Resenha: Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

Sinopse:Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.
André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.
Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados.
Uma história de superação dos próprios medos e promessas


Livro: Sorrisos Quebrados/ Gênero: Romance / Ano de Lançamento: 2016 / Editora: Independente / Idioma: Português / Comprar: Amazon.



                                                       
No ano de 2013, 13 mulheres morriam por dia vítima de violência praticada por seu próprio parceiro. São mulheres que morreram caladas por medo ou vergonha de admitirem para o mundo que cometeram o pecado de amar, sem saber que acabou dizendo "sim" para um monstro. Por vergonha ou medo de admitir que aquele príncipe encantado de uma hora para outra se transformou em um sapo, cada uma dessas mulheres fizeram um pacto de silêncio. E, seguindo este mesmo pacto, a cada minuto hoje, provavelmente uma mulher cai da escada, bate o olho contra uma porta ou se arranha em algum lugar, porém a cada cinco minutos uma mulher não sobrevive para contar a próxima mentira. 

Parece até engraçado eu falar sobre isso em uma sociedade vista como evoluída. Em que leis e mais leis protegem as mulheres de serem abusadas ou espancadas, mas a verdade é que a situação é muito mais difícil do que imaginamos. Hoje existem mais Paolas do que eu posso contabilizar e quem sabe eu posso até estar falando com uma Paola hoje. Uma mulher sonhadora, com um futuro brilhante pela frente, mas que de uma hora para outra ver seu mundo desabar e descobre que está vivendo com um monstro que bate, xinga, ameaça e abusa sexualmente. Só que ao contrário da Paola, muitas mulheres não sobrevivem para contar a história.

As sobreviventes, tal qual a Paola, exibem cicatrizes que vão muito além da superfície. As sobreviventes tem na boca uma frase pronta afirmando que "eu estou bem", mas por dentro sabe que está quebrada, não só o sorriso, mas a alma, pois anos de abuso destroem a autoestima, o autoconceito e o amor próprio de qualquer pessoa. Assim como a Paola, cada uma das mulheres que conseguem se livrar das garras de um abusador sai de uma prisão para se trancar no pior cárcere que pode existir: o medo, o receio de viver pensando na forma como todas as outras pessoas vão olhar para ela. Uma prisão que só quem tem a chave é você mesmo e só consegue libertar depois de anos de terapia. Tratamento intensivo que ajuda a perceber que você só pode amar outra pessoa quando recuperar o amor por você mesmo. Afinal, você deve se apaixonar por você mesmo antes de entregar o coração a outra pessoa.

Mas calma! Apesar de meu começo trágico, esse apenas um prólogo. Sorrisos quebrados não é a história de uma Paola trancada em si e pelo medo. Essa é a história do processo de cura, do processo de auto descoberta. Aqui anos se passam e apesar daquele sorriso continuar quebrado, o coração já não é uma muralha, já existe uma fenda que permite a entrada do Sol que entrou na vida da Paola através de uma pequena menininha tão quebrada quanto ela, mas que viu nela a forma de curar seu próprio coraçãozinho. Só que a Sol não veio só, trás consigo uma bagagem e um pai que ainda está trancado, ferido e se culpando após vivenciar outra forma de amor doentio. Eis que surge o André que ainda é escuridão. O André que ainda está mergulhado na culpa e na dor e ainda precisa expurgar seus demônios.

Essa é a história de uma Paola que não é mais escuridão, ela agora é pintura e por ser cor pode colorir o seu mundo e o mundo das pessoas que está próxima a ela. Agora sim. Essa é a história da Paola e do André. A história do dia em que a escuridão encontrou a pintura e fez o mundo brilhar como estrelas em um céu de verão. Essa é a história de dois corações quebrados em processo de cura e que encontra na pintura uma válvula de escape, uma forma de transmitir sentimentos que por muitos anos foram trancados, suprimidos. Será que é possível haver amor entre dois corações que já experimentaram o que o quanto o amor pode ser ruim?

Crack. Crack, Crack. 

Esse é o barulho de meu coração durante essa leitura. Meu coração se partindo, dilacerado, pois eu consegui vivenciar junto com a Paola, cada dor e cada ano de sofrimento, cada verdade não dita e cada vez que ela se calava por medo e por vergonha de admitir que amar foi pecado. Afinal, como pode a pessoa que jurou perante o altar amar e proteger se transformar em um monstro da noite para o dia? Como viver depois que toda a sua beleza foi tirada pelas mãos de um monstro? Como viver com o receio pelo que as pessoas vão falar?

Por alguns minutos após terminar essa leitura eu fiquei sem fala. Simplesmente para mim é muito difícil falar sobre minha experiência com esse livro. Talvez por isso, essa resenha está sendo tão diferente das outras. Talvez por isso eu posso estar dando voltas e falando de coisas difíceis. Desculpem, mas vou continuar. Não é todo dia que um livro é tão bem escrito que nos permitem fazer um alerta e tratar assuntos tão importantes e ao mesmo tempo que tem uma escrita leve, poética. É como se para a autora não fosse difícil encontrar as palavras. Vamos para mais teoria?

Resiliência: capacidade da matéria de retornar ao estado inicial depois de passar por uma mudança. Em humanos, uma situação adversa. Um simples conceito usado com maestria por essa autora Portuguesa. Paola foi resiliente, pois ela transformou a escuridão em pintura. O André, ao contrário da Paola se retraiu e se fechou para o amor após o que aconteceu com a ex. Ele precisa se proteger daquilo que te causou mal. Temos duas pessoas profundamente traumatizadas, mas cada uma em um estágio diferente. 

Mas porque isso? Será que o trauma dele foi mais forte que o dela?

Sim e não. Cada pessoa é única e reage de uma forma diferente a um evento adverso. Mas em uma coisa, ao contrário de todos os outros livros que li, esse livro me contemplou. Paola estava em acompanhamento psicoterápico a anos, o André não. André está no início do processo de expulsar a culpa. Dois traumas diferentes. Dois sorrisos quebrados, mas que se encontram em um único ponto da reta: a vontade de fazer funcionar. O fato de um ver no outro o reflexo de sua própria dor e por isso, é uma pessoa confiável, afinal é mais fácil confiar em alguém que entende pelo que você passou.

Por fim, esse livro trás algo muito além de duas pessoas quebradas e o processo de cura. Ele fala de amor próprio. Só ele é capaz de curar, só com ele é que se pode ser verdadeiramente livre para amar outra pessoa. Quem já passou pelo inferno sabe não deve se contentar com nada menos que a perfeição. Sorrisos quebrados para mim foi mais que um romance: Foi poesia, foi sensibilidade. 







36 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Esta é a segunda resenha deste livro que vejo em menos de 15 minutos, rs. Assim como dito na outra, o livro chama atenção pela capa simples e impactante, mas o enredo não me atraiu tanto assim. Vou indicá-lo à uma amiga, fascinada por dramas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Tenho visto muitos comentários positivos desse livro, justamente por abordar temas mais pesados e que também nos fazem refletir. Fiquei curiosa para saber mais sobre a Paola e como o romance irá se desenvolver. Achei lindo as lições que a história parece trazer e embora eu não leia muitas obras do gênero, tenho certeza que irei me encantar com esse livro. A capa é belíssima também! Gostei muito de ler suas impressões e em breve vou adquirir meu exemplar.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Ja vi outras postagens a respeito desse livro e estou bem curiosa para conferir. Suas impressões me deixaram mais motivada por conta dos elementos destacados. E outra, fiquei apaixonada pela capa no primeiro momento que a vi. Deve ser uma leitura bem marcante. Desejo muito sucesso para a autora.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Uma outra colega postou a resenha desse livro e mais a sua resenha estou ficando com mais vontade ainda de ler. Agora tive a impressão que ele tem um toque O Ar Que Ele Respira, duas pessoas quebradas tentando se curar. Como adorei ele, acho que essa narrativa, ainda sendo mais intensas e com várias lições para se tirar, será muito de meu agrado. Colocando na listinha de futuras leituras.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Até que não tem haver com o livro da Brit não. Só impressão. Ele tem um que bem próprio. Espero que você consiga conferir e se encantar

      Excluir
  5. Gente do céu, cada vez que eu leio uma resenha desse livro fico ainda mais encantada. Ele parece ser incrível e ainda traz um tema tão importante e recorrente que não tem nem como não ter curiosidade. Aliás, a capa é simplesmente maravilhosa, tenho namorado ela de longe já faz um bom tempo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    O alvoroço em torno desse livro faz muito sentido depois que se lê uma resenha dele e se percebe que ele possuí uma trama tão tocante, cativante e ao mesmo tempo real. A história de Paola parece ser arrebatadora e marcante e a cada resenha lida só aumenta a minha vontade de conhecer essa história e me emocionar também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esses dias tô vendo muita gente falar desse livro, e tô louca pra conferir!
    Sei que vou adorar, pois pelo visto é um livro tocante que fala de amor próprio, e acho que esse é o tipo de amor mais nobre e o que mais precisamos ter!
    Adorei sua resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Primeiramente, que capa show! Muito bonita mesmo, o título bastante interessante, porque sorriso seria quebrado né? Mas após ler sua resenha, nossa fiquei com vontade de ler. Você demonstra que a obra realmente mexeu com vc.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei me perguntando o porquê do título mas durante a leitura mostra que tem.tudo haver. Beijos

      Excluir
  9. Olá, tudo bem ?
    Inicialmente o livro me chamou atenção, depois não e depois sim de novo. EEEE. Quanta reviravolta em apenas uma resenha rsrsrs.
    Deve ser bem intenso e forte né ?! Acho que quero ler. Dica anotada.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi. Ele é bem intenso mesmo. Espero que você se anime e leia. Beijos

      Excluir
  10. Olá!
    Li uma resenha desse livro recentemente e, também, já o tinha visto pelas minhas andanças no facebook.
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei contente por a leitura ter te agradado e por não ser apenas um livro sobre duas pessoas em busca da cura, mas sobre amor próprio também.
    Me pergunto se esse livro itá destruir meu coração também e espero que sim haha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele com certeza destruirá, mas vai ser bom kkkk.
      Beijos e feliz ano novo!

      Excluir
  11. Não imaginava que este livro abordava este tema, com certeza entrou na minha lista de desejados. Preciso ler esse livro o quanto antes.
    Adoro esses livros que abordam esses temas tabus, pois mas pessoas precisam ler a respeito e parar de julgar as vitimas.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cat. Tudo bem por aí?

    É a segunda resenha que leio desse livro e minha vontade de lê-lo só cresce. A premissa da história é bem interessante e eu adorei o fato dela pintar... eu adoro tudo o que envolve arte. Eu me considero um ser das artes hahaha. Enfim, sua resenha ficou ótima e serviu para alimentar mais ainda a vontade de ter acesso a essa obra que parece maravilhosa.

    Beijos.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Caaaaaat!
    Que resenha linda!Me emocionou!
    Se já não tivesse lido tudo da Sophia, já não fosse uma quebrada oficial, e não tivesse SQ no meu Kindle, correria para a Amazon nesse momento.
    Sensibilidade a mil!
    Nota 10!
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Adorei sua resenha sobre Sorrisos Quebrados e a forma como explanou o tema abordado e as situações vivenciadas pelos personagens de forma direta e demonstrando todo o sentimento que sentiu com a leitura.
    Fiquei muito intrigada para ler a obra e espero poder ter essa oportunidade.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Nossa eu me eu me emocionei somente lendo sua resenha imagino lendo essa livro. Achei lindo a forma como você se se abriu diante de nós para dizer o que sentiu durante essa leitura. Acho que corações quebrados e machucados levam tempo para serem concertados mas quando isso é feito, quando a pessoa perceber que pode ser feliz de novo é mágico.
    Com certeza quero ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    De cara eu não leria este livro já que estou evitando livros de drama, mas depois da sua resenha maravilhosa não tem como não querer ler. Espero poder ler o mais breve possível e poder conhecer essa historia linda e tocante.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  17. Oie
    acabo de ler uma resenha do livro e ela elogiou tanto quanto você, parece ser realmente muito bom por nos fazer sentir tantas emoções e estou muito apaixonada por essa capa, bela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Quando eu comecei a ler a resenha torci o nariz achando que seria mais um romance em que a mocinha quebrada por um cretino consegue juntar seus pedaços em função do mocinho e ai em vez de se tornar completa ela se torna um complemento. Graças ao Pai eu continuei a ler. Quando eu você escreveu que a Paola estava machucada (ela sempre estará em alguma medida) mas não na "escuridão" eu fiquei muito feliz, não só porque a história tem potencial mas também porque me pareceu que a autora pode ter acertado, onde tantos falharam, ao colocar o quanto da cura pode ser feita a dois e o quanto dela deve ser individual. A capa do livro é linda e a história parece boa, e acho que a lerei em 2017.

    ResponderExcluir
  19. Embora tenha ouvido falar muito bem do livro, essa é a primeira resenha que leio. E aí eu fiquei pensando... como assim um livro com uma capa linda dessas não é um livro fofinho????
    Me emocionei com a sua resenha, com as suas palavras sobre um assunto que ainda é tão pouco discutido - e que nem deveria acontecer nas proporções que acontecem nos dias atuais depois de tanta evolução que deveria ter existido...
    Sabe que, pelos seus comentários, embora sejam dores diferentes entre os dois livros, mas parece que aqui a autora soube como colocar melhor a maneira como um cura o coração do outro - algo que eu senti falta em O Ar que ele respira. como disse, são dores diferentes, mas onde um tem um início de relacionamento todo errado, aqui tem ajuda psicoterápica e métodos melhores de se ajudar. Acho que isso só deve deixar o livro ainda mais bonito.
    Se antes já estava na minha lista, agora, quero ler para ontem - mesmo sabendo que meu coração também ficará em pedaços...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Esse livro entrou pra minha lista desde a primeira resenha que li dele, acho que todos deveriam ler um livro sobre esse tema, para quebrar os tabus e também refletir sobre p assunto, esse livro também pode ajudar uma pessoa que esteja na mesma situação. Com certeza irei ler. A capa está linda.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  21. Esse livro deve ser show de bola mesmo, porque é mais uma análise positiva que vejo dele. Pelo enredo e por tudo ele me cativou. Vou ver se consigo lê-lo ano que vem, mas não importa quando: irei ler ele e isso é certo! Amo curar ressaca literária com enredos mais realistas, menos assustadores ou fantásticos. E essa obra parece ser uma boa pedida pra isso. Bexitus livrescos!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  22. Oi, Catiele!
    Li o livro recentemente e assim como você amei a história, a forma com a autora abordou o tema e desenvolveu a trama, além dos personagens que são lindos! Poucos livros conseguem tocar tanto o leitor quanto esse, diversas vezes me vi emocionada com a história da Paola que infelizmente tem grande parte da realidade. Linda sua resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Adorei a resenha. Quero muito ler esse livro, gostei muito de como a autora usa essa historia para falar de um assunto tão importante, o que acaba servindo de alerta para o leitor, e adorei que a autora mostra essa fase de resiliência de como a personagem consegue seguir a vida e se erguer, com certeza irei ler essa historia !!

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Essa é a segunda resenha que eu leio desse livro (e no mesmo dia ainda!), mas já o quero desesperadamente...haha'
    Parece ser tão envolvente, tão maravilhosamente belo! EU QUERO! Sem contar que a capa é linda, né? Parece ser um romance diferente de todos os que eu já li, vi ou presenciei. Quero para ontem!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    É a segunda resenha só hoje que leio desse livro e estou totalmente apaixonada e morrendo de vontade de realizar essa leitura também. Quero ficar com o meu coração em pedacinhos enquanto leio também hahahaha Mas é muito legal que apesar de toda dor que ela sofreu, ela de alguma maneira consegue dar a volta por cima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Segunda resenha que eu leio desse livro e a segunda cheia de sentimentos. O livro deve mesmo ser muito emocionante e com um tema desses não poderia ser diferente. Já quero ler para acompanhar essas duas pessoas e para ver como elas lidam com seus problemas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. A gente vê a capa toda colorida e feliz e se ilude haha a história parece muito bonita e forte, não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada na história do André e da Paola. Ver como eles lidam com essas dores.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  28. Adoro livros que conseguimos sentir a essência dos personagens e nos sentirmos próximos a eles, afinal é bom ver uma autora nacional sabendo construir personagens que encantam e que nos fazem sofrer. Anotei aqui a dica.

    ResponderExcluir
  29. Oi,

    Acabei de ler uma resenha desse mesmo livro em outro blog, como mencionei lá, adorei essa capa, simples mas com sua presença marcante.
    Gosto de Dramas, mas ultimamente estou fugindo deles, talvez seja uma livro que vou ler mais pro final do ano digamos assim.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Esse foi um dos melhores livros que li. Paola é uma mulher cativante e muito forte. André é o homem mais carinhoso e corajoso que já vi. Ver o amor deles nascer foi uma das coisas mais lindas.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  31. Terminei a leitura desse livro e simplesmente Amei como a autora escreveu esse romance sem clichês.

    ResponderExcluir
  32. Tenho visto essa capa. Depois da resenha fiquei com muita vontade, mas não encontro em livraria.
    Como faço para ler?

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog