Papo sério: Transtornos mentais e os livros


Vira e mexe nós vemos um livro, na qual o protagonista sofre de algum tipo de transtorno mental. É lindo quando o autor explora isso bem, mas me chateia muito quando não, sendo assim, esse papo sério eu selecionei vários livrinhos com vários transtornos mentais para explorar cada um deles vamos lá?

1) Alzheimer

O  mal de Alzheimer é um tipo de doença degenerativa que se enquadra no quadro das demências, a principal característica dessa patologia é o fato do portador esquecer fatos de seu cotidiano e das pessoas de seu convívio. É uma doença progressiva que começa com pequenos lapsos de memória e em sue estágio mais agudo a pessoa não lembra quase nada. Ela mais incidente em idosos. Escolhi essa patologia porque ela está MUITÍSSIMO bem representada no livro Para sempre Alice da Lisa Genova, um livro que conta a história de uma mulher desde a descoberta da doença. Esse livro já foi adaptado para o cinema e é uma história que vale a pena ser conferida.


2) Depressão

A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns nos dias de hoje. A depressão é conhecido como um quadro de tristeza profunda e recorrente que permanece por tempo superior a 6 meses. Possui vários subtipos e estágios que varia desde a mais leve, também conhecido como astenia e indo até a mais severa. É comum pessoas com depressão ser taxadas pela família como manhosas ou preguiçosas, mas não é bem assim, é uma doença série e que deve ser tratado. Para ilustrar esse transtorno eu escolhi  o livro A redoma de Vidro da Sylvia Plath que foi lançado em 1963 e até hoje se constitui como um dos mais brilhantes livros sobre depressão que existe. Um dado sobre o livro é que ele é autobiográfico e o autor cometeu suicídio aos 30 anos. O suicídio também é muito associado com a depressão, mas isso é fato para outra coluna.


3) Psicopatia

A psicopatia é uma polêmica, pois muitas pessoas ainda veem esse transtorno como uma falha de caráter. A principal característica desse transtorno é que o portador não sente as emoções, ele não tem remorso pelo que ele pratica. Um psicopata é sistemático e, quando comete crimes, por vezes ele desafia as pessoas a descobrirem quem ele é. Ele sempre deixa uma pista. Mas não se enganem, os psicopatas são pessoas educadas e no dia-a-dia é difícil descobrir quem são. Isso é trabalhado pela psiquiatra em Ana Beatriz Barbosa Silva, em seu livro famoso Mentes perigosas. Porém, o livro que eu trouxe para ilustrar esse transtorno foi O Perfume do Patrick Suskind. Neste livro o protagonista é um serial Killer que mata as mulheres para fabricar perfumes.


4) Transtorno Bipolar

O transtorno Bipolar é um tipo de transtorno em que a pessoa alterna momentos de depressão e momentos de mania e isso é o que torna difícil o diagnóstico e a medicação que varia entre remédio para depressão o de mania. Para exemplificar esse transtorno eu trouxe um livro na qual a autora foi infeliz na escolha e por isso, eu não gostei muito do livro. O Real escrito pela Katy Evans traz como protagonista o Remi, uma pessoa que ao longo da trama descobrimos que ele tem transtorno Bipolar, mas essa é a desculpa que a autora usa para ele ser brigão. Não, transtorno bipolar não é vandalismo e não é justificativa para a agressão, mesmo podendo ter traços agressivos.



Enfim... acho que eu poderia passar horas aqui falando sobre livros bons e ruins com transtorno, mas hoje selecionei apenas esse, já pensando em fazer um novo post sobre isso. Agora quero ouvir vocês, o que acharam? Acham que é válido? Conhece algum livro com transtorno? 

Beijos e até mais!

PS: ACEITO TAMBÉM SUGESTÕES SOBRE TEMAS PARA O PAPO SÉRIO, QUE ACHAM DE ME PROPOR UM DESAFIO?






25 comentários:

  1. Oii.
    Gostei muito da postagem, além de poder conhecer um pouco mais sobre certos transtornos, pude conhecer alguns livros.
    Pelo que me lembre, nunca li nada parecido, mas já assisti Perfume: a História de um Assassino e Para Sempre Alice, é simplesmente emocionante e surpreendente!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Sua postagem está muito interessante, foi muito bom aprender um pouco mais sobre esses transtornos. Já assisti "Para sempre Alice" e me emocionei muito, espero ler o livro em breve, também pretendo ler "A redoma de vidro". Continue com posts assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu li todos, minto Alice só vi o filme que já agradou demais, só depois fiquei sabendo que tinha o livro.
    O Perfume achei esse "psicopata" bem diferente de outros livros que li, imagine tentar vachar a essência do amor?! Mas um que até hoje não esqueço é: Precisamos falar sobre Kevin, me senti dopada com a leitura. Ficou bem legal os livros que escolheu com os temas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu ainda não li "Para sempre Alice", mas tenho muita curiosidade de fazê-lo. O Nicholas Sparks tem um livro onde um personagem tem Alzheimer também, né? Não lembro o nome agora...hehe' *-* Ainda não conhecia "A redoma de vidro", mas sei de outros livros onde os personagens têm depressão. Eu também não gostei de "Real", mas não lembro se cheguei a ler algum outro livro que falasse sobre transtorno bipolar.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adorei seu post. Mesmo alguns desses assunto sendo um pouco pesados é sempre bom conhecer melhor sobre esses transtornos, afinal estamos 24 horas por dia em contato com outras pessoas.
    Posso dar uma sugestão? Já que você pediu ao final do post. Será que há algum livro que fale sobre esquizofrenia, por exemplo? A esquizofrenia também é um transtorno e em alguns casos só sabemos que a pessoa tem quando ela tem algum surto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taisa pode deixar que irei procurar sim e trago. Obrigada!!!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem por aí?

    Eu adorei a sua ideia de reunir transtornos mentais e livros que abordam o tema. Infelizmente, ainda não li nenhum dos que você citou, mas "Para Sempre Alice" e "O Perfume" estão na minha lista dos livros que quero ler. Obrigado por me lembrar deles, vou tentar lê-los em 2017. Parabéns pela postagem e pelo blog!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Helloo, tudo numa nice?!
    Acredito já ter lido outra coluna como essa aqui no blog e posso dizer que achei bem interessante a forma que você trata de assuntos importantes. Um transtorno que eu acho instigante e que até mesmo escrevi sobre é psicopatia. Muitas pessoas acreditam que psicopatas agem de forma extenuada mostrando um comportamento assustador, mas não é bem assim como você mesma trouxe aqui. Eles são deliberados e difíceis de descobrir. Eu acho que já devo ter visto o filme de Perfume - mas não assisti porque na época era pequena e meus pais não deixaram. Mas é bastante importante tratar de assuntos sérios.
    Ótimo post.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  8. Alzheimer é a doença de que mais tenho medo, todas as irmãs da minha avó tiveram, nem sei se consigo ler algo com o tema. Já depressão é algo que gosto de ver abordado, e sou louca pra ler A redoma de vidro. Psicopatia não é minha praia, e acho que nunca li nada com transtorno bipolar, pena que esse livro não me atrai nem um pouco.

    ResponderExcluir
  9. Acho super interessante quando livros relatam problemas de saúde, de uma maneira tão delicada e singela. Para Sempre Alice fala do Alzheimer sem abandonar um bom enredo e sem deixar lacunas e pontos negativos. Sou louco para ler Perfume, a psicopatia está tanto ao nosso redor que precisamos ler mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Adorei o seu post e não conhecia a maioria dos livros. Já sabia da doença de Alzheimer estar presente em Para Sempre Alice, mas não sabia que Real tinha Transtorno Bipolar e, este, era era um livro que eu havia descartado completamente, mas que voltou para a lista de desejados.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Acho bem interessante quando os livros conseguem tratar sobre problemas tão importantes de uma forma natural e dentro da vida do personagem, ainda não li nenhum dos livros, mas já conhecia Para Sempre Alice pelo filme e Real que li alguns resenhas, mas não sabia que ele falava sobre o Transtorno Bipolar, e achei legal ele falar de um tema tão serio e importante !!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O Para Sempre Alice eu não li o livro, mas vi o filme, preciso pegar para ler.
    Tenho muita vontade de ler A Redoma de Vidro da Sylvia Plath justamente por causa da história dela com a depressão e suicídio.
    Acho que TOC é um tema legal para o papo sério ;)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa matéria, realmente interessante, adoro ler e pesquisar sobre transtornos mentais e talvez esse seja o tema do meu tcc, ainda estou pensando e pesquisando haha
    adorei as dicas, já conhecia o perfume, mas só assisti o filme, irei ler agr após sua dica, e para sempre alice não sabia que se tratavade alzheimar, adorei saber e irei conferir também

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Achei bem interessante a temática escolhida e devo confessar que dos livros citados li apenas Real. Tenho que concordar que a autora distorce o transtorno utilizando-o como desculpa para atos de violência e vandalismo, ainda assim gostei da leitura.
    Tenho muita vontade de ler mas ainda não tive oportunidade Para sempre Alice.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da matéria, principalmente por ser um tema ignorado pelas pessoas. Eu tenho muita paixão por psicologia, por isso estou me sentindo envergonhada por não ter lido nenhum desses. Já ouvi falar de Para Sempre Alice, é verdade, mas não tive oportunidade nem de ver o filme, nem de ler o livro. Ainda.
    Achei interessante a Redoma de Vidro e Perfume. Mas com toda certeza não leria Real.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Que matéria mais interessante, adorei poder conferi-la.
    Eu já tive a oportunidade de ler vários livros que trazem inúmeros distúrbios e todos foram muito bem escritos e emocionantes. Eu não sabia que Para sempre Alice se tratava disso, fiquei surpresa e com vontade ler. Também fiquei curiosa a respeito de A redoma de vidro, depressão é realmente um assunto muito sério e que precisa ser discutido.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu também gosto muito desses livros que falam sobre transtornos, você separou livros muito interessantes só uma pena que eu não conheço nenhum deles, mas achei as tramas muito boas, já peguei umas dicas e com certeza lerei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Tudo bom?
    Gostei muito da sua postagem e realmente tem vários autores que exploram doenças em seus livros, mas tem uns que dá pra ver que são um pouco forçados.
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua ideia para esse post e espero que faça outro com outros transtornos, pois ficou muito bom!
    Eu acho super válido o livro trazer esse tipo de assunto, sabe? Aprendi muito sobre Sindrome de Aspeger lendo Como Procurar um Cachorro Perdido.

    ResponderExcluir
  20. Amei este post.

    Vários desses livros eu não conhecia então fui acrescentando na minha lista de desejados. Amo livros que abordam esses tipos de temas, então com certeza fiquei bastante curiosa para ler todos.

    ResponderExcluir
  21. O problema com Real não é nem a autora usar como desculpa, mas a forma como ela usa... Quer dizer, acho que se ela tivesse trabalhado um pouco mais a ideia, e colocado o lado dele brigão como uma forma de terapia - e se ele usasse esse lado só no ring - poderia ter ficado lindo. Enfim, eu curti o livro, quero ler os próximos, mas tem suas falhas que poderiam ter sido facilmente resolvidas...
    Quero muito ler algo da Plath, mas tenho medo sabe? Ainda mais que é um assunto delicado para mim...
    O da Alice me parece interessante, assim como Perfume - dois livros que eu deveria ter na minha lista de leituras mas que sempre vou empurrando e passando outros na frente...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  22. Eu li Para Sempre Alice e gostei demais. Fiquei comovida em como ela foi perdendo a consciência e o domínio do próprio corpo. Tenho curiosidade para ler Real, mas tenho medo de cair no lugar comum dos new adults. Amei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Adorei essa postagem! Muito importante! Eu não sabia que Real abordava a bipolaridade... Mas que pena que a autora usou esse diagnóstico para justificar a violência do personagem. :/ Sempre quis ler Para Sempre Alice. Sobre depressão, recomendo e muito a duologia nacional: Uma Canção para a Libélula, da Juliana Daglio. ;)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog