Dica de série: Criminal Minds


Sinopse:
Quando não existem mais provas para investigar uma seqüência de crimes, o FBI rapidamente aciona a Unidade de Análise Comportamental, em Washington. No comando da equipe está o agente especial Jason Gideon (Patinkin), o analista comportamental mais conceituado do FBI. Os especialistas da equipe de Gideon são o Dr. Spencer Reid (Gubler), um gênio incompreendido e muito inteligente, mas incapaz de se relacionar com as pessoas; o agente Aaron Hotch (Thomas), pai de família hábil ao conquistar a confiança das pessoas e descobrir seus segredos; o agente Derek Morgan (Moore), especialista em crimes obsessivos; e Elle Greenway (Glaudini), 'expert- em delitos sexuais que foi motivada pelo abuso sofrido por ela mesma há alguns anos. Conforme vão descobrindo as motivações e a identidade dos criminosos, cada membro da equipe leva seus dons para o caso, fechando o cerco.



Doença ou falha de caráter? A psicopatia é hoje fonte de controvérsias, pois muito do que se diz hoje é fruto do imaginário popular. O termo foi descrito pela primeira fez em 1941 pelo psiquiatra americano Hervey M. Clekley para descrever aquele conjunto de pessoas que ao primeiro momento são encantadoras e educadas, mas que esconde uma personalidade doentia. Uma característica marcante desse tipo de pessoa é a incapacidade que elas tem de sentir culpa e o fato de se divertir através de artimanhas sórdidas e inescrupulosas. Pessoas com traços de psicopatia são extremamente inteligentes e só agem quando tem absoluta certeza daquilo com que ele está fazendo. 

Não se pode negar que esse termo caiu na boca popular e deve ser por isso que muito se tem estudado acerca dessas pessoas até hoje, mas ainda não se chegou as causas para esse transtorno ou se ele pode ser classificado como tal. Um dado é que hoje 25% das pessoas que estão presos por cometerem grandes crimes passionais tem traços de psicopatia, assim como a maioria dos Seriais Killers também tem os mesmos traços. Observem que em Seriais Killers eles seguem o mesmo padrão de crimes e por vezes se divertem ao deixar pistas para os investigadores, tudo pela auto confiança que eles tem de nunca serem pegos. Sabe-se também que a maioria dessas pessoas são homens, mas ainda não se tem uma explicação lógica para tal também.

Agora vamos nos ater a seguinte fórmula: crimes passionais + pessoas extremamente inteligentes = desafio investigativo. Imagine que você irá produzir uma série ou filme para TV e vê um roteiro que segue essa formula, vai ser ou não sucesso? Com certeza! Será sucesso, assim como tem sido durante muito tempo, pois essa tem sido a formula de muitos filmes e livros que nós vemos por aí, entre eles a Criminal Minds que é a série que vamos falar hoje.

Com episódios que podem ser vistos de maneiras aleatórias, a série criada pela CBS e hoje já está na décima segunda temporada faz sucesso em diversos países como Brasil, Estados Unidos, Japão, Canadá, Argentina, México, Espanha, Costa Rica, entre outros. Mas qual o motivo do sucesso? Lembram da fórmula? Pois é, essa série vem falar de uma equipe do FBI que investiga crimes que vem sendo cometidos por Serials Killers. Cada episódio mostra um crime diferente com características completamente distintas entre eles, mas não menos chamativo.

O que mais me chamou atenção nessa série foi o fato delas ousarem desvendar alguns traços comportamentais dos assassinos, mas isso é feito de uma maneira tão bem pesquisada que não deixa furos de maneira nenhuma, mesmo tendo alguns episódios que não mostram psicopatas e sim pessoas compulsivas, fanáticas ou até mesmo vítima da própria sociedade, como foi o caso do episódio do homem que tenta se vingar de todos os pais rígidos porque o próprio pai dele foi rígido ao extremo e não reconhecia nada de bom que ele fazia mesmo se fosse um feito extraordinário.

Além disso, o fato de ser uma série que pode ser vista de maneira aleatória tende a ganhar adeptos, pois pega pessoas que não tem muito tempo e quer apenas se distrair vendo uma coisa interessante na Netflix e consegue ver uma coisa de qualidade em uma hora que é o tempo que dura cada um dos episódios. 

Por fim, posso arriscar dizer que a fórmula continua dando certo e ainda dará durante muito tempo. Falar sobre investigações aliado a traços de comportamento é sim uma fórmula de sucesso. A questão é, até quando? Creio que enquanto tiverem a criatividade suficiente de trazerem episódios bem construídos como os que estão trazendo até hoje, a série vai ganhar adeptos novos ou até mesmo os fãs antigos.

Elenco atual


Houveram mudanças no elenco ao longo das temporadas. O elenco atual conta com os seguintes atores:
  • Thomas Gibson, como Aaron Hotchner – Chefe da Unidade
  • Joe Mantegna, como David Rossi – Agente Especial
  • Shemar Moore, como Derek Morgan – Agente Especial
  • Matthew Gray Gubler, como Dr. Spencer Reid – Agente Especial
  • A.J Cook, como Jennifer Jareau (JJ) – Assessora e Inspetora
  • Kirsten Vangsness, como Penelope Garcia – Analista Técnica
  • Jennifer Love Hewitt, como Kate Callahan – Agente secreta do FBI – Nova personagem

Trailer 


Vamos comentar?

Agora é a vez de vocês. O que acharam? Já assistiram ou tem vontade de ver? Conhecem uma série parecida?





35 comentários:

  1. Oi. Tudo bem?
    Olha, eu ainda não conhecia essa série. Para ser sincero, eu sei muito pouco de séries,pois não tenho o hábito de assistir. Faz muito tempo desde que peguei um série para assistir, mas, para ser sincero,nunca consegui acompanhar nenhum série completa. Nunca me senti motivado o suficiente para me manter fiel a uma. Quanto a essa que vem nos apresentar, achei bem bacana. Seria uma daquelas que a principio me chamaria a atenção. Talvez, em breve eu pegue ela para ver, que sabe não seja a primeira série e me envolver, não é mesmo? Adorei conhecer mais sobre Criminal Minds. Feliz ano novo para você e muito sucesso no blog em 2017.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que essa é uma série perfeita para você porque pode ser vista aleatória. Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Aiiiii, adorei a postagem. Adorei mesmo.
    Quando comecei a ler, fiquei pensando que já conhecia, aí algo despertou dentro de mim. Já tinham me indicado, a minha colega Lili adora, mas eu ainda não parei para procurar.
    Depois desse post maravilhoso, fiquei muito curiosa. Quero começar a assistir, mas do começo.
    Acabei de olhar que tem 2 temporadas na Netflix! Uhuuuuul ♥
    Obrigada pela indicação!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não tenho o hábito de acompanhar séries, mas fiquei bem intrigada com Criminal Minds pelo fato de abordar a psicopatia.
    A premissa é bem interessante e acho que vou arriscar assistir a primeira temporada e ver no que vai dar.
    Adorei os apontamentos que fez e fiquei triste em saber que alguns personagens mudaram no decorrer do caminho. Gosto quando eles permanecem até o final!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi... adoro séries... adoro psicopatas.... não sei como ainda não comecei a ver essa série....
    a premissa da série é simplesmente maravilhosa, e muita gente fala super bem.... acho que vou tentar nesse novo ano que está vindo.... feliz 2017!!!!!!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro series que abordam esses temas. Estou de olho nesta serie faz um tempo, e agora fiquei com mais vontade ainda de assistir.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Adoro séries de psicopatas, todos meus amigos já viram essa série menos eu, que vergonha haha, vou colocar ela na lista de séries de 2017 para finalmente poder ver; esse elenco é muito bom, não vejo a hora de começar a assistir.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem por aí?

    Olha, eu sou louco para assistir Criminal Minds e não sei o porquê de não tê-lo feito ainda. É um dos tipos de série que eu mais gosto. Todo mundo a elogia tanto e eu fico me sentindo de outro mundo por não tê-la assistido ainda haha. Obrigado pela dica, serviu para alimentar ainda mais a minha vontade de assisti-la.

    Feliz 2017, abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu amava essa série??? Daquele tipo de fazer maratonas, saber os detalhes das vidas dos personagens principais que são soltas aos pouquinhos entre os episódios até porque esse não é o foco da série... Até entendi a saída de vários investigadores, mesmo gostando de todos os que passaram pela BAU. MAS aí... com o passar dos anos a série meio que foi perdendo a energia. Já não tinham mais episódios tão baseados na investigação pelos pontos inteligentes como no começo, não que eu estava achando ruim, continuava curtindo... até a saída do Shemar. O Derek era o meu queridinho da série e eu entendo que um ator pode - e deve - fazer outras coisas, mas não foi mais o mesmo sem ele. e agora o Aaron também sai??? O Gibson era uma das caras do seriado e sem ele não será a mesma coisa - sem querer desmerecer o trabalho de ninguém, mas todas as motivações e tudo que o personagem já passou nesses quase 12 anos, não tem ninguém na equipe que ficará bem no lugar dele de chefe...
    Mas, como você diz, são episódios que não precisam ser vistos em sequencia, então é claro que continuo acompanhando, mas agora, não tenho mais aquela empolgação de querer assistir a cada semana, sabe?
    Amei sua postagem e ver a série por aqui!!!! É tão legal encontrar séries diferentes do que todo mundo fala...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU... me empolguei e quase fiz uma postagem no comentário.... hahahaha

      Excluir
  9. Oi!
    Sou a louca por séries e ainda não vi essa, já tinha ouvido muito falar mas nunca tive curiosidade, com certeza irei dar uma chance para ela agora, amo séries assim de investigação e tem na netflix haha. Adorei a dica.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Nossa, essa série é maravilhosa né? Eu comecei a ver, mas acabei parando porque não tinha mais tempo. Mas sério, amava todos os casos, os psicopatas. Ai meu deus, deu saudades de mais de assistir. Realmente vou voltar a ver em 2017, porque vale super a pena. Adorei o post, bem completo. <3

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gosto muito de serie, e de vez em quando vejo episódios dessa serie passado na tv e acabo assistindo, acho Criminal Minds bem interessante, principalmente as historias que conta e as investigações e com ótimos personagens, mas ainda não parei para sentar e assistir a todos os episódios !!

    ResponderExcluir
  12. Olá =) Adoro esse tipo de série. Já vi muitos episodio dessa série mais não em ordem. O que muitas série de criminal permite, assistir sem ser em ordem. Passa na AXN uns dos meus canais prediletos, só passa esse tipo de série, assisto quase todo dia essa série mais ela não é uma das minhas predileta, mesmo assim muito boa. Beijos'

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gosto muito de séries investigativas e apesar de ja ter ouvido falar dessa nunca assisti nenhum episódio. O tema escolhido rende muitas histórias e pelo visto as criadas para a série são muito boas, já que ela está a mais de dez temporadas no ar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Essa serie é demais! into falta de alguns atores do elenco original, mas não tem como não gostar. Sempre que posso assisto um episodio ou quatro rs Essa é realmente uma ótima dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já assisti alguns episódios dessa série e concordo contigo, mesmo não tendo avançado muito.
    Achei muito legal a análise comportamental que eles fazem dos suspeitos e nem suspeitei de alguns criminosos quando vi. É fascinante ver a dos criminosos e investigadores funcionando.
    Assim que concluir Reign, vou voltar a assistir essa série.
    Mil beijinhos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Parei de asistir a tecima segunda temporada ficou sem graça com a saida do ator thomas gibson

    ResponderExcluir
  17. Parei de asistir a tecima segunda temporada ficou sem graça com a saida do ator thomas gibson

    ResponderExcluir
  18. oie, já ouvi falar muito nessa série, mas particularmente não tenho interesse em assistir, uma vez que não gosto de séries. Mas mesmo assim, gosto muito desse tema e acho que é sensacional explorarem ele dessa forma, também gostei de saber que em alguns episódios são explorados os traços comportamentais desses psicopatas. É uma ótima dica para quem curte séries.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito dessa série. Justamente por ter a possibilidade de ser vista de maneira aleatória e por trazer como tema um assunto que me chama a atenção que é a psicopatia, apesar de ter minha opinião à respeito, gosto de ver a linha de raciocínio empregada ao desvendar cada pista, e a análise do comportamento de cada assassinato.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem?

    Esta série está no topo de minhas preferências! Amei o modo como você iniciou suas impressões: "Doença ou falha de caráter? A psicopatia é hoje fonte de controvérsias, pois muito do que se diz hoje é fruto do imaginário popular." <3

    Particularmente sou uma amante da mente psicopata e creio que me darei muito bem com "Criminal Minds"

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de séries assim e por isso não fiquei muito animada com a dica, mas acho muito bacana essas séries que possuem episódios independentes. Enfim, eu achei uma ótima dica, mas no momento não chama a minha atenção, então eu dispenso.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Eu já vi essa série diversas vezes no Netflix, mas nunca havia me interessado, talvez pq eu nem tinha me atendado ao que se tratava. Agora com sua resenha, acho que vou dar uma chance.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, já acompanho tantas série que mais uma tá fora de cogitação. Mas o estilo desta série em si não me chama atenção, prefiro algo com mais fantasia. Acho bem legal a forma como eles investigam os criminosos, mas prefiro ficar só no CSI mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu to nessa onda de ver séries, ultimamente eu assisti How to get away with murder (e estou só esperando a série voltar do hiatus) e acabei entrando nessa onda de série que desvendam crimes, assassinatos ou coisas do gênero. Essa eu ainda não conhecia, mas achei bem interessante. Vou procurar por ela e adicionar na minha lista. Eu só preciso parar um pouco de ver séries e voltar aos meus livros, coitados hahaha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    Minha mãe e minha irmã acompanham essa série desde sempre, então vez ou outra eu pegava alguma cena ou assistia algum episódio. É bem macabro e assustador, né? Imaginar que coisas assim realmente acontecem e que pessoas assim existem. Por isso eu não assisto tudo...haha' vou ficar paranoica! Mas eu adoro ver a Penelope conversando com o Derek (shippava fortemente) e gosto muito da JJ.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  26. Olá
    essa é uma ótima dica pois eu to louca para ver essa série, adoro esse tipo mas não tenho tempo por isso nao vi ainda, depois desse post, quero mais ainda ver

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu adoro seriados, então essa não é nenhum pouco estranha para mim, tanto que já assisti vários episódios aleatórios, mas nunca tive coragem de pegar para maratonar porque eu acho uma série bem grande. Mas adorei a sua dica e confesso que não conhecia ainda esse novo elenco, que ficou bem legal, ainda mais pela Jennifer Love-Hewitt, que eu adoro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Eu sou totalmente apaixonada por séries. Devoro uma atrás da outra e não tenho vergonha de admitir. Infelizmente não tenho tido tempo pra acompanhar e nem iniciar outra, mas assim que puder vou começar Criminal Minds. Eu já estava de olho nessa série há algum tempo e sua resenha só me incentivou ainda mais.
    Gostei bastante do fato de ter episódios aleatórios, coisa que eu não sabia, mas já conto como ponto positivo.
    Bjs, Mila

    https://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Melhor série ever, logo Depois que maratonei CSI. Um grupo de amigas e eu resolvermos assistir a primeira temporada para comentar, hoje e um vício é só. A gente marca na casa de uma para assistir!
    Vale muito a pena!
    O que gosto é porque dá para assistir os ep de forma independente, então correndo para colocar em dia!

    ResponderExcluir
  30. Olá, eu adoro séries investigativas, e essa me agrada muito. As histórias, os personagens a ambientação <3

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?

    Eu até tenho vontade de acompanhar Criminal Minds, mas só de pensar no tanto de temporadas episódios. Quase um Supernatural da vida, rs. E essa última eu ainda tô tentando terminar a oitava e já foi aprovada a décima terceira. Só por Deus hahahahha.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Eu sou uma apaixonada por séries e já tinha ouvido falar dessa antes, pena que não tive tempo de ver ainda, minha lista de séries vem aumentando cada vez mais e ta difícil manter uma rotina! ahah mas já adicionei mais essa que com certeza irei assistir quando tiver um tempo, eu gosto muito do gênero policial e tenho certeza que a série me agradaria!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog