Resenha: E viveram felizes para sempre (Bridgertons #9) - Julia Quinn

Sinopse:Alguns finais são apenas o começo... Era uma vez uma família criada por uma autora de romances históricos... Mas não era uma família comum. Oito irmãos e irmãs, seus maridos e esposas, filhos e filhas, sobrinhas e sobrinhos, além de uma irresistível matriarca. Esses são os Bridgertons: mais que uma família, uma força da natureza. Ao longo de oito romances que foram sucesso de vendas, os leitores riram, choraram e se apaixonaram. Só que eles queriam mais. Então começaram a questionar a autora: O que aconteceu depois? Simon leu as cartas deixadas pelo pai? Francesca e Michael tiveram filhos? O que foi feito dos terríveis enteados de Eloise? Hyacinth finalmente encontrou os diamantes? A última página de um livro realmente tem que ser o fim da história? Julia Quinn acha que não e, em “E viveram felizes para sempre”, oferece oito epílogos extras, todos sensuais, engraçados e reconfortantes, e responde aos anseios dos leitores trazendo, ainda, um drama inesperado, um final feliz para um personagem muito merecedor e um delicioso conto no qual ficamos conhecendo melhor ninguém menos que a sábia e espirituosa matriarca Violet Bridgerton. Veja como tudo começou e descubra o que veio depois do fim desta série que encantou leitores no mundo inteiro.

Livro: E viveram felizes para sempre (Bridgerston #9)/ Autora: Julia Quinn / Gênero: Romance histórico/ Ano de Lançamento: 2016 / Editora: Arqueiro / Idioma: Português / Comprar: Saraiva


Que me perdoem os fãs desse gênero literário, mas nunca fui fã de livros históricos. Aqueles costumes de época misturados com uma linguagem bem mais difícil do que os gêneros contemporâneos em que eu estava habituada deixavam meu ritmo de leitura muito lento e tinha algumas palavras que eu não conseguia compreender de jeito nenhum. Não fluía! Não conseguia. Sim, verbos no passado porque em um belo dia eu conheci uma autora que fez tudo mudar: Julia Quinn.

Essa autora best-seller do The New York Times me conquistou ainda nas primeiras páginas do livro "O Duque e eu" com seus diálogos inteligentes e sarcásticos protagonizados por mulheres um pouco a frente de seu tempo. Sobretudo, Julia Quinn me encantou com seu senso de família, de amor ao próximo e cenas engraçadas. Tudo permeado por costumes de Londres, temporadas luxuosas onde meninas debutavam e as mães bancavam a casamenteira. Lógico que sempre prezando pela reputação de suas filhas para evitar que falassem delas e o nome da família fosse difamado.

Li todos os livros em sequência e lá para o quinto livro, coisa que eu li em mais ou menos quinze dias eu deixei de querer fazer parte da família Bridgerton, eu era parte da família. Eu já entendia, falava e me encantava com a personalidade marcante de cada um dos irmãos que tinham histórias tão diferentes entre si, porém nenhuma melhor ou pior que a outra. Todas especiais para mim. 

Foi com muita tristeza que me despedi de Londres e dessa família. Peguei minhas malas e embarquei para outras cidades, mundos, vilas, países, outros livros. Mas um cantinho de meu coração guardava com carinho essa história e essa família que agora eu fazia parte. Qual não é a minha surpresa que eu vejo esse livro que tem tudo que eu queria: saber o felizes para sempre de todos os irmãos. Um livro com um conto sobre cada livro. Em cada conto um segundo epílogo de cada história. Ideia fantástica. Todos os fãs com certeza gostaram muito da ideia. Pena que fui com muita sede ao pote. Uma ideia fantástica, mas com uma execução um pouco duvidosa.

Eu até consigo entender que a autora quis trazer as cenas mais comentadas de cada livro e responder perguntas dos fãs, como o jogo de Pall Mall no livro do Antony, ou descobrir se a Francesca teria ou não um filho, já que até o final do livro 8 eles não tinham nenhum. Foi uma delícia ler cada recadinho deixado pela autora lá no início de cada conto, mas tiveram contos que contaram uma coisa tão supérflua que me deixou bem decepcionada. Tudo bem, eu gostei de ver o Duque lendo as cartas que o pai deixou para ele, dei muita risada com o jogo de Pall Mall do Antony e sobretudo foi necessário saber se a Francesca teve ou não um filho, mas eu não queria saber o destino da Penélope e não queria ver a filha da Hyacinty se apaixonar, por exemplo.

Deu para matar as saudades? Deu claro. É sempre bom está na companhia da família. Mas eu esperava alguma coisa com mais emoção! Faltou aqueles diálogos apimentados, aquela cumplicidade acalorada, a rivalidade disfarçada de amor. A boa escrita da Júlia estava lá, porém escondida em algum lugar que eu só via a essência, nuances. Quem sabe eu não esperava ver a volta da Lady Dansbury, agora com a identidade revelada. Quem sabe, eu não queria ver um pouco mais do Duque com seus filhos e o Antony se divertindo mais e deixando o papel de chefe todo certinho. Sim, eu sei que não posso imaginar ou querer escrever no lugar da autora, mas preciso revelar um pouco de minha frustração.

Passei o livro todo frustrada, conto após conto eu esperando um pouco mais. Um pouco mais que só veio no conto inédito da mãe das meninas. Eu amei esse conto. Saber um pouco da relação dela com o pai dos meninos. Saber como tudo começou e como ela reagiu perante a morte dele. A partir daí, a autora voltou a ser ela e fez as pazes comigo. Esse é um conto com um gostinho de quero mais, mas na medida certa para não deixar perguntas inacadas. A Júlia voltou a ser a Julia e aplacou um pouco mais da minha frustração com o restante do livro.

No fim, restou em minha uma certeza. A família Bridgerton sempre vai ter um lugar especial em meu coração e sempre que possível vou querer voltar e ler cada uma das histórias, principalmente a do Colin que é minha preferida, mas eu não quero mais outro livro. Chega uma hora que é necessário que o autor ponha um ponto final na história e passe para novas aventuras. Chegou essa hora para a Julia. Chega ao fim a saga Brigerton no limiar, com aquela sensação de dever cumprido, porém qualquer coisa além desse ponto será sobra. Será demais e para mim pode arruinar o quanto eu gosto dessa história, afinal não tem coisa pior para um autor que não saber colocar um ponto final no próprio enredo.   

                                                                



32 comentários:

  1. Oláá
    Ah eusempre fui muito e muito fã mesmo de históricos, então sou bem suspeita para comentar sobre esse título, ou a série ou sobre a autora, ao qual sou fã e sempre recomendo tanto. Com certeza dá para matar a saudade dessa família maravilhosa SIM ♥ e é fato que é impossível esquecê-los. Mas é uma pena que você tenha se frustrado ao esperar mais.. expecativas são horríveis né :(
    Beijos, Fer
    ♥♥ www.segredos em livros ♥♥

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu nunca li nenhum romance de época, já históricos eu li um e achei super bacana. Enfim, sobre essa série e autora eu não tenho muito o que dizer pois só escuto elogios sobre a mesma. Essa série é bem grande e todos os livros teve grandes destaques esse ano. Esse livro que termina a série me pareceu ser desnecessário, mas tudo bem. Enfim, é uma pena que você tenha se frustrado com a obra. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não gosto muito de romances de época, o que infelizmente me torna uma não conhecedora da escrita dessa autora. Uma pena o livro não conseguir ter te convencido e faltar alguns dialogos calorosos durante a trama, já que afinal eles fazem toda a diferença. No momento vou passar a dicar, mas lhe desejo excelentes leituras.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Então, ainda não li nenhum romance de época, mas em 2017 pretendo lê um, e quanto as obra da autora sempre vejo gente comentando e fico feliz que você tenha gostado da escrita dela. É uma pena ela não ter se aprofundado mais nos personagens nesses conto. Também acho chato quando o autor tentar da seguimento em uma obra que já não tem mais o que fazer, a não ser o ponto final, e espero que isso não aconteça com as obras da autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nunca leu época? Acho que a Júlia é uma boa pedida para começar. Beijos

      Excluir
  5. Confesso que apesar de não ser o meu gênero literário favorito, eu ainda tenho vontade de ler esta serie, pois ouço falar tão bem, que acabei ficando curiosa para conhecer mais esses personagens.

    ResponderExcluir
  6. Hello, tudo bem?

    Eu jurava que, assim como os demais livros da Julia lançados na época, este seria uma série curta e rápida. Mas muito pelo contrário, o negócio foi que foi e quando vi o último a ser lançado seria o de número 9. Caramba, haja criatividade, rs. Infelizmente eles não me conquistaram e abandonei no primeiro. Mas fico contente que eles tenham um lugar em seu coração.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu preciso ler os três últimos livros da série, ainda não comprei nenhum, mas em 2017 irei fazer isso. Sou completamente apaixonado por esses personagens e a escrita dessa autora. Ansioso para que em 2017 os outros lançamentos saiam logo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Ainda não iniciei a leitura da série, mas adquiri os 8 livros na black friday e estão na minha estante só me esperando. Ainda falta comprar esse.
    Gosto muito do gênero e estou bem ansiosa para ler porque só vejo elogios, assim como essa resenha, sobre os volumes.
    Fico muito feliz em saber suas impressões e que os livros terão sempre um lugar especial no seu coração, espero ser assim para mim também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Também acho que uma hora tem que acabar. Eu estou ainda no 5 livro da série, mas fico feliz em saber que a conclusão foi satisfatório e fechou tudo o que tinha que fechar. Ao contrário de ti, eu já sou fanática por romances históricos, mas amo a Julia de um jeito incrível haha. Parabéns pela resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que pena que esse livro tenha te deixado frustrada. Diferente de você, ano esse gênero e estou bem curiosa com relação a essa leitura, mesmo não tendo lido todos os livros.
    Peguei alguns spoilers, mas acho que são coisas que poderia esperar. Fiquei curiosa para saber se a Francesca tem filhos e quais foram os contos que em nada acrescentaram.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!
    Eu AMO livros de época e estou bem curiosa pra ler esse,sei que são epilogos extras de tds os outros livros e será minha primeira leitura do ano ^^ mesmo tendo me decepcionado um pouco com os últimos livros da serie vai ser maravilhoso relembrar um pouco dos primeiros :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/12/resenha-sombra-do-passado-sylvain.html#comment-form

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Eu gosto de romances de época, mas para mim são meio água com açúcar, leio, gosto, mas não sou apaixonada. Curto de verdade fantasia e suspense, mas são gêneros que me prendem demais e tornam difícil para mim fazer qualquer outra coisa, por isso os tenho evitado ultimamente.
    Tenho os primeiros livros dessa série, mas ainda não os li.
    Pretendo ler em breve e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Eu entendo suas frustrações... Não com a série em si, já que essa eu ainda não li, mas as vezes a gente tem uma vontade de saber mais, e até pede por mais, porém mesmo a ideia sendo interessante, pode ficar cansativa ou sem a cara dos outros livros...
    Pelo que me disseram (uma das meninas que escreve no blog e está fazendo as resenhas desses livros) é que os segundos epílogos foram liberados entre os livros - ou vinham no final depois do epilogo, algo assim e que esse livro foi montado para dar a versão impressa deles. Talvez por isso essa sensação, por ler todos juntos que ficou parecendo menos do que poderia ter sido... sei lá...
    Tenho muita vontade de conhecer a série, mas são tantos livros que meio que vou protelando...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Nunca li um romance de época, comecei a me interessar lendo as resenhas dessa série, pretendo ler em breve. Uma pena você ter se frustrado. Mesmo assim quero ler e fazer parte dessa família também hahaha.
    Beijos Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Essa serie da Julia Quinn que me deixou apaixonada pelos romances de época, mas ainda não li todos os livros dessa serie, mas quando soube desse lançamento não aguentei e acabei lendo os epílogos dos livros que já tinha lido e adorei principalmente o do Antony que foi muito divertido e o do Gregory que me emocional e eu não tinha gostado muito do primeiro epilogo, mas também senti falta de um pouco mais nos conquistou, mas sempre é dificil se despedir !!

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bom? Que resenha linda! Adorei saber sua opinião sobre a obra. Eu também não gostava muito do gênero, até que li O Duque e Eu e tudo mudou, haha. Li apenas os dois primeiros da serie até agora, mas quero dar continuidade em 2016. Até agora estou gostando :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro dela, mas pretendo. Não tem como ignorar quando todos parecem estar adorando essa série, não é mesmo? Tinha ouvido falar sobre esse livro, mas como nunca li nada da série não me interessei.
    Fiquei feliz em saber que você curtiu a leitura. Só acho uma pena que autora tenha feito alguns contos não necessários.
    De qualquer forma, sua resenha está linda. E eu acho que vou me arriscar e ler o primeiro livro. Me deseje sorte.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas entendo completamente sua frustração nesse ponto destacado. Creio que dessa vez, a autora sabe que chegou ao final, mas também queria que fechasse com maestria. Agora é só esperar pelos novas histórias que chegarão em 2017.
    Feliz Ano Novo!
    Bjim
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Oieee
    Tudo bom?
    Suas expectativas estavam bem altas, quando isso acontece é o livro não nos agrada totalmente gera uma baita frustração.
    Essa será minha próxima leitura, pois estou com saudades dessa super família, mas não irei com tanta sede ao pote.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu estou lendo o quarto livro, é minha leitura atual. Amo demais essa familia e quando eu encontrar a Julia em Março eu vou falar que ela é maravilhosa, pois criou uma das melhores famílias da literatura.
    Entendo as suas expectativas, mas era um livro com epílogos, acho que não dava pra se aprofundar muito mesmo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem?? Eu sempre quis ler essa série mesmo sendo longa e mesmo sendo romance de época (um gênero que só aprendi a gostar recentemente). Nunca vi uma crítica negativa a respeito de nenhum livro e, mesmo recentemente tendo descoberto que tinha ganhado um novo livro não desanimei, ainda pretendo fazer a leitura. É uma pena que esse livro em especial não tenha atendido tuas expectativas. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Concordo que chega uma hora que o autor tem que por um ponto final, e não falar da mesma história. Isso faz com que nos cansemos e até comecemos a criar asco pelo enredo no total. Acho que a história dessa familia já devia ter parado, e este livro de contos só veio para estragar a visão que tinha da série.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Eu simplesmente odeio romances de época e é consigo ler nenhum. Então até hoje não conheci a escrita dá autora apesar de saber que para os amantes de gênero ela é muito conceituada.
    Imagino mesmo a sua frustração com esse livro é infelizmente tem autores que não sabem quando devem parar e comecar novas histórias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oii!!
    Eu gosto de romances de época, mas os livros da Julia Quinn ainda não surgiu a oportunidade de ler. Além disso, são muitos livros rs, mais um motivo para não ter lido ainda. A maioria das resenhas que leio sobre esses livros são positivas, e a sua não foi diferente. Apesar das ressalvas, deu para ver que você gosta muito dos livros. Eu também concordo que o autor(a) tem que saber a hora de parar. Já vi várias histórias por ai perdendo o sentido por insistência em continuar algo que já não tem mais o por que de continuar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu vejo muitas críticas sobre os livros da Júlia Quinn, em suma, positivas. Mas, infelizmente, romances históricos e Italo Teixeira são coisas incopátiveis. Já tentei e não rolou e por mais que essa série dela seja muito bem comentada, acho que comigo não daria certo.

    ResponderExcluir
  26. Olá, não li nada da série ainda, aqui em casa minha mãe está louca porque só falta esse para ela ler, kkkkk

    Espero poder conferir em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Julia Quinn, sem duvidas, entrou no páreo dos meus autores preferidos <3

    A série Os Bridgerston me ganhou totalmente em 2017 e espero terminar de ler todos os livros neste ano!

    Sobre este ultimo livro, os comentários estão bem divididos: há aqueles que consideram desnecessário e há aqueles que amaram o ultimo volume!

    Prefiro não criar expectativas e nem bloqueio para esta ultima obra para poder saborear cada detalhe como uma surpresa (:

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  28. Que susto que o começo da sua resenha me deu... achei q vc ia falar mal de uma das autora que mais gosto kkkk
    os livros da Julia são otimos e esse veio para fechar com chave de ouro, quer dizer, fechava, já que a autora voltou um pouco no tempo e logo logo teremos mais livros da familia (pelo menos dos parentes)
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  29. Oie cat
    Então... Apesar de gostar de romance de época, eu estou fugindo de leituras com séries extensas. Mesmo com muito drama e amarrações clássicas. Eu deixo passar por enquanto.
    Li A promessa da rosa da Babi, e tive uma ressaca enorme.

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog