Resenha dupla: Assombrado e Questão de escolha - Raíssa Nantes


Olá a todos hoje é dia de resenha dupla!!!! A pouco tempo o blog fez parceria com a Raíssa Nantes, uma autora muito fofa que disponibilizou todas as obras que ela já tinha até agora para nós. Eu já li e resenhei o livro dela, Verdades sobre mim e hoje vim falar as minhas impressões sobre dois contos que ela fez. Ambos com gênero diferentes, mas com uma coisa em comum: a boa escrita da Raíssa. Dito isto, convido vocês a embarcarem na história junto comigo!

Sinopse:
Conheça a loucura de um homem assombrado por seu passado. OBS: Esse conto foi encaminhado para uma seleção de antológica, então não está disponível para venda.









Livro: Assombrado/ Autora: Raíssa Nantes / Gênero: Conto/ Editora: Independente / Idioma: Português 


                                            


A medida que vamos lendo várias obras do mesmo autor, começamos  a notar algumas características e estilo de escrita dele. São traços ou temas em comum que nos chamam atenção, principalmente se eles forem abordados de uma maneira delicada e com propriedade. A Raíssa é muito boa em falar de transtornos mentais e esse conto que na verdade tem um fundo poético é a melhor expressão desse tema que eu já vi. Aqui ela não conta uma história, ela desperta sentimentos, como se o homem em questão usasse das palavras pra falar e expurgar todos os seus demônios.

Em instituições que lidam com traumas e até mesmo as psiquiátricas é comum o uso de recursos lúdicos e artísticos para expressar dores. Ler esse conto foi como se eu estivesse lendo um dos poemas de meus pacientes e eu conseguisse entender tudo que ele estava tentando me passar. Toda a angústia, toda a aflição que ele não conseguia falar. Confesso que se eu não soubesse que ela era uma menina, eu juraria que estava lendo uma poesia bem autobiográfica e essa confusão é o que mostra talento, pois um escritor também é um ator e interpreta personagens através de sua escrita. Eu amei, mas não se engane com a sinopse, pois esse não é um romance, é uma forma de expressão. Bonita e até mesmo crua!.


Sinopse:
Alberto Braga tinha tudo o que o dinheiro poderia comprar. Mimado, nunca se preocupou com nada além de seus caprichos, até que um acidente de carruagem o leva à casa dos Albuquerque onde Dr. Augusto e sua jovem filha dedicam seus dias a cuidar daqueles que necessitam. Conhecendo o outro lado da moeda, caberá a Alberto decidir voltar para o mundo fútil ao qual foi criado ou mudar para sempre sua atitudes e viver a plenitude de um grande amor ao lado de Helena.





Livro: Questão de Escolha / Autora: Raíssa Nantes / Gênero: Conto/ Editora: Independente / Idioma: Português 




Reinvenção foi a palavra-chave nesse conto. Como já disse, a Raíssa vem seguindo uma linha na escrita e aqui ela mostra uma versatilidade. Um romance de época na qual conhecemos Alberto, um menino mimado e filhinho de papai que após um acidente se depara com um estilo de vida completamente diferente além de conhecer uma linda menina na qual se apaixona. Esse conto será transformado em um livro, então a crítica que eu vou fazer acho que nem tem muito cabimento, pois eu achei tudo muito rápido, corrido. É um pulo entre paixão e desfecho e isso é porque temos um conto e não um livro. Talvez seja só cisma minha mesmo.

Por outro lado, o que falta em páginas, sobra em pesquisa. Os termos de época, as roupas e os costumes são muito bem descritos, o que prova mais uma vez que ela não é uma amadora. Aguardarei ansiosamente este livro ser lançado e pelo que tenho ouvido falar será ainda esse ano, estou certa, Raíssa?


36 comentários:

  1. Bacana essa versatilidade que a autora demonstra e essa ideia da resenha dupla! Parabéns!

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie! Já estou de olho nos livros da autora, e agora então com a sua resenha estou mais louca ainda para ler eles! E trazer duas resenhas no mesmo post é bem mais fácil não!? Já fiz dessas algumas vezes no meu blog também! kkk
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Venho observando o trabalho dessa autora tem alguns dias e a cada momento me sinto ainda mais tentada a ler! a ambientação dela me parece fantástica e essas capas me ganham facilmente.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu nao conhecia esses contos, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e as premissas parecem ser ótimas. Achei as capas bem bonitas, afinal. São ambientações que chamam muito a minha atenção e pelo que pude compreender, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve! Com certeza gostaria de conhecer o estilo de escrita da autora.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Hey! Amei saber que curtiu a leitura dos contos também!
    Assombrado é o que eu chamo de meu monstro, meu próprio Frankstein, pq até mesmo eu, quando o leio embarco na loucura do personagem... rs... E sim, curto muito lidar com loucura e morte nos meus trabalhos.
    Questão de Escolha é um projeto mais para frente, o romance de época que pretendo lançar esse ano ainda é Ensina-me a Amar, com uma outra trama com duques, fantasmas, homicídios e mais loucuras da minha cabeça!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem o cm você?
    Eu apenas conheça o conto de Romance de Época, a outra obra não tinha visto ainda. Questão de Escolha eu li umas duas resenhas se não estou enganado e também foi muito bem elogiado. Fico feliz que as pesquisas para construção do livro não foram poucas, pois esse gênero requer realmente um pouco mais de trabalho. Adorei ler as suas duas resenha e quem sabe eu possa ler em breve. Até mais ver
    Bjk

    ResponderExcluir
  7. Uau!

    Muito bom quando uma leitura nos encanta e muitas vezes temos dificuldades em colocar em palavras pra que todo mundo sinta aquilo que sentimos ao lê-la.
    Adorei sua resenha e aguçou muito minha curiosidade para conhecer a obra e mais sobre o autor que até então não conhecia.
    Obrigada pela dicas! Romances de época sempre me atraem!
    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a autora, mas adorei a premissa dos dois contos. Assombrado me parece intrigante, eu meio que gosto de histórias que se passem em clínicas psiquiátricas e que abordem a loucura de alguma maneira. Questão de Escolha eu já tinha visto outra pessoa dizer que tudo foi meio corrido demais, mas como irá virar um livro, creio que a autora irá consertar esse erro e melhorar ainda mais a obra. Espero ter a oportunidade de conhecer a sua escrita algum dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Acho que ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro de época da Raissa e adorei saber que a ambientação e os costumes tão bem críveis.
    Todo sucesso do mundo para ela.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei ambas as resenhas!
    Não conhecia nenhuma das obras mencionadas, mas, me interessei bastante por QUESTÃO DE ESCOLHA, pois, ultimamente ando gostando bastante de romances de época.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Achei interessante a resenha dupla, mas a primeira não me interessou, por conta do gênero. Mas a segunda fiquei mega curioso para ler o conto. E quanto ao fato de ser corrido, isso é características do gênero conto, se a autora fosse se aprofundar deixaria de ser conto. Parabéns pelas resenhas!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Como ja comentei antes, O conto Questão de Escolha parece ser incrível e estou querendo muito ler quando passar para o livro !
    A Raissa escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei conhecer suas impressões sobre esses dois livros.
    Ainda não li nada da Raíssa, mas tenho muita curiosidade, pois ela parece escrever muitíssimo bem. Confesso que o primeiro não chamou muito minha atenção, mas o segundo me conquistou e acho que Reinvenção define bem ele.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora, mas queria ler o conto! Procurei aqui ( não achei)
    Vou aguardar suas resenhas dos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Resenha dupla, massa!
    Eu não conhecia a autora ainda.
    Mas eu gosto muito de histórias que tenham mais do que apenas o que está escrito, que realmente nos passem algo através das entrelinhas, sabe?!
    Parece ser um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  16. Oieee, ultimamente tenho visto tantas obras nacionais e como isso é bom neh? cada vez mais nossos autores vem se destacando no cenário, apesar de ainda ter muita gente que não conhecem, particularmente ainda não conheço a autora e espero poder conhecer em breve.

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Nossa que dois extremos de uma autora. Assombrados parece bem interessante, mas eu sou perplexa demais então fico receosa de ler. Já Questão de Escolha atrai mais minha atenção, já que adoro um romance de época.
    Só peca por ser conto, então vai ficar aquele gostinho de quero mais.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom? Eu não conhecia esses contos e adorei seu post! Como gosto bastante de romance de época, anotei a dica do Questão de Escolha, que parece bem legal apesar de mega curtinho. Acho que o ruim de contos é que sempre fica o gostinho de quero mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, realmente contos tem esse detalhe de que tudo acontece muito rápido justamente por terem um número de páginas reduzidos. Por isso que costumo não ser fã de contos, mas a escrita da Raíssa faz valer a pena e deu para ver que mesmo com poucas páginas isso não afeta a forma como ela é capaz de envolver e conquistar. Uma pena que histórias tão boas acabem rápido, em contos então fica aquele desejo de sempre ver mais! Amei a resenha dupla.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Já tinha visto essas obras da Raíssa e esse conto me interessou muito. Não sabia que a narrativa era mais poética, o que sem dúvidas alguma enriquece a obra. Eu confesso que não leito muitos contos, mas ultimamente resolvi dar uma chance e estou até mesmo me aventurando em escrever alguns. Adorei ler suas impressões, quanto ao romance de época gostei da premissa também, mas não é muito o meu estilo de leitura.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  21. Assombrado não me atrai não, não é sempre que dou conta de ler sobre transtornos mentais. Quando você disse que esse conto era uma forma de expressão até mesmo crua aí que desisti mesmo... Rs... Quanto ao romance de época, bem, se você achou corrido acho que vou preferir esperar pelo livro mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Fiquei bem interessada no conto de época porque quero saber como funcionaria o ritmo dele comigo, já que romances de época costumam ter um ritmo menos acelerado, mas pelo visto, é melhor esperar o livro né?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  23. Oi.
    Eu não conhecia autora, mas a sua resenha me deixou com vontade de conhecer as obras dela.
    Quanto ao primeiro conto é muito instigante saber que em alguns momentos parecia uma obra autobiográfica, realmente é necessário muito talento para escrever algo assim. E gostei do que você disse e concordo: o autor é um ator que interpreta as cenas através das palavras.
    Quanto ao segundo conto achei ótimo saber que se transformará em um livro, pois achei a sinopse interessante.

    ResponderExcluir
  24. Liros com fundo poéticos sempre me deixam muito animada para querer ler, por esse motivo eu fiquei mais animada em conhecer o primeiro livro.
    Acho animador quando as histórias nos fazem focar tanto nelas que até parecemos que estamos dentro do livro.

    ResponderExcluir
  25. Oie.
    Adoro contos, e ambos tem pontos que me interessaram.
    Apesar de não me sentir à vontade com essa abordagem sobre transtornos mentais, gostei dessa coisa do texto chegar a confundir o leitor sobre a identidade do personagem com o próprio autor, e principalmente por sua expressão crua.
    E pra completar um conto de época bem situado é perfeito.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Realmente a medida que lemos mais de um autor, conhecemos sua maneira de ver o mundo e suas técnicas de escrita. Gostei do contexto dos contos, e gostei de como a autora soube passar cada situação dos personagens. Irei ler assim que tiver uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia a autora, sua escrita parece ser realmente muito boa! As capas são atraentes e o conto Assombrado me atraiu mais, pois gosto de histórias com um toque de transtorno mental!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oie
    Tudo bom?
    Eu acho incrível quando um autor consegue escrever gêneros tão diferentes e pela resenha de vocês, vi que irei gostar de conhecer a escrita dá autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi Cat, tudo bem?
    Acho que foi até em seu blog que eu vi a resenha sobre o livro verdades sobre mim e estou doids para ler o livro.
    Agora vendo você falar sobre esses contos estou bem curiosa para conhecer logo a escrita da autora que parece viciante mesmo.
    Prometo que vou ler o mais breve possível que estou muito curiosa.
    Bj

    ResponderExcluir
  30. Oiee ^^
    Eu também gostei dos dois contos da Raíssa, e estou curiosa para ler os livros dela. Não sei dizer qual dos dois contos me impressionou mais...haha' mas são ótimos, né?
    E eu, como fã de romances de época (ainda por cima), me apaixonei pelos personagens.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Tenho Assombrado no meu Kindle e por tempo e prioridades de leitura ainda não li essa obra. Quero ler com calma e andar para casa palavra, levando em consideração a escrita poética da autora, acho essa uma boa opção.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Gostei muito dos livros, o primeiro parece ser uma historia interessante, principalmente pelo tema que a autora trata, mas não me conquistou tanto como o segundo livro, parece ser um ótimo romance de época e adorei saber que a autora nos faz sentir que estamos em outra época ao ler o conto e gostei muito de saber que ira virar um livro, quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  33. Assombrado faz parte de um gênero em que eu me arrisco muito pouco e estou disposta a mudar isso em 2017. Aguardarei para descobrir um pouco mais sobre a antologia que a obra será incluída, então. Mas quem ganhou mesmo o meu coração foi Questão de Escolha, por ser um conto acho que consigo incluí-lo sem problemas na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  34. Assombrado faz parte de um gênero em que eu me arrisco muito pouco e estou disposta a mudar isso em 2017. Aguardarei para descobrir um pouco mais sobre a antologia que a obra será incluída, então. Mas quem ganhou mesmo o meu coração foi Questão de Escolha, por ser um conto acho que consigo incluí-lo sem problemas na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  35. Nossa bem versátil ela, não? Já conhecia de vista o segundo conto, Questão de Escolha e adorei conferir suas impressões sobre ele.
    O outro também me chamou a atenção, principalmente por você ter conseguido mergulhar tão a fundo.
    Estou bastante intrigada com a autora e acho que vou dar uma chance a ela, só não sei por onde começar depois dessa resenha.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Também sou parceira da autora e já tive o prazer de ler Verdades sobre mim e Questão de escolhas. Concordo que a Raissa tem uma versatilidade interessante para escrever e ambas as obras me agradaram bastante, sendo que é nítido o crescimento da escrita dela.
    Em Questão de escolha eu fiquei querendo ler mais sobre os personagens e fiquei triste pela leitura ser tão rápida e acabar cedo demais rsrs

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog