Resenha: Prometida - Carina Rissi

Sinopse:
O aguardado quarto livro da série Perdida. Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas! Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está rometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir. Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.


Livro: Prometida - Uma longa jornada para casa (Perdida #4)/ Autora: Carina Rissi / Gênero: Chick-Lit/ Ano de Lançamento: 2016 / Editora: Verus / Idioma: Português / Comprar: Saraiva.


Ao longo dos anos, a medicina vem avançando e a cura de doenças vem sendo inventada com base nas experiencias de médicos dedicados. Uma das maiores descobertas foi a do fato que as doenças não advém do ar como a teoria dizia e sim de micro-organismos vivos, tais como as bactérias. Foi esse experimento o ponto de partida para a descoberta da cura de doenças como a pneumonia e o Tifo. Lucas, protagonista desse livro, é um dos médicos que dedica-se a essa pesquisa, pois seu motivo de sua existência é descobrir a cura para aquilo que matou sua irmã, o Tifo. 

Começamos a conhecer o jovem médico ainda no primeiro livro da série, que tem como protagonistas dos três primeiros livros, a Sofia e o Ian. Na série perdida nós conhecemos a Sofia, uma menina do século XXI, muito ligada em tecnologias que após comprar um celular novo acaba viajando no tempo e indo parar na casa dos Clarke, uma família muito tradicional do século XIX. Após a morte dos pais quem chefia a família Clarke é Ian, um cavalheiro apaixonante que dedica-se a cuidar de sua irmã e do patrimônio da família até o dia que conhece a Sofia e suas prioridades começam a mudar.

Ao longo dos três livros nós vamos acompanhando todas as fases do relacionamento do Ian e da Sofia: apaixonamento, namoro, dúvidas, casamento e primeiro filho até chegarmos ao terceiro livro da série, onde por engano, a Elisa, irmã do Ian acaba pegando a máquina do tempo e vai parar no futuro fazendo com que Ian fosse atrás dela junto com Sofia. O problema é que Elisa era noiva de Lucas e ao fugir bagunçou o futuro, pois seu noivo achou que ela fugiu e para proteger o segredo de Sofia ela não conta a verdade. Eis que chegamos ao quarto livro e vamos conhecer a história da Elisa.

Estava escrito. Elisa iria se casar com Lucas e teria seu felizes para sempre, mas após a viagem de Elisa, ela continua noiva, mas não por amor e sim por honra. Lucas não consegue aceitar que a noiva fugiu dele e parte para a Europa para se estabelecer e buscar respostas científicas, entre elas saber como é feito o medicamento trazido por Ian e que possibilitou a cura da pneumonia de Sofia. Após quatro anos, ele retorna e ao mesmo tempo que eles se descobrem apaixonados, há o medo que um possa quebrar o coração do outro.

Uma longa jornada para casa, esse é o tema central desse livro que usa a palavra casa pela denotar o lugar no mundo. Elisa busca encontrar o seu lugar no mundo. Para todos é a menina doce e educada, a perfeita dama da sociedade, mas por dentro ela não se sente assim. Enquanto ela tenta descobrir quem é ela de verdade, ela percebe que pode ser uma pessoa diferente com Lucas, ela pode rir e frequentar lugares diferentes, se vestir de modo diferente. Pela primeira vez, ela pode desafiar uma pessoa e acaba se divertindo com isso. 

Confesso que do livro o que mais me surpreendeu foi essa personalidade de Elisa, ela é muito mais do que uma mocinha ingênua e educada que deixa transparecer nos outros livros, ela é como um lago, calmo e aparentemente tranquilo, mas que pode ser profundo e cheio de segredos. É incrível como todo o tempo Lucas consegue arrancar a mulher de dentro dela, ao mesmo tempo em que nesse processo de auto descoberta dela, ele se confunde mais ainda sobre quem é Elisa. Isso vem apimentar ainda mais essa narrativa.

Para além de assuntos românticos, no livro nos é apresentado um mistério que nos deixa bem envolvidos, embora eu tenha descoberto tudo muito antes do fim, É apresentado também algumas temáticas bem novas para a época como a adoção, através do Samuel, um menino que a Elisa liberta das garras do tio abusivo e que fica sob guarda de Lucas e Elisa e alguns experimentos científicos muito bem explicados e abordado de uma forma bem simples e entendível.

Em suma, posso dizer que em Prometida nós temos todos os elementos da escrita da Carina: escrita rápida, fluída e cheia de acontecimentos. Porém, eu notei alguns elementos diferentes na narrativa, como o fato de ser uma narrativa atemporal com mesclas de presente e futuro que não tinha em nenhum outro livro da autora. Isso para mim vem mostrar um amadurecimento na escrita dela, pois mesmo sendo uma escrita excelente, esses elementos deram um rebuscamento que ainda não tinha visto. Isto somado com o desafio de contar uma história que não é de época em um romance que se passa no século XIX. Continua sendo um Chick-Lit, mas com elementos de romance histórico que se assemelha a autoras como a Julia Quinn. Fantástico isso e espero que eu veja coisas assim nos próximos livros dela. Esse plus!


35 comentários:

  1. Olá
    também resenhei esse livro hoje lá no meu blog ♥ e sou só amores por ele, assim como todos os outros que li da autora. Esss elementos de romances históricos no próprio chick-li são fantástico mesmo. A personalidade de Elisa foi muito bem trabalhada né?! Leitura bem rápida e envovlente. Adorei, e adorei também por ter me identificado em suas impressões.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie! Tudo bem? Sempre leio criticas maravilhosas sobre esse livro, ou de todos da autora, mas tenho medo de ler e não gostar, o que é bem a minha cara kkk Por isso fico so olhando para as capas de tão lindas que são!
    Seguindo aqui, segue o RT também?
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/um-porto-seguro.html

    ResponderExcluir
  3. Desde o primeiro livro, eu me encantei pela Elisa. A Carina teve o cuidado de dar todo o espaço necessário para a a personagem durante a série, mas eu estou bem atrasada, infelizmente. Parei de acompanhar em 2015. Vou tentar recuperar o tempo perdido esse ano e correr atrás da série, haha.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou simplesmente apaixonada pela escrita da Carina, confesso que só li os dois primeiros livros mas meu desejo de continuar a série é demais e espero que em breve possa me aventurar no romance da Elisa e do Lucas ♡!
    Amo, amo de paixão romances históricos e a Carina é uma das melhores escritoras do gênero.

    ResponderExcluir
  5. Só fui perceber que esse livro se trata de um romance histórico com a sua resenha, mais precisamente com o primeiro parágrafo, que se refere a cura de doenças. Eu adorei conhecer um pouco mais sobre esse livro da série, e confesso que tenho vontade de lê-lo, principalmente ao saber que a protagonista não é apenas mais uma mocinha.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  6. Amo muito Carina Rissi, mas acredita que nunc ali a serie Perdida. É uma falta que pretendo corrigir logo. A capa deste livro está linda e a Carina falou em uma entrevista que ela ama apaixonadamente o protagonista deste livro. Quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Hello, tudo bem?

    Eu morro de vontade de ler os livros da Carina, e digo isso em todas as resenhas. Mas infelizmente não tenho ainda a oportunidade de comprá-los. Vou ver se minha colega tem eles para me emprestar e conferir de perto esse estilo único de escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Não vejo a hora de receber esse livro, eu adoro as narrativas da Carina e acreidto que vou gostar muito desse romance.
    Espero receber esse livro ainda esse mês, pena que está um pouco demorado o envio dos livros. Mas não vejo a hora de ler.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oie amore,
    Já vi esse livro em muitas resenhas e comentários literários, mais confesso que não me instigou a ser lido por enquanto não, pra ser sincera.
    Não curto livros de época talvez por isso essa falta de vontade de ler...
    Ainda assim , adorei sua resenha, muito bem escrita!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas sim a serie!! Acho que agora, depois de ler tantas resenhas dos livros, já sei todos! :) ahah Nunca li...

    Bem, acho ótimo que tenhas gostado da leitura assim tanto e que a autora não tenha desiludido, tanto na escrita, como na sucessão de acontecimentos!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Já li diversas resenhas deste livro, tenho vontade de ler algo da Carina Rissi.

    Sua resenha foi a que melhor me descreveu a obra até agora, gostei bastante! Me atiçou ainda mais a le-lo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Estou mega ansiosa para ler esse livro. Minha mãe já leu e disse que é ótimo, mas ela é suspeita.
    Gostei de saber que a autora criou uma obra atemporal e estou curiosa para saber como é esse mistério. Muito legal a autora ter inserido questões como adoção.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Li somente até o segundo livro dessa série, por isso não li completamente a sua resenha, já que ainda estou no meio da leitura. Sempre gostei da Elisa, então acho que irei me divertir com essa obra. Bom saber que a escrita da autora continua fluída e bem leve, isso é ótimo. Sua resenha me deixou ainda mais instigada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Quero muito ler essa série, até mesmo para conhecer a escrita da autora. Fiquei bem contente em saber que nesse liro ela mescla os tempos, futuro, presente e tudo mais. Adoro esse estilo de narrativa fluida também, ou seja, tem tudo para me agradar. Espero gostar tanto quanto você gostou.Parabéns pela resenha. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá, é a segunda resenha que eu leio hoje desse livro e apesar dá sua ter sido um pouco mais bem expressada, mesmo assim, a série ainda não me chamou atenção, mas isso não significa que eu não quero ler, a sequência de livros está anotada como meta para esse ano.
    Adorei sua resenha, bjks

    ResponderExcluir
  16. Acho que essas mesclas de presente e futuro iam me agradar bastante. Mas não sei se um dia chegarei a ler esse livro, tenho antipatia desses livros que começam como únicos e depois se tornam séries quase eternas ( pelo que sei, a última notícia é de que serão seis livros). Apesar de ter bastante curiosidade de conhecer a escrita da autora, acho que vou começar por No mundo da Luna, que não fiquei sabendo de mais livros ainda. Estou vendo todo mundo se surpreender mesmo com a personalidade da Elisa.

    ResponderExcluir
  17. Tenho que tomar a bela vergonha na cara e começar a terminar essa série, vai chegar no décimo livro e eu ainda não li o segundo, acho que tenho medo das minhas expectativas não serem correspondidas mas pelas resenhas que leio, parece que isso não irá acontecr.

    ResponderExcluir
  18. oie, que bacana que você gostou do livro. já adorei saber que tem a temática da adoção, e que a personagem é cativante, certamente são elementos bastante atrativos para a obra. Eu ainda não li o primeiro da série, então talvez demore para chegar nesse livro, mas assim que conseguir pretendo começar a série.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li, nenhum livro de Carina, mas é bom ver como você gostou da leitura, e como o mistério que aparece juntamente com o romance conseguiu fazer você gostar ainda mais da escrita da autora. a tematica trazida, ainda incluindo adoção me deixa bem curioso pela leitura.

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bem?
    Amo a Carina Rissi! Seus livros são deliciosos, quero muito ler Prometida porque só leio elogios ao livro e pelo que sei dos livros anteriores da autora com certeza esse será tão bom quanto os outros. Lerei em breve!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu li uma resenha sobre esse livro hoje mesmo, mas ainda não li nenhum livro da série, por isso confesso que não fiquei tão animada com esse volume assim, sabe? Mas sua resenha está bem positiva,o que eu esperava já, pois todos parecem amar essa autora. Bom, gostei bastante do tema central desse livro e parece ser uma leitura bem agradável, por isso pretendo ler algum dia ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Ai não faz isso comigo!
    Tô com alguns livros de parceria para ler e não tô podendo passar ele na frente, mas você conseguiu me deixar nervosa pra saber mais sobre Elisa, dela não ser tão submissa assim no seu tempo.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Ainda não li nenhum dos volumes da série, mas sempre vejo muitos elogios.
    Confesso que fiquei bem curiosa para saber mais sobre a personalidade de Elisa pelos pontos que você ressaltou aqui não sendo submissa mesmo no tempo em que vive e que ela não é só uma mocinha ingênua como os livros deixaram que pensássemos e também esse o médico conseguirá descobrir o que tanto pesquisa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie
    muito legal sua resenha, eu queria ler a série antes mas depois de lançar tantos livros acabei desanimando mas gosto muito da autora e ja li outros dela, sei bem que a narrativa e as histórias são boas. Belas resenhas

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá =) Já perdi as contas que quantas resenhas eu li desse livro. A sua resenha está muito boa. O livro não me acha atenção, mas bom saber que ele apresentado um mistério que nos deixa bem envolvidos. Beijos'

    ResponderExcluir
  26. Pensa em um livro que eu to louca e alucinada para ler... pois é esse. Sou uma fã declarada da Carina e esse livro sobre a Eliza... minha nossa preciso!
    Sua resenha me instigou ainda mais, pois quero conhecer esse lado mulher da Eliza <3

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  27. Oi!!
    Ainda não li nenhum livro dessa série da Carina Rissi. Mas sem dúvida nenhuma desse ano não passa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  28. Ola, tudo bem?

    Mesmo não tendo lido nada da Carina ainda, sou completamente fã da sua escrita, pelo que pude perceber nas sinopses de suas obras.

    Ouço excelentes comentários a respeito da sua escrita e pretendo conferir a série em breve. Seu comentário foi o primeiro que li que cita uma semelhança a Julia Quinn, e isso me agradou bastante, já que sou uma seguidora fiel dela (:

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Vejo sempre elogios aos livros da Carina, por isso não quero passar de 2017 sem ler alguma coisa dela. Só sinto receio por ela só escrever calhamaços, rsrs

    ResponderExcluir
  30. Confesso que li sua resenha bem por cima, pois li apenas os dois primeiros volumes da série e fiquei receosa de pescar algo que tenha acontecido em Destinado, por exemplo. Eu adoro a Elisa, é umas das minhas personagens coadjuvantes preteridas de todas e agora ela ganhou um livrinho só dela. Espero curtir bastante e espero poder ler assim que for possível, mas primeiro tenho que ler Destinado! Hahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Estou chateada porque até agora não consegui começar a ler a série Perdida. Eu só escuto falar muito bem da Carina Rissi, sendo uma das melhores escritoras brasileiras.
    Quero muito conhecer a história da Elisa e saber como acontecem essas viagens no tempo!

    ResponderExcluir
  32. A Carina Rissi realmente sabe como envolver o leitor nas suas histórias. Eu já tive a oportunidade de ler Procura-se um Marido e já dai me deixou apaixonada por sua escrita.
    Ainda não comecei a ler a série mas estou animada pra saber sobre as viagens no tempo que acontecem a partir do celular e sobre esse romance.

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Esse foi um livro que me surpreendeu muito, principalmente a Elisa, foi muito legal poder conhecer melhor essa personagem e ver que ela é muito mais do que tínhamos visto, adorei essa historia, mesmo esse casal me irritando bastante e assim que terminei fiquei com aquela sensação de quero mais !!

    ResponderExcluir

Memórias da Cat no facebook

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog