Resenha: A menina da Neve - Eowyn Ivey

Sinopse:
Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais ele, no duro trabalho da fazenda, ela, se perdendo na solidão e no desespero. Em um dos raros momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, ela simplesmente desaparece. Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no rigoroso inverno do Alasca. Enquanto o casal se esforça para entendê-la uma criança que poderia ter saído das páginas de um conto de fadas , eles começam a amá-la como se ela fosse filha deles. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles.

Livro: A menina da neve/ Autora: Eowyn Ivey / Gênero: drama/ mistério/ fantasia / Ano de Lançamento: 2015 / Editora: Novo Conceito / Idioma: Português / Comprar: Amazon.


                                                         

Eu não sei como é a relação de vocês com os livros, mas tem histórias que me tocam fortemente, histórias que trazem consigo uma mensagem atrelada e que, muitas vezes é difícil de desapegar. A forma que eu encontro de desapegar é escrevendo e é esse o intuito desse blog. Comprei esse livro logo quando ele lançou ano passado, alguma coisa na história me fez comprar ele, mas nunca o pegava, sempre dizia para mim mesmo que a hora não tinha chegado. A hora chegou esse ano de uma forma bem suave. Estava eu procurando o que ler e de repente levanto, vou até a estante e pego esse livro. A duração da leitura foi lenta, embora esse livro não tenha uma escrita difícil. Esse é um daqueles livros que poucas páginas já saciam sua vontade de ler durante um dia. Poucas páginas te deixam pensando e pensando e pensando sem saber que rumo a história vai tomar. 

Aqui conhecemos Jack e Mabel. O sonho do casal é ter filhos e eles até conseguiram conceber um bebê, mas ele nasceu morto. Inconsolados eles se mudam para o Alasca. Mas não e o Alasca que nós conhecemos hoje, o livro se passa em 1920, e nesse tempo a sobrevivência, principalmente no inverno era difícil.

Foi por isso que eles se mudaram para o norte - para construir uma vida do zero? Ou foi o medo que a motivou? Medo do cinza não só nas mechas dos seus cabelos e nas suas bochechas flácidas, mas do cinza mais profundo nos ossos, tanto que ela achava que podia se transformar em poeira e simplesmente se espalhar com o vento.

O relacionamento deles, inclusive, estava começando a ficar abalado até que em um raro momento de descontração eles resolvem fazer um boneco de neve. Poem um belo cachecol vermelho e luvas e esculpem o rosto da bela menina de neve de um jeito que se parecesse com que ela fosse uma menina de verdade, a filha tão aguardada por eles.


_ Espere - disse ela - vamos fazer um boneco de neve
_ O quê?
_ Um boneco de neve. É perfeito. Neve perfeita para um boneco de neve.

A surpresa maior do casal foi ver que pouco tempo depois o boneco de neve sumiu, mas uma menina linda começou a aparecer aos arredores. Ela aparecia e ia para a floresta do mesmo jeito: quase como se fosse mágica e a vinda dessa menina vai começando a preencher lugares vazios na vida desse casal. Será que ela era verdade? Ou o desejo de ter uma filha os fez imaginar uma linda menininha?

Esse livro me fascinou! Não esperem uma história arrebatadora, mas sim uma história linear e bem escrita que funcionou para mim quase como uma metáfora. Tinha momentos em que o inverno para mim se assemelhava a uma depressão, a um luto vivido por aquele casal e que a vinda da menina funciona quase como um processo de ressignificação, um vivenciar do luto e uma abertura para o que vem depois, afinal o que é a perda de um filho senão um processo de luto? Ao mesmo tempo nós vemos de uma maneira até profunda como era o Alasca e como é difícil e, até mesmo brutal, a luta pela sobrevivência.

Somado a isso, o final desse livro toma um rumo totalmente inesperado. É inteiramente bem construído e bem escrito. Aproveito para dar os parabéns ao pessoal responsável pela revisão ortográfica que está impecável, assim como a diagramação. É quase como se o livro pulsasse em sua mão de tão lindo que foi o trabalho deles. Porém eu devo um alerta: não leiam com pressa, sintam esse livro de tal forma como ele merece. 

Curiosidades:

  • Esse livro foi finalista do prêmio do prêmio Pulitzer no ano de 2013.
  • A autora, mora no Alasca, então ela tem propriedade para falar do assunto.
  • Ele foi baseado em um conto infantil Russo chamado Snegurochka que é a história da filha do inverno com a primavera.



29 comentários:

  1. Se não me engano, já tinha visto o nome desse livro por aí, mas nunca tinha me sentido realmente atraída por ele. Gostei do certo mistério que está em volta da menina, e saber que a autora contruiu tudo tão bem é de aquecer o coração mesmo na neve hahaha. Parece ser mesmo uma história difícil de desapegar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu me lembro do lançamento desse livro, mas não me lembrava muito bem da sinopse. Fiquei feliz em saber que a história funcionou para ti e que você a enxergou como uma metáfora. Realmente, o inverno, o frio pode se relacionar com a depressão. Adorei suas considerações, fiquei bem mais interessada pela obra atualmente do que na época do lançamento.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Cat, o que mais gostei da sua resenha foram as curiosidades. Não sabia que a autora morava no Alaska e acho que isso dá bastante credibilidade ao livro. Achei a premissa do livro linda e estou curiosa para ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Quando eu li esse livro, u não esperava nada dessa leitura.
    Ela me envolveu totalmente, tanto que só parei quando cheguei a última página.
    Um livro lindo e emocionante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia do que se tratava. Achei linda a resenha, essa relação que você fez da neve com os sentimentos dos personagens. Fiquei bastante curiosa para entender essa menina que aparece... hahahaha Já imaginei mil possibilidades! Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Li esse livro ano passado e achei muito bom tb.
    É mesmo uma história linear, como vc disse, mas que realmente prende até a última página.
    Uma história de coragem, amizade e amor.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desconhecia a obra, mas achei a premissa super interessante e seus levantamentos sobre ela me deixaram com muita vontade de lê-lo.
    Sua comparação entre o inverno e a depressão e o surgimento da menina como uma segunda oportunidade ao casal na forma de um novo significado para viver me intrigou bastante.
    As curiosidades também são muito interessantes e saber que a autora mora no Alasca me deixou bem curiosa para conferir a ambientação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    EU não fazia ideia da existência deste livro mas ainda bem que apreciaste assim tanto a leitura!!! :) Eu talvez leia, porque aprecio bastante a premissa..!

    Compreendo perfeitamente porque dizes ser importante ler com o devido tempo e sem pressas..! Que bom que esta bem escrito e construído e que o final e inesperado (adoro isso!!) :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Já vi este livro em vários lugares, mas nunca me interessei totalmente, pelo menos não até agora.
    Sua resenha me deixou instigou muito, não pretendo ler agora, por ele ser uma leitura lenta, mas com certeza quero ler essa obra mais para frente.
    Sua resenha está muito boa ^^
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Quando esse livro foi lançado minha vontade de ler ele era imensa, mas, conforme foi passando o tempo, fui amornando o desejo, infelizmente.
    Gostei muito da sua resenha e acho interessante obras que seguem essa linearidade que essa obra apresentam e funcionam quase como metáforas. Ler sua resenha foi como reascender uma chama apagada para algo.
    Vou tentar ler em breve, já que ele está na estante pegando poeira rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. oie, li esse livro assim que ele saiu e gostei muito. Assim como você eu sentia que o inverno era a depressão e quando lia sentia o frio bater no lado de fora e no lado de dentro pela dor do casal, além de o cenário ser tão bem descrito que eu conseguia me sentir nele. Adorei o livro e concordo com você que não é algo impactante e sim para nos deixar refletindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara que bom que você curtiu tanto quanto eu, obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu conheço o livro de capa, e acho ela linda, mas não sabia do que se tratava a obra, e adorei saber. Parece ser um livro bem profundo e o tem é bem interessante. Fiquei curiosa com a história e vou anotar a dica aqui, espero pode conferir a obra em breve.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Assim que vi esse lançamento fiquei interessada, li várias resenhas e o adicionei a wishlist, só que meio que esqueci desse livro e até hoje não o comprei. Tenho o interesse em ler esse livro, pois a premissa me parece ser muito boa, seu comentário sobre a obra me deixou bem curiosa, já que você foi a primeira pessoa que ficou nítido o quanto gostou e aproveitou a leitura. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hello dear,
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro. Você acabou de me convencer a ler esse livro! Já havia visto algumas resenhas sobre ele, mas sempre protelei a leitura. Parece uma trama leve com algo inovador...

    P.S Você acabou de me convencer a ler esse livro!

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh Alice que felicidade ver isso! Obrigada pela visita e boa leitura!

      Excluir
  15. Oi Cat, faz tempo que esse livro está na minha lista de desejados porém eu ainda não tive oportunidade de comprar. Só não sei se consigo seguir seu conselho e ler ele devagar pois eu sou muito curiosa para isso é vou querer saber qual o real significado dessa menininha que aparece para eles.
    Tenho certeza que deve ser uma história linda mesmo e fico feliz que ela tenha te passado tantas coisas boas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá =)
    Eu já conhecia esse livro por ver a capa dele por ai, que por sinal acho linda. Mas eu não sabia do que se tratava a história e nem imaginava que fosse tão linda. O livro parece trazer uma história emocionante. Já anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Oiii,

    Eu já tinha visto esse livro antes, mas nunca tinha parado sequer para ler a sinopse. Achei maravilhosa sua resenha e me deixou bem curiosa para ler, pela maneira como descreveu me lembrou muito de Neve na Primavera e isto me deixou bem curiosa para ler, pois foi um livro que me deixou apaixonadaaaaa. Já anotei a dica :D

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Acho que fui a única pessoa que não gostou desse livro... Rs... Tinha uma expectativa bem diferente a respeito da história, mas o relacionamento do casal com a menina acabou me decepcionando. Fico feliz que ele tenha funcionado bem mais pra você e que tenha te tocado e te fascinado, é muito bom quando uma obra tem esse efeito na gente.

    ResponderExcluir
  19. OI Cat
    Você me convenceu! Adorei sua resenha, achei super bem escrita e didática. Adorei as curiosidades também, ficaram ótimas
    Eu gosto muito de livros simbólicos, e a Menina da Neve parece ter este e outros ingredientes que me farão gostar do livro
    Dica anotada!!
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Toda vez em que vago por uma livraria, acabo com esse livro na mão. E não sei ainda por qual motivo ainda não o adquiri. Sua arte/capa é completamente linda e sua sinopse é excelente.
    Preciso desse livro para ontem e fiquei muito feliz por saber que há surpresas no final dele. Eu gosto disso numa leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Li muitas resenhas sobre esse livro ano passado. Sinto muita curiosidade em saber qual é o mistério, se é que há algum de fato, né?
    Sei como é comprar um livro e achar que a hora de ler ainda não chegou, tenho muitos aqui esperando essa hora chegar. Rss
    Sua resenha está belíssima, dá pra perceber realmente que o livro te tocou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Cat, fiquei encantada com a premissa desse livro. Parece ser uma daquelas leituras que queremos guardar para ler num final de semana chuvoso, embaixo das cobertas. Fiquei intrigada para saber o porquê das aparições da menina de neve, tudo bem instigante! Agradeço a dica, abraços

    ResponderExcluir
  23. Oi querida,
    Eu já vi tanto esse livro mas nunca parei para ler uma resenha dela. Você acabou de me convencer a ler esse livro! Já havia visto algumas resenhas sobre ele, mas sempre protelei a leitura. Parece um drama leve com algo inovador... tem um mistério tão gostoso de se ler.

    Fico muito feliz que tenha gostado do livro e assim que encontrar vou ler ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  24. Olá Cat,
    nunca ouvi falar nesse livro, mas sua resenha me lembrou o que senti ao ler o Jardim de Inverno, que me marcou profundamente. Fiquei imensamente curiosa sobre essa menininha, e que rumo tomará a história.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    Esse livro parece ser tão lindo e comovente ♥ fiquei babando pela capa quando o vi no catálogo de lançamento da editora, quando ele estava para ser lançado, mas até agora não o li. Parece ser mesmo incrível, o tipo de livro que a gente tem que ler devagar para saborear a história, e também aparenta ser encantador. Espero poder lê-lo em breve.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro em outro blogs e fiquei muito empolgada para conhecer a história. Sua resenha me mostrou como o enredo é cativante e como um desejo profundo pode mexer com a mente humana.
    Amei a sua resenha e se tiver oportunidade vou ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog