Resenha: Harry Potter e a criança amaldiçoada - J.K. Rowling

Sinopse:Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.





Livro: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada/ Autora: J.K. Rowling/ Gênero: Fantasia / Ano de Lançamento: 2016 / Editora: Rocco / Idioma: Português / Comprar: Cultura.


E a magia continua... eu nunca pensei que eu iria ver isso acontecer, não depois de ficar órfã de Harry e sua turma, após ter crescido ao lado deles. Confesso que quando eu vi que o roteiro da peça iria virar um livro, conhecido como o oitavo livro da série eu fiquei apreensiva. Não que eu não quisesse mais um livro da série. Claro que eu queria, mas eu tinha medo que a autora conseguisse estragar aquilo que para mim foi perfeito por não conseguir dar um final à história.

O meu maior medo com relação a esse livro foi que ela trouxesse um livro infanto-juvenil. Eu sei que Harry Potter, originalmente, é uma história infanto juvenil, mas quem cresceu com a série como eu, foi vendo o bruxinho crescer. Durante os livros mostra o crescimento de Harry Potter de um pré-adolescente para um quase adulto. É tanto que os últimos livros da série, tem um conteúdo um pouco mais amadurecido que o primeiro. Somado a isso, toda a geração que cresceu lendo Harry Potter, já é adulta hoje! Felizmente esse meu receio foi infundado! Temos um livro em que Harry é adulto, com dramas de adulto como problemas no emprego e dúvidas quanto ao papel de pai.

Por outro lado, ela conseguiu também agradar a nova geração, ao focar em um dos filhos de Harry, o Alvo. Ele é um adolescente que está entrando em seu primeiro ano em Hogwarts e sente nos ombros toda a pressão de ser filho do menino que sobreviveu e carregar o nome de dois grandes diretores de Hogwards. Ele está buscando sua identidade, mas tem a pressão de dar orgulho a seu pai que foi pra Grifinória, que encontrou os melhores amigos na escola e ainda mantém amizade com eles.

Falar sobre os personagens desse livro é pura nostalgia. Conseguimos matar as saudades de Harry, Rony e Hermione, assim como ver o que cada um está fazendo hoje. Vemos um Malfoy bonzinho e, mesmo encrencando com Harry, conseguem batalhar juntos. Além disso, eu nunca pensei que ia dizer isso, mas eu me apaixonei por um Malfoy: Escórpio, o filho de Draco que é muito fofo!!!! Vemos também muitos dados sobre Snape, inclusive a forma do Patrono dele. Senti falta dos outros filhos de Harry, o Tiago que pouco aparece e a Lilian que não aparece.

Como todos já sabem o livro é a cópia do roteiro da peça, ou seja, a narração é bem diferente dos outros livros. Neste nós temos muito diálogos e poucas descrições de cenários. Os cenários que me vieram na mente foram os que eu já sabia de livros anteriores. Mas isso não prejudica a leitura que é bem rapidinha, por sinal.

Por fim, eu tenho que tirar o chapéu mais uma vez para J.K. Eu critico os autores que não sabem por fim nas histórias porque elas acabam se repetindo, mas ela não se repete em momento nenhum. Ela tem assunto para contar. Ela tem história, mesmo fazendo referência a praticamente todos os outros livros da série, sobretudo o quatro. Ela sabe onde pode ir e até onde pode chegar. Inclusive, ela até deixa margem para outros livros futuros. POR FAVOR, FAÇA OUTRO!!!


26 comentários:

  1. Oiii!!!
    Você acredita que ainda não li ainda a saga? Vou ganhar de Natal e ano que vem vou ler finalmente!!!! Vi todos os filmes e estou morrendo de vontade de ler esse livro também hehehe.
    Gostei da sua resenha, conseguiu expor fatos que quem viu só os filmes, consegue ter uma noção de como o livro é bom. Fico feliz que não tenha se decepcionado com a leitura. Quem sabe ela não escreva mais rs. Estou torcendo aqui junto kkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Só li os dois primeiros de Harry Potter mas amo pelos filmes hahaha, a minha meta da vida é terminar de ler todos os livros, fiquei louca quando soube desse oitavo livro, ainda não li, mas uns amigos já leram e já sei o final, estou louca para ler logo e ter minha própria opinião já que há tantas opiniões divergentes por aí.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Também sou apaixonada pelo universo de HP e estou lendo esse livro, confesso que foi bem divertido reencontrar os personagens, agora mais velhos e bem maduros. A problemática com o Harry e o filho também foi bem desenvolvida, o que tem me agradado bastante. Só faço uma ressalva, para o fato de que a escrita não é da própria J.K Rowling, na verdade foram os roteiristas que criaram tudo e ela claro, acompanhou de perto e também deu seu aval para tanto. Por isso, muitos fãs ficaram revoltados, já que o livro se assemelha a uma fanfic. Ainda assim estou apreciando a leitura e essa forma de escrita em roteiro, incomodou um pouco mas logo me acostumei.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu estou muito ansiosa para fazer essa leitura também e estou contando os dias para chegar meu exemplar logo. Sou fã assumida desse universo todo, por isso já sei que será uma leitura maravilhosa, realmente as expectativas estão lá em cima. Adorei poder conferir suas impressões a respeito, o que me deixou muito mais motivada para conferir também. O que me deixa mais intrigada é a questão do roteiro e se eu vou me adaptar com isso, mas tudo bem..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler a saga este ano e estou no quinto livro, totalmente envolvida pela trama e pela escrita da Rowling. Este livro aqui, infelizmente, já peguei mutos spoilers, mas ainda assim, quero ler.
    Adorei saber a sua opinião e principalmente a maneira como você iniciou a sua resenha: a magia continua (mesmo)
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O meu livro esta para chegar e estou louca para ler, acho que vou passar na frente de todas as leituras.

    Porém, confesso que estou com medo de me decepcionar.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu também cresci com o harry.
    Li o primeiro livro com 11 anos, o segundo com 12 e assim sucessivamente.
    Acabei de ganhar o livro do meu namorado e admito que estou morrendo de medo de ler e estragar o que pra mim foi tão perfeito.
    Mas vendo comentários positivos estou tomando coragem aos poucos.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Eu também cresci com o harry.
    Li o primeiro livro com 11 anos, o segundo com 12 e assim sucessivamente.
    Acabei de ganhar o livro do meu namorado e admito que estou morrendo de medo de ler e estragar o que pra mim foi tão perfeito.
    Mas vendo comentários positivos estou tomando coragem aos poucos.

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Estou adorando conferir as várias opiniões sobre o HP8! Como você mesmo disse é uma nostalgia incalculável!
    Estou louca pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu li e também gostei de matar as saudades. Mas embora JK tenha permitido quem escreveu o roteiro da peça apresentou um Rony mais babaca que antes e outra coisa como foi que Valdemort teve tempo de fazer sexo em meio a uma batalha? Ahhh e a professora Mc Gonagall aguentando pitti de Harry? NUnca! Mas rever Severo e Dumbledore foi demais! E eu também amei o Escórpio e Alvo me irritou bastante!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Marcia quando eu vi ela aguentando Piti eu fiz uma cara de "como assim?" kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Espero que você não leve a mal meu comentário... Até porque é tão difícil comentar sobre HP sem ser interpretada no pior dos sentidos...rs
    Para mim, esse é um livro que se repete... Se a gente pensar friamente no assunto, o filho do Harry tem os mesmos dilemas e problemas que o Harry teve - em um outro momento, em um outro nível, mas sim, ele está tentando se encontrar e não contar com o peso de seu sobrenome assim como o pai.
    Acho que o HP não tem mais o que contar. Ao mesmo tempo, acredito que o universo que a autora criou é tão grande e tão rico que pode continuar rendendo muitas histórias. Um belo exemplo é o novo filme que não tem referencia ao Harry e pelo que vi das críticas está muito bom...
    Por outro lado, super entendo sua posição na resenha - e acredito que esse tenha sido o real objetivo da obra... Agradar os fãs que cresceram com o garoto e mostrar como está sua vida agora.
    Só acho estranho todo mundo falar que não traz descrições de cenário e tal (uma vez que é um roteiro e isso é super importante). Como eu leio muitas peças de teatro acharia isso super esquisito não ter os cenários descritos (antes das cenas) e nem as motivações dos personagens (coisas que quem não lê roteiros acha bem estranho na leitura, mas que é de suma importância na montagem de um espetáculo).
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros
    (PS: não fique com raiva de mim por eu não ser fã do bruxinho...rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo sim seu comentário Lica, até compreeendo em alguns pontos, mas é que tenho pensamento de fã e qualquer pedacinho a mais pra mim é maravihoso kkk

      Excluir
  12. Oii, tudo bom? Eu li apenas os três primeiros volumes de HP até agora, mas quero ler todos os que faltam em 2017. Não sei se lerei este, mas gostei bastante da sua resenha!! J.K. é maravilhosa!! Sou super fã, especialmente quando está sob o pseudônimo de Robert Galbraith :D Realmente livros de roteiro ou discursos costumam ser rapidinhos de ler. E que bom que amou tanto a leitura!!! Li resenhas realmente negativas sobre ele...

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Eu ainda não li o livro, porque tenho bastante receio. Há muitas coisas que eu não gosto na premissa dele e acho que só funcionaria como a peça de teatro mesmo, mas vamos ver e pagar para ver. Quero ver mais como os filhos do nosso trio se comportam. Adorei sua resenha, uma positiva em meio há tnatas negativas. haha.

    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Essa leitura é bem nostálgica para os fãs não é? Concordo contigo com relação ao medo de ela trazer algo mais infanto-juvenil e não maduro como a série terminou. Ainda bem que nosso medo foi infundado e que a leitura tenha sido agradável para você. Foi bem interessante ver o Malfoy sendo bonzinho e achei muito legal pensar nessa obra como uma chance diferente para alguns personagens.
    Fiquei com uma baita vontade de reler esse livro.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu estou muito indecisa sobre ler ou não a obra. Tenho medo que tire a magia que foi do último livro. Mas sei lá, vejo tantas resenhas com opiniões diversas, que acaba batendo a curiosidade de embarcar de novo nesse universo, sabe? Ainda vou ver se leio ou não. Mas adorei sua resenha, que bom saber que você sentiu que a magia continua. ♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Vergonhoso o que eu vou falar mas eu gosto mais dos filmes de HP do que dos livros, mas é porque eu vi os filmes primeiro e quando fui ler os livros eu não consegui. Mas enfim, esse livro eu estou louca para ler e assim como você, eu tinha receio que fosse mais juvenil também, mas saber que ele é adulto e passa por dramas adultos me anima muito mais. Adorei ler a sua resenha e conhecer um pouco mais sobre a trama, menina, essa capa está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  17. OII!!!


    Olha estou devendo a leitura de HP. Depois que assisti animais fantásticos e ondem habitam prometi que leria todas as obras da autora e pelo visto nesse lançado tanto tempo depois ela não decepcionou. Fico muito feliz que a trajetória do Harry e suas dúvidas tenham lhe conquistado e mais ainda por acompanharmos seu filho. Beijos e pretendo ler tudo, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Infelizmente a minha opinião é bem contrária da sua. Ainda não consegui terminar essa obra de tão chata e descaracterizadora que achei. O Harry descrito nela, apesar de ser bem mais velho, não é o mesmo que conhecemos e chega doer pensar que o relacionamento do filho com ele seria assim. Enfim, não gostei nada e para mim foi uma leitura totalmente descartável.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu amo Harry, amo todo esse mundo criar, e vou amar tudo que sair dele. Assim como você, tiro o chapéu para J.K, muitos não gostaram dessa obra, mas acho que ela veio completar um pouco o 7º livro e conhecer ainda mais a índole do filho de Harry. Eu sou suspeito para falar de tudo isso pois sou um fã incondicional e sempre continuarei sendo.
    Espero ver esse livro em breve, em forma de filme.

    ResponderExcluir
  20. Oi!

    Infelizmente eu não curto Harry Potter, então não tenho muito o que dizer nessa resenha a não ser de que você arrasou! Tenho vários amigos que curtem a obra e que tem os mesmos pensamentos, mas HP nunca me interessou. Quem sabe, um dia, eu dê uma oportunidade...

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Quando soube que teríamos mais um livro, também fiquei com medo e feliz ao mesmo tempo, mas estou doida para ler, principalmente para poder descobrir o que aconteceu com nossos personagens e estou curiosa sobre o filho do Draco que parece ter encanto os leitor, estou doida para ler !!

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Me julgue, mas ainda não tive vontade alguma de ler HP mesmo sendo fã de fantasia principalmente quando envolve magia!
    Dessa forma, para mim esse livro não despertou interesse algum. Porém, tenho certeza que fãs, assim como você, adoraram poder acompanhar o que acontece com o bruxinho quando ele está maior.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Puxa vida eu preciso comprar esse livro. No momento estou matando a saudade de HP relendo a série mas pretendo comprar esse livro em Janeiro e fico feliz de saber que vai dar para matar a saudade do Rony, Hermione. E um Draco bonzinho.
    Quero ler logo.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li a série HP? mas já vi os filmes e sou apaixonada pelo universo criado pela J.K, desde que vi o lançamento desse livro fiquei ansiosa de cara, achei muito interessante o enredo e é muito bom reviver essa nostalgia de novo, com certeza lerei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog