Resenha: A ilha de Kansnubra e o portal perdido - Andrew Ulisses

Sinopse:Garley é um tímido estudante de dezesseis anos que encontra um misterioso medalhão de ouro e é transportado a uma ilha chamada Kansnubra. Localizado no enigmático Triângulo das Bermudas, este fantástico lugar é palco de mago, bruxas e dragões. Para encontrar o portal perdido e retornar a sua vida normal, Garley deverá criar coragem e cumprir uma missão. Com a ajuda de Aldrich, Johnny, Laura, Jorge e Alix, eles partem em direção ao Monte Tylan, mas monstruosas criaturas e poderosos inimigos cruzam o caminho dos jovens. Será que Garley conseguirá enfrentar seus medos e alcançar o objetivo?





Livro: A ilha de Kansnubra e o portal perdido/ Gênero: Fantasia / Ano de Lançamento: 2013 / Editora: Novo século / Idioma: Português / Comprar: Saraiva.
                                                                  

A resenha de hoje é de um livro que comprei ano passado e por um preço que até hoje não acredito: 10 reais. É claro que o preço me chamou mais atenção do que o livro em si, mas a leitura até que não foi ruim. Aqui nós conhecemos Garley, um menino comum que ao voltar da escola acha um medalhão perdido na rua. O objeto lhe chama atenção e ele decide por o metal frio no pescoço. Qual não é a sua surpresa quando ele é transportado para um lugar estranho, uma ilha: a ilha de Kansnubra.

Ao não reconhecer o lugar, ele procura uma autoridade local e é levado até a casa de Aldrich, um ancião que fica surpreso ao ver o objeto que foi perdido a muitos anos. O fato é que a ilha é encantada e só pode entrar lá com o medalhão e para sair é preciso um portal que está perdido há anos em uma floresta, estando de posse de um mago muito poderoso e perigoso. Daí começa uma aventura que tem como companhia Aldrich, Johnny, Laura, Jorge e Alix.

A aventura que eles embarcam é uma delícia de acompanhar, durante o percusso nós podemos conhecer um pouquinho mais dos personagens, assim como curtir criaturas terríveis, dragões, selvagens, dentre outros. A escrita do autor é tão boa que é uma delícia acompanhar essa história que é até bem rapidinha, visto que não há enrolações em momento nenhum da história. Ele não tenta trazer mais elementos para prolongar as páginas e isso é uma qualidade de um bom autor.

Porém, me incomodou muito algumas cenas que são muito parecidas com outros livros famosos, tais como Harry Potter e Percy Jackson e o cavaleiro da tábula redonda. Na verdade, é como se esse autor fosse tão fã de outros autores que tenta trazer um pouco do mundo criado pelos outros para sua história também. Olhem só esse trecho, reconhecem de algum lugar?

_Sim, mas antes você precisa experimentar só mais uma. A espada que vou lhe mostrar é muito famosa, talvez a mais famosa de todas. Ninguém consegue conquistá-la - disse Aldrich ofegando
_Espere aí. Ela escolhe seu dono? - perguntou Garley franzindo as sombrancelhas.
_ sim, ela pertenceu ao maior cavaleiro da ilha de todos os tempos - o cavaleiro dourado...


Não sei se posso, mas culpei a idade dele rsrs. É um autor jovem, estando hoje com apenas 21 anos. Posso estar errada, mas creio que daqui há uns 10 anos podemos ver esse menino voando longe, com livros de fantasia best sellers. É incrível ver que quando ele usa as ideias dele, o livro flui e é uma delícia de ler. Ele vai longe, até porque não é a toa que foi publicado pela Novo Século. 

Portanto, eu indico esse livro para os amantes de fantasia, sim. Mas imaginem esse livro como se fosse um esboço, um rascunho de algo muito maior que está por vir. Esse menino tem talento, só precisa ter experiência e confiar mais nas ideias dele, mesmo sendo malucas. É preciso que ele deixe as referências que ele tem um pouco de lado e pense no mundo ideal dele, na história dela, afinal o enredo é criativo, a escrita é boa, mas... tem falhas!






26 comentários:

  1. OLá
    Adorei poder conferir suas impressõees a respeito desse livro. Infelizmente ainda não o conhecia, mas não sei se a premissa chamou muito a minha atenção. Eu até que gosto de fantasia, na verdade é um dos meus gêneros favoritos, mas parece que faltou algo a mais nesse desenvolvimento, pelo que pude compreender em suas palavras. De qualquer maneira, claro que poderia ler por conta própria e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia a obra, mas fiquei interessada nesse medalhão encontrado pelo protagonista. Gosto muito das referências literárias utilizadas pelo autor, mas fico um pouco temerosa pois sempre gosto de ler novidades em livros de fantasia e encontrar algo muito óbvio ou que claramente foi inspirado por uma obra já existente, me deixa desanimada. Ainda assim, gostei de suas impressões, embora o desenvolvimento pareça um pouco confuso. Futuramente pretendo ler e tirar minhas próprias conclusões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já conhecia esse livro faz algum tempo, pois o autor é parceiro do Blog, e confesso que tenho curiosidade de ler ele pois outro colunista que leu. Mas vendo a sua resenha vejo que você teve a mesma reação de Andriele (Nossa Colunista) pois ela comentou isso comigo kkk. Acho essa capa um arraso e também a esse preço eu tinha levado o livro pra casa também kkk. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que a obra não me despertou interesse em ler, até por que não curto muito livros de fantasia, e após você dizer que achou semelhanças de cenas com outros livros como Harry Potter ai já desanimei. Mas o bom é que você soube fazer uma ótima resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    É realmente complicado quando a referencia a outros livros extrapola os limites.
    É o gênero que mais gosto, apesar de não estar lendo muito ultimamente...
    E se a narrativa é boa e as ideias também, provavelmente podemos esperar muito do autor. Ele realmente é bem novo.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Adorei sua opinião, foi bastante sincera. Não conhecia o livro e não gosto tanto de fantasia, mas achei interessante a premissa. Uma pena o autor ter pecado na parte de pegar tantas referência e espero que em seus próximos livros ele melhor mais nesse aspecto.

    Beijos!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas a ideia dele é bem interessante, mesmo tendo trechos parecidos de outros livros, me deixando curiosa para saber mais principalmente sobre esse mundo do personagem, por ser um primeiro livro com certeza podemos esperar muito mais do autor nos próximos !!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sou apaixonada por fantasia e desconhecia a essa obra, mas com certeza já anotei a dica.
    Essa semelhança com outras obras não creio que para mim seja um ponto negativo, mas sim referenciais de algo que o autor gosta bastante. Ele é bem jovem mesmo e torço para que o futuro previsto por você realmente se concretize a ele!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adoro livros de fantasia e até gostei da sinopse mas confesso que fiquei desanimada com as semelhanças de trechos da trama com outras histórias mais conhecidas, o que talvez não seja um fato negativo mas que ainda assim me deixa com um pé atrás em relação ao livro. Realmente o autor é jovem mas fico feliz em saber que ele é promissor e torço pra que ouçamos muitas notícias boas sobre ele e seu trabalho no futuro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas, mesmo que tenha achado a temática interessante, não fiquei instigada a ler, pois não gosto de obras que são similares a outras obras e isso me incomoda um pouco. Entretanto, não acho que seja culpa da idade do autor, mas uma questão de deixar-se influenciar muito pelos outros, sabe?
    Gostei das suas impressões e da sinceridade também.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Eu particularmente não gosto de identificar tão facilmente de onde o autor tirou as inspirações para os livros. Eu não leria o livro, mas nem é por isso, e sim porque ele não faz mesmo o meu estilo. Mas meu sobrinho deve gostar, faz o tipo dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu não gosto muito de fantasia, então esse é um livro que eu não tenho curiosidade de ler. Já tinha lido resenhas a respeito dele antes, mas, novamente, não é um livro que eu quero ler. Mas fico feliz em saber que, apesar das coincidências com outros livros, a escrita do autor é rápida e sem enrolações :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei a resenha. Fiz a leitura dessa obra a algum tempo e gostei bastante da aventura do jovem Garley. Gosto bastante de fantasia e estou ansiosa para uma possível continuação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Não me chamou muita atenção, provavelmente eu ia ficar incomodads demais com as referências. Vou passar essa leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Confesso que não me interessei pelo livro. Mesmo com os pontos positivos, não fiquei interessada em ler. Talvez em um outro momento, eu pegue o livro para ler, e gostei do que apontou do que não gosto. Gosto quando os leitores mostram também as falhas dos livros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá =) É muito bom quando encontramos livros por um bom preço. Gostei dá história que parece ser contada. Mas que lhe incomodou que algumas cenas ser muito parecidas com outros livros pode ser realmente chato, já que quando lemos um novo livro queremos algo novo e não o que já está escrito em outros livro. Mas mesmo assim o livro me deixou curiosa. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!
    Não conhecia o autor e nem o livro ainda. Parece ser uma história bem interessante, por ser o primeiro livro, a ideia da história me deixou curiosa. Gosto de histórias de de fantasia, e quero saber como será a jornada desse personagem para encontrar o caminho de volta pra casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Eu sou muito fã de fantasia e muito fã de Harry Potter (nível vício), então essa leitura não iria da certo pra mim, porque eu detesto ver coisas muito parecidas com outras histórias, em um outro livro, me incomoda demais, acho que para quem não acompanha HP, nunca leu ou viu os filmes, a leitura pode fluir melhor, mas acho que para quem já está ligado nesses detalhes, como da quote que você separou, iria ficar bem incomodado, mas é como você disse, ele precisa largar um pouco as referências.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    É sempre muito bom ver a opinião de outras pessoas sobre os livros.
    Já conhecia o livro pela capa, mas ainda não tinha lido sobre ele. Mesmo adorando fantasia, esse livro não me chamou tanto a atenção. Pelo trecho que você destacou senti realmente uma pontadinha de cópia e isso me deixou um pouco incomodada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    O livro parece ser muito bom, uma aventura gostosa, acho que o fato de algumas partes sejam semelhantes à outra obra me deixou desanimada em ler, espero que o autor se desenvolva mais, fora isso o livro parece ser muito legal.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  21. Oi Cat, li alguns livros de fantasia esse ano, mas nenhum foi tão surpreendente e me prendeu como eu gostaria. Não sei se esse seria uma boa pedida, até porque também levo em consideração a idade dos autores (apesar de saber que não influencia tanto assim), mas anotei a dica! Abraços

    ResponderExcluir
  22. Oie
    eu não conhecia o livro pois não leio ou procuro coisas do gênero mas mesmo assim muito legal sua dica e sua resenha, que pena que tiveram pontos meio ruins

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro, porém confesso que a história não me chamou a atenção e acho que não leria. Mais quem sabe num próximo livro.

    ResponderExcluir
  24. Oi querida!

    Antes de mais nada, achei essa capa super linda e não lhe culpo por ter comprado o livro por causa do preço. Eu também vivo fazendo isso. hahahaha
    Eu sou uma mega fã de fantasia, é meu gênero favorito, então acho que esse livro me agradaria muito. Os seus comentários mesmo me deixaram muito animada, mesmo aqueles no qual falou sobre as referências demasiadas do autor. Esperto ter a oportunidade de ler ele um dia.
    Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  25. Eu não sou muito fã de fantasias... esse ano, arrisquei mais e até encontrei alguns que curti, mas saber que esse tem essas falhas - de referencias de livros que já não me agradaram e isso nem eram detalhes, eram a base, me faz pensar que esse é melhor eu deixar passar a dica...
    Acho que é como você diz, todo autor tem meio que seus esboços iniciais, as histórias que escreveram e não são tão boas assim, mas que por terem escritos e por continuar escrevendo a escrita e as ideias vão se aprimorando, amadurecendo... Me parece que ele pode ter um grande futuro pela frente :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Infelizmente o livro não chamou minha atenção, eu até gosto de fantasias, mas vendo que o livro deixou a desejar eu já desanimei mais. Uma pena que a leitura não foi tão boa assim, mas ainda assim acredito que é uma boa para quem procura descontrair.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog