conhecia a definição dele e confesso que é mais simples do que eu imaginava. Amei o seu post, ficou muito claro e tenho certeza de depois dele não restarão mais dúvidas quanto aos pormenores e conceitos desses gêneros.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu gostei muito de ler o teu artigo ate porque nunca soube distinguir esses quatro!! :) ahah Mas agora aprendi, acho que já consigo identificar em exemplos! :) hehe

    Descobri ate que seria capaz mais rapidamente de ler sicklits (nem conheic ao conceito.. ahah) mas olha que quero ler mais!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei a postagem. Meu gênero favorito é o romance de qualquer tipo, com exceção de romance erótico, que não me agrada muito.
    Também gosto muito de sick-lit e chick-lit, mas já não curto muito novelas.
    Não sabia que Extraordinário era um sick-lit, tinha a impressão que ele era um infanto-juvenil, mas acho que se enquadra bem nesse gênero.
    Queria ver mais dicas de gêneros por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nossa, amei seu post!
    Eu sempre tive dúvida sobre o que era cada um desses termos. Ficou super claro e agora duvido que eu vá confundir novamente. Nesse cado prefiro os chick-lit. Acho que são mais a minha cara.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Menina! Quanto aos outros gêneros não tinha duvidas. Mas Sick-lit, nem tinha ouvido falar, juro!
    Bom saber rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Acho interessante que é difícil encontra rum livro que esteja apenas em um gênero. Na verdade, muitos livros acabam miscelando vários gêneros e acabam agradando bem. Amei o post, muito útil e pertinente.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cat. Tudo bem? Muito interessante a postagem para quem tem dúvidas sobre esses gêneros. Mas confesso que esses, eu tiro de letra hahahhaha
    Às vezes tenho dificuldade com outros. Crônicas por exemplo. Sempre fico em dúvida se algo é mesmo uma crônica ou não :P
    Mas são tantos gêneros né? E parece que sempre surge mais hahahah
    O legal é que dá para destinar melhor ao público alvo, mas realmente muitas pessoas confundem e é aí que temos um problema :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Achei sua postagem muito interessante.
    Sou péssima para diferenciar gêneros, seja na literatura ou em qualquer outra coisa como música.
    Adorei saber as diferenças sobre as vertentes e já anotei para não acabar me confundindo mais.
    Aproveitei para anotar algumas dicas de livros que não li.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adorei a sua postagem pois eu realmente não sabia a diferença entre os quatro gêneros. Eu amo romances (exceto os eróticos) e o sick-lit, que nem sabia o que significava. Acredito que personagens doentes realmente chamam a atenção das pessoas, não somente dos jovens, é legal entrar na mente desses personagens e ter alguma ideia de como as pessoas doentes da vida real são e quais são seus obstáculos diários.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oooi,
    Parabéns pelo Post! Não sabia bem diferenciar novelas de romances mas agora sei! O Post ficou super informativo e também fácil de entender, acho super importante esse tipo de Post e espero ver outros desse tipo aqui no blog.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que tenho muita dificuldade em definir um gênero que leio também e que por isso acabo nem definindo muito kkkk E justamente por não saber sobre, eu fiquei animada com seu post, porque agora sei melhor sobre esses gêneros que são os que mais leio. E assim como para você, para mim romance era só uma história de amor também, mas é bem mais amplo que isso,né? Enfim, gostei muito do seu post mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Oi Cat,
    Tudo bem?
    Nossa esse post foi bem útil para mim que as vezes também me sinto completamente perdida entre os gêneros dos livros. Acho bem legal você trazer mais posts assim explicando a diferença de outros gêneros também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog