Resenha: Efeito Dominó (Parte I) - Alana Gabriela

Sinopse:"É melhor ser enganado do que não confiar."
Um assassinato. Um caso sem suspeitos... Uma testemunha ocular misteriosa.
Após a morte de sua mãe, Helena, em um passeio à Saquarema, Cora se vê solitária e desestabilizada pela perda do pilar de sua vida. Reclusa, a garota se torna relapsa e instável e a relação com seu pai bem como com a maioria das pessoas a sua volta fica cada vez mais distante e frágil. Sua vida caótica vira do avesso quando presencia uma tentativa de homicídio que põe a vida de Lucas, seu amigo, em perigo. No processo, Cora é feita refém de um criminoso enigmático que está disposto a tudo para trazer à luz todos os segredos que rodeiam a morte de Helena. Ela só precisa decidir entrar no jogo.
Entre mentiras, assassinatos e segredos perigosos, Cora se vê num impasse pelo qual lado se aliar. Ela precisa decidir qual segredo é digno do silêncio e se estará pronta para desencadear o efeito dominó.

Livro: Efeito Dominó - Parte 1/ Autora: Alana Gabriela / Gênero: Thriller, policial, mistério / Ano de Lançamento: 2015 / Editora: Independente / Idioma: Português / Comprar: Amazon


Há um tempinho atrás recebi um e-mail um tanto curioso da Alana, autora desse livro, me convidando para ler a obra dela. Segundo ela, que por sinal é minha conterrânea, recebeu proposta para publicação desse livro por algumas editoras, incluindo a Ler editorial, Novos talentos da Literatura Brasileira - Novo século, Chiado, entre outras. Fiquei bastante curiosa pelo fato das propostas e mais ainda pelo fato dela não ter aceitado, pois queria amadurecer a ideia e, sobretudo, queria ser lida. Só por isso, me prontifiquei a ler o livro dela, mas quando eu li a sinopse me apaixonei pela proposta. Posso dizer que não me arrependi. Tenho tido sorte com parcerias até agora e espero que continue assim.

Aqui nós conhecemos Cora, uma adolescente que teve sua mãe assassinada durante um passeio e até hoje o crime não foi completamente resolvido. Ela entra meio que em depressão depois do ocorrido, pois não sabe se reestruturar e seguir em frente sem a mãe, ou seja, não tem mecanismos para tal. Ela permanece em um estado inerte até seu pai a obrigar a voltar a frequentar a escola. Aos poucos sua vida vai retornando ao uma rotina fácil, até o dia que ocorre a tentativa de assassinado de seu melhor amigo Lucas e ela é feita refém de um cara misterioso. A partir de então segredos são postos a prova e cada vez mais as peças do assassinato de sua mãe vão se encaixando.

Confesso que em livros de mistério e assassinatos, eu sou a pessoa que descobre o mandante logo nas primeiras páginas e fica frustrado por não ter sido pela no suspense. As poucas pessoas que conseguiram me enganar acerca de um mistério foi Jô Soares com Assassinatos na Academia Brasileira de Letras e agora a Alana. Com um enredo diferente de tudo que eu já vi o livro traça a dose certa de informações para te deixar curioso, mas sem dar pistas demais para que a pessoa descubra o desfecho. É tudo bem dosado de modo que eu me prendi a escrita.

Uma das qualidades, ou defeito, da escrita da autora é o fato dele ter sido narrado em terceira pessoa. Poucos autores conseguem fazer isso com maestria e ela até que conseguiu, mas o fato de repetir demais o nome da personagem em sentenças curtas deixou a leitura um pouco repetida, nada que comprometesse, mas que ficou repetido ficou. Por exemplo, é comum ver frases como "Cora sentiu isso. Cora pensou aquilo" e a falta de conectivo entre as frases não ficou legal. Mas, essa é a minha parte tecnicamente chata falando. O livro não faltou emoção e eu também não vi erros de português, o que é muito bom.

Assim, me sinto agraciada por ter tido a chance de ler um pessoa que, por estudar Letras, tem técnica de escrita. A junção dessa técnica com a criatividade tem tudo para fazê-la ir longe, apenas com poucas coisas para afinar, em meu ver. Obrigada pela oportunidade Alana, espero que lembre com carinho do Memórias da Cat quando for lançar a segunda parte desse livro, e mais que tudo, estimo que um dia eu possa comprar esse livro lançado por editoras de grande impacto. 

Ps: Vejo esse livro como sendo a cara da Novos talentos da literatura brasileira (que já mostrou interesse), Intrínseca ou Rocco.


28 comentários:

  1. Oi!!
    Que bom que as editoras estão prestigiando nossos autores nacionais!! E bom ver que cada vez mais as editoras estão investindo em autores nacionais e iniciantes!! Espero que esse livro faça muito sucesso pois a história é fantástica!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Oie! Tudo bem? Assim de cara eu diria: esse livro não é para mim, Mas moça sou exatamente igual a você em solucionar os casos e já que você foi "engada" pela escritora, vou dar uma chance para o livro e irei realizar a leitura dele, vamos ver se acontece a mesma coisa comigo!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Fico imensamente feliz quando me deparo com um nacional que parece ser tão instigante!!!! Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. É um gênero que chama muito a minha atenção, um dos que eu leio com frequência na verdade, e pelo que pude compreender por aqui, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Muito prudente da autora, ter esperado antes de dizer um sim para uma editora e mais ainda, em confiar na opinião dos leitores. Adorei a forma como você falou do livro e estou bem curiosa pra conhecer a história.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Recentemente também fechei parceria com a autora e não sabia que esse livro era tão eletrizante. Gostei muito de todo esse mistério que ronda a obra e pela sua resenha, parece que vou me surpreender muito, já que nem você conseguiu desvendar tudo assim tão rápido. Adorei conferir suas impressões, eu solicitei um livro diferente dela, mas com certeza o próximo será esse.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cat!
    Gostei da premissa e da resenha também. Me deixou bem curiosa.
    Espero que a autora possa corrigir esses pequenos contratempos que você citou e em breve possa publicar o livro. Gostaria muito de o ter em mãos.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, sempre gosto de ler resenhas de livros nacionais, pois vou aumentando minha lista RS muito bom ver que editoras a procuraram. Gostei fa sua resenha, vc soube ressaltar tantos pontos positivos quanto negativos. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona,gostei do enredo, esse clima de suspense sendo bem trabalhado chama muito atenção, o fato de ser narrado em 3ª pessoa pode ser considerado como uma melhoria no livro da autora, escrevendo o mesmo em primeira pessoa.Sua resenha me deixou curiosa com esses mistérios. Dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  9. Oi, bacana que sua experiência com o livro foi boa. Confesso que o enredo me atraiu, e me atraiu ainda mais o fato de você ter dito que foi surpreendida com quem era o assassino, sou dessas que adivinha as coisas facilmente também e isso sempre me deixa frustrada. Uma pena esse pequeno fato de ela repetir muito o nome da personagem, mas é uma dica para que ela aprimore em uma próxima edição, e tomara que a autora consiga fechar com alguma editora bacana, principalmente por elas já terem mostrado interesse.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a Alana, mas que legal que ela foi convidada a publicar em tantas editoras!
    Fiquei bem animada com o livro porque adoro mistérios envolvidos e deve ser bem tensa a parte que ela fica feita refém. Espero que a autora publica logo para nós podermos apreciar a história também.

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é maravilhosa, completamente instigante e a sinopse não fica para trás. Amo escritas em terceira pessoa e, apesar da falta de conectivos, que você citou, acho que agarraria essa obra até o final.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    A capa já me chamou a atenção logo de cara...
    A sinopse também ficou bastante misteriosa, atiçando a curiosidade do leitor.
    Achei muito legal a autora ter esse discernimento de querer amadurecer sua história antes de se comprometer com uma editora.
    Isso mostra o cuidado que ela tem com o que escreve e com o que quer passar para o leitor, e não apenas está interessada em seus lucros.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve!!
    Um beijooo.

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei muito da maturidade da Alana Gabriela, como escrita de não sair logo correndo para publicar o seu livro, pois li muitos livros cheio de potencial, com historias incríveis, que por falta de uma revisão acaba publicando, acabam estragando esse potencial que a historia tinha, gostei muito do seu livro, pela resenha parece ter um mistério interessante, instigante e que nos prende a leitura, estou curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei bastante surpresa pela atitude da autora, mas compreendo totalmente sua decisão. Ela foi bastante sensata. ^^
    Quanto a história fiquei bastante curiosa, adoro um mistério e quando leio livros como o da Alana tendo a entrar de cabeça na história, viro uma investigadora. jsdhjhdghjag :D
    Com certeza espero ter a oportunidade de ler Efeito Dominó em edição física e desejo muito sucesso a autora! <3

    ResponderExcluir
  15. Louvável a atitude da autora, diante de tantas propostas ter feito a sábia escolha de amadurecer a obra. Sabemos o quanto o sonho de ver o livro publicado é grande, mas vemos muitos bons enredos se perderem no meio de tantos erros e falta de amadurecimento. Acho que a autora Alana está no caminho certo. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Recentemente consegui parceria com a autora e mal posso esperar para ler essa obra. De fato algumas repetições na narrativa deixa a história um pouco chata, mas gostei de saber que isso não atrapalha tanto. Quem sabe no futuro a autora corrija esses erros em uma futura nova edição.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, também sou um descobridor de segredos neste tipo de leitura. Mas incrível como a autora conseguiu te enganar e te surpreender. Neste estilo de livro, prefiro que seja narrado em primeira pessoa, já que ai podemos sentir os personagens mais perto de nós. Adorei sua resenha e vou buscar ler o livro.

    ResponderExcluir
  18. Invejinha de vocÊ que consegue descobrir logo quem é o assassino, às vezes eu até suspeito, mas aí outros acontecimentos me tiram da pista verdadeira.
    Conheço a Alana e ela é bem pé no chão, ela escreve muitos livros e isso dela não publicar logo o livro, de querer amadurecer a ideia, só mostra o quanto ela leva a escrita a sério!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie! :)
    Esse livro não faz muito o meu gênero, mas sou fã de um bom mistério, as vezes, pois é bom sair da zona de conforto. E é ótimo ver o quanto o trabalho da autora está sendo reconhecido.
    Gosto de narrativas envolventes e fiquei mais curiosa ainda com o fato de ser uma história diferenciada.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei a premissa e fico muito feliz de já terem editoras de olho para publica-lo! Gosto muito de um bom mistério e a narrativa em terceira pessoa é realmente um desafio. Adorei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Olá! Uau! Que legal a autora ter te enviado um e-mail te convidado a ler e que bom que ela recebeu várias proposta mas não se apressou, esperou amadurecer a ideia. Que bom que a Alana conseguiu te acerca de mistério com um enredo diferente. Que pena que você acho um pouco repetitivo os nomes. O livros parece ser interessante, que bom que não faltou emoção, anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Parece um livro legal. Também estou tendo sorte com minhas parcerias. Muito legal da parte da autora ter te procurado. Livros que possuem emoção no enredo são sempre bons.
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    Fico muito feliz que este tenha sido um daqueles mistérios que surpreendem até o fim da história, não sendo descoberto logo nas primeiras páginas. Conheci a escrita da autora em flor de cerejeira e fiquei bem curiosa em relação a esse livro dela também. É uma ótima autora.

    Beijos!
    Pollyanna Campos - Entre Livros e Personagens
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Acho que o legal dos livros de suspense e mistério é que você acha que vai descobrir mais no final das contas você não consegue só descobre junto com o livro. Eu adoro isso. Livros narrados em terceira pessoa me deixam um pouco distante do personagem mas que bom que o a autora consegue fazer isso tão bem.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Confesso que não é um dos gêneros que leio com frequência.
    Achei a premissa bem interessante e fico feliz que a Alana com esse enredo bem construído e com informações bem dosadas conseguiu manter o suspense no decorrer da trama e que você não conseguiu descobrir assim tão fácil a resposta!
    Adorei saber suas impressões e anotei a dica.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  26. Oie
    muito legal a resenha, eu já tinha ouvido falar do livro e parece ser muito intenso e agonizante, eu adorei o enredo e espero ler caso tenha oportunidade

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ainda não conhecia o livro, mas já me chamou a atenção pelo mistério bem construído e por ser narrado em terceira pessoa. Apesar das repetições, esse tipo de narrativa me agrada. Principalmente em livros de mistérios.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  28. Vi outro blog falando sobre esse livro e que ainda iria resenhar. Gostei quando vc citou que ele é narrado em terceira pessoa, o que para obras que envolvem mistério isso é ainda mais positivo.

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog