Resenha: Princesa das àguas - Paula Pimenta


Sinopse:Uma releitura da história da Pequena Sereia, com a marca de Paula Pimenta, uma das mais importantes autoras brasileiras da atualidade Arielle Botrel é uma nadadora famosa, prestes a viver o maior desafio de sua vida: participar das Olimpíadas pela primeira vez. Porém, ao contrário do que todos pensam, ela não possui tudo que deseja. Por ser a filha caçula de uma grande família, a garota é muito protegida e, apesar das medalhas e dos troféus, sonha com uma vida diferente, onde possa ser livre. Até que um dia um acidente faz tudo mudar. Arielle é apresentada a um mundo diferente... E nele existe alguém que vira sua vida de cabeça para baixo. Porém, para conquistá-lo, ela terá que abrir mão de sua voz. Será que Arielle vai conseguir conquistar esse príncipe sem palavras? E se no coração dele já existir outra princesa?


Livro: Princesa das águas / Autora: Paula Pimenta / Gênero: Ficção Juvenil/ Ano de Lançamento: 2016 / Editora: Galera Record / Idioma: Português / Comprar: Saraiva



Arielle Botrel é a filha mais nova entre 6 irmãs. Filha de um fenômeno da natação com uma cantora, ela é a menina mais jovem da delegação Brasileira nas olimpíadas que está acontecendo no Brasil. Eu poderia começar essa resenha falando de todo o lance das olimpíadas e de como ao salvar um menino do afogamento durante um campeonato na Suíça, ela fica apaixonada por ele, que por sinal, é jogador de tênis da delegação da Suíça. Mas não, vou começar essa resenha falando sobre a pressão diária que nos são impostas e sobre como conviver diariamente com ela. Quem nunca teve que conviver com as expectativas que outras pessoas colocam em cima de nós? É inevitável que isso aconteça, talvez as expectativas de nossos pais perante o desempenho na escola, ou a família durante a seleção em um concurso ou em um vestibular. Talvez até mesmo a pressão do seu chefe no trabalho. Todos sempre tem expectativas. Isso acontece e isso é o que está acontecendo com a Arielle.

Desde pequena a nossa mocinha meio que se culpa porque foi durante o parto dela que a sua mãe morreu. Foi de sua mãe que ela e suas irmãs herdaram a voz bonita, mas a dela era a mais parecida com a voz da mãe. Talvez por isso que seu pai sempre se emocionava ao ouvir e sua voz e esse o motivo de fazer ela calar sua voz para não deixar seu pai triste. Para dar orgulho ao pai, ela foi para as piscinas e lá fez o melhor. Estava na mão dela a responsabilidade de realizar o sonho do pai: ganhar uma medalha de ouro nas olimpíadas. Além disso, ela carregava nas mãos a responsabilidade de agradar uma nação, seu técnico e seu único amigo. Único porque a disciplina imposta pela rotina de treino a impedia de viver sua vida como uma menina normal da sua idade.

Foi pensando em libertar-se um pouco da pressão exigida que ela fugiu do hotel e foi parar em uma festa com esportistas e de lá testemunhou o Enrico, um jogador de tênis se afogar. Foi nessa festa que ela o salvou e deu início a uma série de acontecimentos que a fizeram crescer enquanto pessoa e impor um pouco suas vontades. Afinal não tem nada pior do que ter que anular em função de outras pessoas. Acho que o ponto alto desse livro não foi nem o romance da Arielle e nem muito menos a pressão olímpica. Creio que a chave dessa história tem haver com o crescimento pessoal da mocinha, tem haver com o fato de se libertar do julgamento de outras pessoas e passar a viver segundo sua própria vontade e sobretudo, aqui conta o fato de aprender a dizer não. Dizer "não" às vezes é bom sabe? Pensar um pouco de acordo consigo mesmo e parar anular suas vontades em prol de outras pessoas. 

Eu acredito que esse é o livro mais maduro da Paula, maduro não em estilo porque continua sendo um livro destinado para o público juvenil, mas em questão de aprofundamento da temática mesmo. Foi bem construído, mas sem perder a leveza inerente dos outros livros da série. Para quem não sabe esse livro faz parte de uma série com a mesma temática: releitura de contos de fadas. Os livros dão para ler de forma separada, pois cada um deles é uma história diferente, sendo que já tivemos o livro da Cinderela, da Bela adormecida e dessa vez a da Ariel.

Nos outros livros, a autora fez referências aos personagens, mas nesse livro a lembrança com a Ariel é bem maior, a começar pelo nome dos personagens. Temos personagens como o Sebastião (treinador da mocinha) e Lino (amigo da menina) que além de ter o nome dos personagens do conto de fadas tem as mesmas qualidades e defeitos deles. Tem também a Sula (vilã no conto de fadas) e que aqui vira a amiga falsa. Amiga essa, que me deu muita raiva pelo que ela fazia e a Arielle caia. Raiva ainda maior porque a mocinha caia sempre na dela, demonstrando toda a sua ingenuidade ocasionada pela superproteção. Por outro lado, personagens como a Belinha e o Enrico me fizeram dar risada e suspirar.

Posso dizer, então que o livro me divertiu e teve enredo, mesmo diante de um final um tanto quanto corrido. Parecia até que a autora tinha prazo para entregar o livro e acabou correndo. Olha que não gosto de enrolação, mas gosto de finais que nos deixam aquela sensação de completude e esse não deixou. Poderia ter tido mais, como o que aconteceu nas Olimpíadas ou um pouco mais do casal no final, pois parece que a autora teve um pouco de pressa. Teve o desfecho e pula para o final de uma maneira que me deixou perguntando: O que mais? Só isso? Ainda voltei para ver se não tinha pulado nenhuma página, mas infelizmente não :( Enfim... livro bom, mas merecia um final mais bem elaborado e sem pressas.


6 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras da Paula, mas sempre vejo vários elogios sobre seus livros e acho interessante a forma como ela faz as releituras dos contos de fadas.
    Arielle sobre muita pressão pelo que entendi, e achei relevante você fazer comentários sobre essa pressão afinal quem nunca sofreu algo do tipo?!
    Fico feliz em saber que é claro o crescimento da personagem e que a partir de um determinado acontecimento ela começa a se impor mais. Dica anotada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cat!!
    Nunca li nenhum livro da Paula Pimenta. Mas gosto muito de releituras!! Achei a história bem interessante por ser a releitura da história da Pequena Sereia. Espero ter oportunidade de ler esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Achei bem interessante o enrendo desse livro, e gostei de saber que a autora não foca somente no romance, mas também nos trás outros temas importante ao longo da historia, fiquei curiosa sobre esse clima todo de olimpíadas e parece ser uma ótima historia com uma leitura leve e envolvente !!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que fazia parte de uma coleção não. Mas eu adoro releitura de contos de fadas e agora fiquei bem curiosa para saber todos os contos de fadas que são usados na série. Gosto muito do modo que a Paula Pimenta consegue escrever com uma linguagem tão boa não apenas para os jovens. Quero conhecer mais da história dessa garota.

    ResponderExcluir
  5. Acho que até agora não li nenhum livro que fosse releitura de contos de fadas. Ma fiquei bem animada com esse, porque deu pra entender que a autora apenas se baseia nos contos e as histórias são muito diferentes! Eu quero muito ler este livro!

    ResponderExcluir
  6. Paula Pimenta, Definitivamente, é um desafio para 2017. Eu nunca li nada da autora, mas são tantos comentários positivos que eu não consigo não pensar em me render à escrita dessa moça. Tô louca para conhecer Ariel e todo esse universo, já que estou super levando essa onda de histórias mais leves. Ah, uma pena que o final não foi tão digno da história.

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog