Resenha: Segunda Chance - Kamila Villarreal




Sinopse:O engenheiro sueco Mikael Karlström vem ao Brasil para trabalhar em uma multinacional, junto com sua filha Marie. A jornalista Diana Ferreira está no auge de sua carreira em uma revista literária. Ao salvar a filha de Mikael de um ataque, Diana teria sua vida irremediavelmente alterada. Enquanto isso não acontece, a jornalista, sua filha, Céline e sua mãe, Lucrécia, vão levando uma vida pacata em uma casa rústica em Atibaia, interior de São Paulo. Dois adultos que terão um ano para redescobrir o amor, misturando português, inglês e sueco.




Livro: Segunda Chance / Autora: Kamila Villarreal / Gênero: Romance/ Ano de Lançamento: 2016 / Editora: Independente / Idioma: Português / Comprar: Amazon.


Recebi esse livro em parceria com a autora e eu gostaria de agradecer imensamente pela oportunidade de ler e revisar seu livro. Eu amei mesmo que meu e-mail não tenha colaborado a primeira vez e só visse o e-mail dela muito tempo depois na lixeira. Obrigada mesmo assim, mesmo atrasada. Obrigada!!!!!

Nesse livro nós vamos conhecer a Jornalista Diana Ferreira, ela é mãe solteira de uma adolescente e dona de uma revista que cada vez vem crescendo mais. Ela sofreu muito na vida dela como vítima de um relacionamento abusivo, mas através dele ganhou seu maior presente: sua filha. Certo dia, Diana salva uma jovem de ser violentada na rua e acaba conhecendo o Engenheiro Mikael, um Sueco que trabalha em uma multinacional e se vê compelido a vir para o Brasil com a sua  filha adolescente pelo período de um ano. Por serem vizinhos, eles começam a se aproximar cada vez mais e constroem um relacionamento que tem tudo para dar certo, exceto que ele tem o prazo de validade de um ano que é o tempo que o engenheiro ficará no Brasil.

Para começo de conversa, eu gostei muito da escrita da Kamila, não sei se esse é ou não o primeiro livro dela, mas eu gostei muito da narrativa fluída e com poucos erros. Eu percebi que ela tenta fazer um tipo de romance que eu gosto, uma história longitudinal em que os personagens vão crescendo juntos e enfrentando vários obstáculos ao longo do tempo. Aqui conseguimos acompanhar o período de um ano do casal e isso foi muito legal, gosto de histórias assim, se aproximando cada vez mais do mundo real. Por outro lado, encontrei algumas falhas de execução, como o fato de que, por vezes, os acontecimentos passam rápidos demais, sem serem explorados. Como já disse, não sei se esse é a primeira obra dela ou não, mas acho que essa falha poderá e vai se aperfeiçoando com a experiência de escrita. Faltou maturidade, coisa que pode ser facilmente corrigida.

Outra coisa que me incomodou um pouquinho, foi o fato da autora narrar alguns diálogos em inglês com tradução, partes em sueco com tradução ou até mesmo falando de uma forma bem travada. Eu entendi que ela quis mostrar a dificuldade que o Mike e a filha tinham com a língua, entretanto isso deixou, na minha opinião, o começo da leitura arrastado. Apesar dessa lentidão do começo eu me viciei na história e me vi torcendo pelo casal, comecei a pensar como seria a história dos filhos deles e senti raiva das atitudes deles. Me apaixonei pelo Mikael e odei a mãe da Diana. Todo livro que consegue me fazer sentir isso, é um livro que merece meu respeito. 

Tenho certeza que a Kamila ainda vai longe se ela realmente investir na escrita, ela conseguiu criar uma história dela, sem alusão a cinquenta tons de cinzas ou outros livros famosos. Aqui não temos o clichê de homem pegador e impossível de conquistar, nós vemos uma história entre duas pessoas maduras e com família que buscam um no outro uma forma de ser feliz. Vale a pena a leitura apesar dos pesares.

10 comentários:

  1. A premissa da história parece muito interessante e gostei que foge do clichê como vc disse ao final e nos apresenta uma história mais real (se é que é possível encontrar um Sueco por ai haha) e madura. É importante também que o e-book tenha poucos erros de português, pois isso aliado aos fatores que você citou e que te incomodaram poderiam ter dado uma sensação oposta ao final da leitura e você não ter gostado. Espero que a autora trabalhe as questões que vc citou, leio poucos e-books mas vou dar uma olhada nele na Amazon ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Achei bem interessante a premissa do livro, e entendo a coisa toda na tradução me incomodaria um pouco, isso já aconteceu e não gostei.
    Gostei do pouco que descreveu sobre os personagens e assim como você também gosto de acompanhar a vida do casal a um tempo mais longo, isso faz com que eu me apegue.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei do livros pois ele sai da zona de conforto e a autora nos entrega algo diferente e original, estou muito animado para ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sinopse da história!
    Bem interessante.
    E gosto muito de clichês e essas coisas!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei!
    Acho mesmo que esses fatores que você citou pode ter complicado a leitura, mas se vc disse que predeu sua atenção então é pq é bom!

    ResponderExcluir
  5. Parece um bom livro para conhecer o trabalho da autora, mas não sei se gostaria muito da história em si e do jeito que foi feito.
    Achei esse negócio das traduções até interessante. Deve dar um clima mais real pra história, sei lá. Passar a situação.
    Pode ter pecado na execução e coisas assim, mas achei interessante por a história não parecer clichê e lembrar outras. Parece ter esse tom bem original e isso é legal.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do que li
    Espero que seja realmente bom, e que não tenha clichês exagerados
    Tirando isso, achei legal essa mistura de varias línguas e culturas, isso vai acabar
    despertando a curiosidade um pelo outro (o casal) em descobrir sobre cada país.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a premissa da história, principalmente por não ter aquele clichê de sempre da mulher gostar do homem e ele ser um daqueles cafagestes, parabéns para a autora por esse livro novo, é sempre bom comemorar nossas conquistas, ainda mais com pessoas que gostamos, a capa achei que está linda, mesmo sem ter lido a resenha, já tinha ficado com vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de histórias assim com as coisas acontecendo pouco a pouco, Vc vê a aproximação do casal, nada de se conhecerem e 5 minutos depois já estarem jurando amor eterno. É ficção, mas eu preciso acreditar naquilo que estou lendo.
    Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    O titulo lembrou de um dos livros da Abbi Glines rsrs não conhecia o livro, mas gostei do enredo. É chato quando vem alguns erros, mas ainda bem que foi pouco. Eu não entendi a parte das traduções, o livro é em português e tem partes em inglês e Sueco?

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não conhecia essa historia, mas gostei bastante desse enrendo, também acho interessante quando os personagens vão crescendo ao longo da historia, parece ser uma leitura envolvente mesmo com esse começo um pouquinho arrastado e fiquei curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog