Papo sério: O câncer e os livros


Olá, hoje é dia de usar a literatura para falar de uma coisa muito séria: o câncer. Escolhi iniciar a coluna com esse tema porque mês passado e esse foi dedicado a prevenção contra o câncer de mama e de próstata, respectivamente. Mas o problema vai muito além! O câncer é a segunda causa de morte mundial, então o número de pessoas que morrem da doença diariamente é muito grande e o estigma que trás com ela é maior ainda, fazendo com que as pessoas tenham até medo de falar o nome. 

 Mas o que é o câncer? O que essa doença que não-pode-ser-nomeada?

Dá-se o nome de câncer ao crescimento desordenado das células, ocasionando um mal funcionamento de uma parte do corpo, ou de vários órgãos, nos estágios que a doença está mais avançada. Nesse último estágio, também chamado de metástase não há a possibilidade de cura, mas quanto antes a doença é descoberta maior a chance de remissão, ou seja cura. 

Como é o tratamento?

O tratamento pode ser através da quimioterapia (mais comum), radioterapia, cirurgia ou uma combinação desses tratamentos. Isso depende do tipo e da localização do câncer no organismo. por exemplo: nos cânceres de mama é mais comum fazer a retirada total, ou parcial da mama mais a quimioterapia.

Mas o que é os livros tem haver com isso?

Cada vez mais nós vemos livros que falam dessa temática, geralmente são livros tristes, que tem como objetivo é mostrar superação, comover ou até mesmo apresentar uma linda história de amor. Mas, para além disso, podemos usar a literatura como exemplo de alguns construtos usados pela psicologia e que é muito interessante saber. Ou seja, hoje trago conceitos da psicologia e ilustro esse conceito com um livro. Todos são excelentes então vamos ter várias dicas de leituras, além de falar algo muito sério. Curiosos? Let it go!

  • Ressignificação da vida: A culpa é das estrelas e Um amor para recordar


Em ambos os livros, os personagens centrais tem uma doença já em estado avançado, em que não é possível a cura mesmo que todos os tratamentos já tenham sido realizados. Nesses casos, o papel da equipe de saúde são os cuidados paliativos, ou seja, evitar a dor e fazer com que o paciente ressignifique a sua vida, que é o mesmo que incentivá-los a fazer tudo aquilo que não fizeram antes, pedir perdão a quem queira, faça atividades prazerosas, tudo para que no momento da morte ela sinta que o papel dela já foi cumprido e possa ter uma morte tranquila. Sim, os psicólogos fazem preparação para a morte, porém especificamente nesses casos, o mocinho desempenha o papel do profissional. Triste né? Porém são livros lindos.

  • Suporte social: Trilogia The Black

O suporte social é um construto que analisa o papel que as relações sociais tem em nossa vida e o quanto ela pode ser positiva ou negativa. Nesses livros, Ellery teve câncer quando era mais nova e o mesmo entrou em remissão após um doloroso tratamento. Para sua surpresa, o câncer retorna e ela se nega a fazer qualquer tipo de tratamento. O que ela faz? Vai curtir sua vida enquanto pode, mas ela não contava conhecer o sr Black. Ele atua nessa série como o suporte necessário para que ela enfrente todo o tratamento, se recusando a sair de seu lado, mesmo no pior momento dela. É uma história linda e não é triste. Indico a todos!

  • Coping: Zac e Mia

De forma bem leiga podemos conceituar coping como qualquer estratégia seja ela de cunho cognitivo ou comportamental usada para lidar com uma situação estressante, nesse caso o câncer. Existem várias estratégias que podem ser empreendidas para atenuar o estresse a exemplo da música, religiosidade, suporte social entre outros. Zac e Mia é um livrinho bem leve que conta a história do Zac e da Mia, ambos se conhecem no setor de oncologia do hospital em que ambos estão fazendo tratamento oncológico. Chamo atenção aqui para as estratégias usadas por Mia que variam desde a distração com música para não pensar no assunto, até para buscar conselhos e ajudar Zac que não tem tantas estratégias como Mia. Indico esse livro para todos. É surpreendente. 


Então é isso, apenas alguns livros, de uma grande coleção que deve existir. E aí? Conhecem algum desses livros? O que acharam do nosso primeiro papo sério? Alguma sugestão de assunto?










24 comentários:

  1. Olá
    Já li esses livros sim, e muitos outros com essa temática. Sei de sua importância e dos impactos, ainda mais porque já vivenciei algo assim com pessoas especiais e conhecidos. Sei o quanto é marcante, e é preciso ter muita luta! A trilogia Black e a questão social é mesmo uma história linda e eu sempre recomendo essa série.
    Beijos,Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa, adorei essa coluna! Já li o Black e Um amor para recordar, vou colocar Zac & Mia na lista.

    ResponderExcluir
  3. Conheço os livros de nome, mas nunca li nenhum. Sinto que essa temática está muito repetitiva ultimamente, e não me sinto muito animada para ler. Porém, fiquei interessada por Zac e Mia.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Gosto muito de sick-lits, os livros estão mesmo falando bastante desse tema tão difícil. Desses livros só li A Culpa É Das Estrelas e amei a forma como o autor tratou toda a situação. Anotei as dicas, quero muito ler Zac e Mia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei a postagem e a conscientização trazida nele. Hoje em dia é uma das doenças mais recorrentes e gostei muito de saber alguns termos sobre ela que você abordou ainda trazendo exemplos de livros que falassem sobre tal.
    Li A culpa é das estrelas e Um amor para recordar e ambos me emocionaram muito. Os outros citados eu desconhecia e já anotei as dicas para próximas leituras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que postagem incrível, parabéns.
    Câncer, para mim, é algo muito complexo, pois perdi uma pessoa muito querida para essa doença tão trágica.
    Das obras citadas já li ACEDE e UAPR e foram leituras que ficaram gravadas para sempre na memória e no coração. Não sabia que a Trilogia The Black tinha essa temática e fiquei curiosa, principalmente por ser uma história não triste.
    Espero ver outras postagens assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei seu post, é muito importante abordar esse tema, ainda mais usando livros pra isso.
    Dos livros que você citou, só li A culpa é das estrelas e Um amor pra recordar, mas Zac & Mia já está na minha lista!
    Adorei esse tipo de post, poderia trazer sobre consciência negra!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não me lembro de ler uma postagem assim temático relacionada com os livros!! :) Uma conversa mais seria de vez em quando..! :)

    Eu já li A Culpa e das Estrelas! :) E gostei bastante na altura.. Os outros não conhecia e fiquei curioso com "Zac e Mia" :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Livros com esse tema além de estarem em alta, também podem ajudar pessoas que estejam passando por situações parecidas ou conheçam alguém; Desses que você mostrou eu conheço "Um amor para recordar" e "A culpa é das estrelas" Não li nenhum dos dois mas vi os filmes e chorei muito, em UAPR eu chorei feito criança com o final. Eu quero muito ler o Zac e Mia

    ResponderExcluir
  10. Um beleza de postagem, principalmente por falar de um assunto tão importante como o câncer. Eu quero ler a trilogia The Black. ACEDE me faz chorar na leitura e no filme, mesmo eu sabendo o qie vai acontecer. Os livros comovem mesmo, e difícil não se deixar levar prl carga emocional que carregam.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Muito bacana seu post, adorei!
    Li os dois primeiros e os outros coloquei na minha lista.
    Assunto sério e que rende ótimas leituras.
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Parabéns pela coluna e pelo post. Acho que o assunto é de extrema importância para ser discutido, para levar a conscientização. Eu li poucos livros com o tema, mas o que li, foram excelentes. Adorei - mesmo - sua coluna. Aguardo pelas próximas!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Helloo, tudo num anice?!
    Que post interessante. Trouxe um assunto bastante plausível e importante.
    Eu li A Culpa é das Estrelas e me senti tocada pela estória. Tenho curiosidade em ler Zac e Mia e não lembrava - quando li a sinopse - que se tratava de um livro que fala de câncer.
    Enfim, esse post é um meio importante para falar do câncer para as pessoas, conscientizar e trazer às claras a situação da doença.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  14. Que maravilha esse post.
    Amei as referências Literárias com os estágios em que os psicólogos usam para cada situação.
    Das opções que você pontuou, só li os dois primeiros até agora,mas Um Amor Para Recordar continua sento o meu mimo.
    Amei conhecer mais sobre o assunto, assim como essa coluna. Parabéns!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? O câncer realmente é uma doença muito triste e preocupante.
    Adorei as dicas literárias e dos livros citados só conheço A Culpa é das estrelas e um Amor para Recordar. Os outros já anotei as dicas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua ideia de relacionar os livros com a doença, é preocupante e grave quando temos de lidar com isso e incentivar a leitura de livros que abordem isso é muito legal, é uma forma de conscientizar as pessoas de que esse mal está mais perto do que imaginamos. Adorei seu post, ficou incrível!

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!
    Amei seu post. Suas explicações para associar os livros a cada tipo de situação, ficou perfeita. Eu já conhecia dois dos livros citados: "A culpa é das estrelas" e "Um amor para recordar". Realmente, só de pensar que vc ama tanto uma pessoa e ela está doente e não existe nada mais que possa ser feito é de cortar o coração. Imagine para quem trabalha com isso, deve ser muito complicado. Continue escrevendo esse tipo de post, eu particularmente gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Achei esse papo sério simplesmente incrível, não sabia muito sobre esses conceitos da psicologia e achei interessante saber. Dos livros citados ja li alguns e gostei bastante, na verdade gosto muito de livros que abordem doenças. E o Zac e Mia é um dos livros que eu pretendo ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Realmente câncer é um assunto muito sério e que infelizmente atinge muita gente. Minha vó faleceu a dois anos por causa de um câncer e foi horrível. Sei como é conhecer alguém que tem a doença e não é nada fácil...
    Gostei muito do post e do tema escolhido por você. E adorei o jeito que você construiu ele - e dos livros citados, eu só li "A Culpa é das Estrelas" que eu achei okay. E assisti ao filme do "Um Amor Para Recordar", é um dos poucos livros do Nicholas Sparks que não li. Mas gostei do filme.
    Os outros eu não conhecia. Mas adorei as indicações.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
  20. Olá, da sua lista só li os dois primeiros e gosto bastante deles, já li até outros livros sobre a doença que não estão aqui na sua lista, mas esse assunto é realmente serio e pesado e eu adoro como os livros retratam ele,confesso que estou um pouco esgotads desse assunto porque ele me deixa bem triste

    ResponderExcluir
  21. Olaa, como vai?

    AMEI a resenha.

    Gostei de como explicou sobre o câncer e o porquê de escrever sobre ele no inicio.
    Gostei de não ser algo tão simples sobre um livro só, voce apresentou livros que falam de questões diferentes, o que é muito bom, já que todas as outras resenhas e artigos foram simples.
    Gostei também de como falou o porquê dos livros serem relevantes;
    Porém, deu pouco espaço para cada livro, acho que podia ter desenvolvido a ideia um pouco mais.
    (Sendo um pouco chata, "Let It Go" não se encaixa no contexto, da próxima usa "Let's Go" que se encaixa mais).

    Beijos ⚛

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Infelizmente tenho algumas experiências com essa doença e só quem viu de perto pode realmente dizer como ela é triste. Gostei dos livros que você citou, apesar de só conhecer os dois primeiros mesmo, que acho que todos conhecem. Adorei conhecer as outras e vou adicionar na minha lista de leituras.
    Beijos.

    ResponderExcluir

  23. Oii, tudo bem?
    Muito bacana, temos que incentivar essas campanhas contra o câncer, já li a maioria dos livros citados, porém confesso que já estou um pouco saturada de personagens com câncer ou outras doenças, esta muito batido esse tema, mas olhando pelo angulo desse post é ótimo que incentiva as pessoas a se cuidar.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir
  24. Nossa, nunca tinha ouvido falar de Coping... Hehe... Mas sei que amei Zac e Mia e também A culpa é das estrelas. Acho que o câncer é uma doença de que as pessoas nem gostam de falar porque é difícil alguém que nunca perdeu uma pessoa especial pra ela. Eu perdi minha tia (na terceira vez em que lutou contra ela) e dois primos também tiveram, mas felizmente faz mais de 20 anos e nunca voltou. Não é uma doença nada bonita, mas por isso mesmo é importante estarmos atentos a ela.

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog