Papo Sério: No divã dos livros



Não tem nada mais clichê nos livros do que o fato de um dos mocinhos ter um passado cheio de traumas né? Aquela pessoa que se retrai por sofrer demais na vida, ter tido uma grande desilusão, entre outras coisas. Daí acontece um clichê maior ainda... eles encontram o amor e o amor cura todos os problemas. Qual o erro? Todos! Porque nem na ficção nós devemos ter um livro que passa a ideia ilusória do amor como cura, ele ajuda sim, mas não é o ponto central. Tudo bem, eu sei que tem a liberdade poética, mas eu penso que livros, por mais que tenham o intuito de entreter, deve passar uma mensagem, nem que seja para ajudar outras pessoas que passaram ou passam pelo mesmo problema, ou tem uma depressão, ou ficou órfão, etc. Se a cada 1000 pessoas que leem um livro, uma pegar o ensinamento deste e procurar ajuda para uma coisa série, o autor fez o seu papel no mundo e ajudou uma pessoa com seu escrito. Sim, estou falando de ajuda profissional, do profissional capacitado para lidar com traumas que é o psicólogo. Fazer psicoterapia faz bem!

Sei que comecei o papo sério de hoje falando de uma coisa muito séria, mas o ponto principal ainda não é esse. Não posso generalizar, eu sei que existem, e muitos, livros que trazem um dos mocinhos fazendo psicoterapia, mas é muito comum vermos uma ideia ilusória do que vem a ser um tratamento desse nível. A esse respeito, pouca gente acerca e é nesses erros e acertos que eu quero falar hoje. Para isso, acho que vou usar alguns livros bem famosos para falar de alguns mitos. Vamos brincar de mitos e verdades?

1 - Psicólogo pode passar remédio  MITO!

No livro Toda Sua da Sylvia Day, o Gideon apresenta um transtorno de sono e procura um profissional para ajudá-lo de forma que ele não machucasse sua amada Eva no sono. Ele procura uma pessoa que passa um remédio para ele. Até aí eu pensei... OK, um psiquiatra, mas aí a autora narra sessões dele com o profissional e quem faz sessões é o psicólogo. Entenderam a lógica? Psiquiatra passa remédio, mas não passa muito tempo com o paciente, de forma a escutar seus problemas e tentar elaborá-lo. Psicólogo tenta elaborar um problema, mas não passa nenhum remédio. Então, a Sylvia Day deu uma pequena derrapada nos termos aí.

2- Um mesmo psicólogo pode atender vários membros da mesma família MITO!

No mesmo livro mencionado acima, nós notamos que o profissional atende a mãe da Eva, por vezes a Eva e o Gideon. Isso não pode acontecer porque segundo o conselho de psicologia o mesmo profissional não pode manter relações com mais de uma pessoa da família e nem pode atender nenhum parente porque se configura como delito ético. Mas, observem bem! É possível que o psicólogo faça algumas sessões conjunta entre o paciente e alguém próximo a este ou até mesmo faça uma sessão individual com este familiar, assim como acontece na cena em que a Anastásia em 50 tons de cinza tem uma sessão com o profissional que trata o Christian. Vejam só, o paciente é o Christian e não a Ana, mas para benefício do paciente, ele acorda com o paciente uma sessão conjunta, entenderam?

3 - Uma pessoa em tratamento psicoterápico e com um histórico de vida dolorido pode ser bem resolvida consigo mesmo do que uma pessoa que sofreu bem menos e não faz tratamento. VERDADE!

Sim, a psicoterapia permite que a pessoa possa elaborar episódios traumáticos, sendo assim, entre duas pessoas com problemas parecidos, sendo que uma delas fez ou faz tratamento, a que fez tratamento tende a ter atitude mais consistentes que a outra. Isso pode ser  observado no livro Sorrisos Quebrados. Embora os dois protagonistas tenham tido problemas traumáticos, a mocinha é bem mais convicta de suas ações do que ele, pois ela fez psicoterapia e a autora deixa isso bem claro, me contemplando, muitíssimo!

Por fim, eu acho que poderia ficar aqui falando várias vezes e vários livros, mas eu vou parar só com esses três mitos prometendo voltar para falar de outros aqui com vocês. Deixo como dica um livrinho perfeito para autores e curiosos, sobre os efeitos da psicoterapia e como ela acontece. O nome dele é Cartas para um jovem terapeuta e apesar de ter uma linguagem romantizada, ele não comete erros. Mas me contem: tem algum tema que gostaria ver aqui no papo sério, ou algum dos livros que você já leu tem a psicoterapia?

29 comentários:

  1. Eu também concordo com você em relação às mensagens que os autores deveriam passar em seu livro. Acho muito positivo ler livros em que os autores querem passar algo positivo, que vão nos fazer refletir pelo menos. Apesar de ser fantasia eu gosto quando os livros são "realistas".
    Hoje em dia temos muitos livros mesmo que passam alguns mitos mesmo que as vezes passa despercebido pela gente!

    ResponderExcluir
  2. Oie! Tudo bem? Eu quando escrevo sempre tento ser o mais realista possível, mesmo na fantasia e amo não nego livros que nos passem mensagens positivas e que nos ajudem de alguma forma! Amei seu post, é bem diferente e criativo! Vou ficar de olho para acompanhar os próximos!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Que post original!!!! Nunca tinha visto nada parecido. Quanto a medicação de psicólogos, acho que em alguns países, eles podem, mas não tenho certeza.
    Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, não eles não podem medicar de maneira nenhuma e em nenhum país pelo que saiba. Apenas os psiquiatras.

      Excluir
  4. Nem sei dizer o quanto adorei esse post!!!!!!!
    Sempre vemos coisas do tipo em livros e ficamos WTF! Adorei você mostrar isso nos livros.
    E nossa, dois mitos desses no mesmo livro de uma autora tão conhecida :/
    Precisamos nos informar mais antes de disseminar essas coisas...

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cat!
    Eu acredito que o amor é um ponto extrema importância, não adianta ter um acompanhamento e a pessoa não ter a quem recorrer em momentos difíceis. Tanto o amor quanto o acompanhamentos tem que ser uma força conjunta para uma melhora significativa.
    Já tinha percebido esses erros do mito 1 e 2 em alguns livros, é bem comum até. :/
    Adorei seus pontos de mitos e verdades sobre a colocação dos livros. Volta sim com novos posts assim. :D
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza eles tem que agir conjuntamente Cris. Beijos

      Excluir
  6. Oi!!
    Adorei a postagem!! Ficou super interessante!! Eu já li livros que tinha justamente esses dois primeiros mitos!! É um erro infelizmente comum !!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Pois é... alguns livros vem com algumas histórias que acabam que nós achamos que é verdade. Por isso é bom seleciona e pesquisa se houver alguma dúvida.
    Eu não costumo ler livros sobre o tema, mas até que bateu uma curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia sobre esse lance do atendimento em familia, já li um bocado de livros em que praticamente a familia toda era atendida pelo mesmo psicólogo, olha só que derrapada haha acho muito importante que os autores usem seus livros para passar a mensagem que o amor ajuda, mas que profissionais nesse momento são importantes demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk É mesmo tem um monte de livros que o mesmo profissional faz uma roda com a família toda. Isso pode apenas quando são para resolver problemas familiares e não apenas os individuais. Beijos

      Excluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro citado mas sei que a autora dele não faz o meu género literário... Contudo, gostei de conferir esse jogo!! :) ahah

    E verdade, trata-se de uma questão bem seria e já sabia que os psicólogos não poderiam tratar de familiares..! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Achei bem diferente a sua postagem, mas nem por isso menos interessante. É fato de que muitos romances seguem quase o mesmo padrão do mocinho ou mocinha protagonista que tem um passado ruim e alguém entra em sua vida e faz tudo ficar melhor. Na vida real não é assim que funciona e as pessoas às vezes não percebem isso, né? Eu não fazia ideia de que um psicólogo não pode atender vários membros de uma família individualmente e que ele não pode receitar remédio. Que triste saber que algumas obras cometeram alguns erros do tipo.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, gostei muito da coluna e do tema que você trouxe nela porque realmente muitas pessoas que não tem conhecimento podem acabar pegando o que leem como verdade absoluta o que não é verdade. Eu já sabia que não podem receitar remédios e que não podem atender vários membros de uma mesma família, assim como não podem atender aqueles que conhecem e são próximos como a amiga de sua filha "por exemplo". No entanto, a última coisa que você colocou eu desconhecia e achei interessante, apesar de não entender muito bem como funciona. Mas gostei de saber e espero os próximos!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro como você aborda tema serios e os relaciona com livros e esse é extremamente presente,vemos um numero absurdo.de livros mostrando que o amor cura qualquer trauma e mts pessoas podem deixar um tratamento adequado para la esperando um amor aparecer e curar ele

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    De fato é um clichê muito perigoso esse de que as pessoas "curam seus traumas com amor". Mais assustador ainda são meninas que leem 50 tons, por exemplo, e querem um cara exatamente como o personagem, mesmo com todos os distúrbios que o mesmo apresenta.
    Adorei as ressalvas que você fez exemplificando cada um dos tópicos levantados. Desses, eu só conhecia essa máxima de um psicólogo só pode tratar um membro da família sob pena de configurar delito ético.


    Beijos!!
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem por aí?

    Eu concordo totalmente com você, esse clichê de que o amor cura e supera tudo já deveria ter ficado obsoleto. Às vezes, essas coisas iludem bastante as pessoas, é algo que eu tenho reparado, assim como a Pollyanna, do comentário acima, fico impressionado com as pessoas que leem 50 Tons de Cinza e não percebem que as atitudes do protagonista são oriundas de traumas e querem alguém daquele tipo para elas. Adorei esse tipo de postagem e acho que é a primeira que vejo assim. Parabéns, continue!

    Abraços, Cat!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Que post ótimo, informativo e super necessário! Meus parabéns, sério. Só tinha conhecimento sobre o primeiro tópico abordado e fico feliz de ter lido tudo que escreveu e ter acrescentado mais conhecimento através do seu post. Continue assim e parabéns novamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Sua postagem é muito pertinente e interessante, mas fiquei aqui pensando... será que a conduta da profissão é a mesma em todos os países? É um caso a ser pensado... talvez não tenha sido um equívoco da autora, e sim algo que é permitido pela legislação do país ao qual a autora pertence. :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Adorei vocÊ trazer esse quadro aqui no blog, tirou a dúvida de várias pessoas, acredito que muitos livros as vezes erram ao passar algo que não acontece da mesma forma na realidade. Foi bom conferir que você tomou o cuidado de pesquisar direitinho, quero ver mais desses por aqui.

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei as suas explicações, até porque a minha sogra é psicóloga e eu entendo um pouquinho disso. Que bom que temos alguém para explicar alguns mitos dos livros.

    Beijos
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Li esse post há dias atrás, mas terminei a leitura de Sorrisos Quebrados hoje e concordo plenamente com o seu comentário sobre a obra. A Sophia teve um cuidado muito inteligente ao criar personagens que mostram uma realidade contraditória da que estamos acostumados a ver. Também acho muito irresponsável alguém criar falsas ilusões de que o amor pode salvar, curar e até causar redenção, assim como você, creio que ele colabora, mas a questão vai muito além.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Adorei a postagem e a forma como elucidou alguns dos mitos sobre a psicoterapia ainda citando exemplos de livros e anotei a dica que deu ao final de uma obra que não contém nenhum erro em relação ao tema que me deixou bem intrigada.
    Concordo que os autores podem fazer um trabalho maravilhoso e ajudar seus leitores a procurarem ajuda e, portanto, devem fazer uma pesquisa bem aprofundada antes para que não cometa alguns delitos como os aqui mencionados.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Gostei muito desse post, acho bem interessante esses livros no qual temos realmente o personagem tendo uma ajuda com um profissional, mas sempre fiquei na duvida se tudo que estava lá era verdade, e se realmente acontecia daquele jeito, pois acaba sendo um tema que não conheço, por isso achei interessante você trazer esse papo e acaba esclarecendo nossas duvidas !!

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito desse post, é bem diferente dos que estou acostumada. Eu concordo com você em relação aos clichês que encontramos no livros e também nas derrapadas que alguns autores dão, mas eu acredito que até hoje não tenha encontrado nenhum ou pelo menos não percebi rsrs, mas agora irei ficar atenta.

    ResponderExcluir
  23. Como psicóloga, aprovo demais esse post! Sério, me dá dor de barriga tantos erros profissionais que os autores cometem ao colocar profissões como psicologs e psiquiatras e fazer tudo errado! Não exige muita pesquisa, só jogar no google que mostra os papéis de cada um!

    Sinto um tormento também quando leio livros sobre pessoas psicopatas cheias de esteriotipos... Argh! Se vai falar sobre transtornos mentais, o faça direito! Procure um profissional da área pra te ajudar a montar o personagem, não dói!

    Joinha pro teu post, moça!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oie... primeiro de tudo, meus sinceros parabéns pelo seu post e pela sua coragem em faze-lo. Li o livro, mas não me prendi muito a esse detalhe, mas a autora errou e errou feio nas pesquisas, não?

    Continua com isso, adorei os mitos e verdades... doida para ver os proximos.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Oieee
    Eu concordo em partes com relação ao que disse, acho que quando vamos ler algo queremos um pouco sair dá realidade, mas concordo que autores tem de alguma forma passar uma mensagem bacana é que possa fazer crescer em algum aspecto.
    Beijos

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog